Como uma quinta no Dão voltou a por o Palhete na moda
Em Besteiros, no Dão, a Quinta da Ramalhosa homenageia a região e trás de volta o palhete, um vinho que caiu em desuso mas que volta em grande pelas mãos da enóloga Patrícia Santos e do jovem produtor Micael Batista.

Feito no velho lagar de pedra que ainda hoje é utilizado, o Quinta da Ramalhosa Palhete 2019, foi idealizado com Patrícia Santos, a enóloga. "Este Palhete é um vinho que, além de homenagear o avô Adriano, conta a história da vida e do vinho do Dão de outros tempos. Ali não se faziam brancos, e os tintos queriam-se prontos para beber cedo", explica Micael Batista. "Em março, com a chegada da primavera, começava-se a consumir o vinho novo, que estava já pronto a beber, sem taninos duros e com cores claras e apelativas". Eram chamados os "rosados" do Dão, que se davam bem aqui, até porque esta zona é caracterizada pelas manhãs húmidas e temperaturas amenas de Tondela e pelo efeito da barragem da Aguieira, que confere aos vinhos uma elegância distinta.

De denominação DOC Dão, o Quinta da Ramalhosa Palhete 2019 é uma edição limitada a 1200 garrafas, e é composto por 13 castas: Alfrocheiro, Touriga-Nacional, Jaen, Baga, Tinta Pinheiro, Tinta Roriz, Bastardo, Malvasia Fina, Encruzado, Uva Cão, Bical, Fernão Pires, e Rabo de Ovelha. As uvas são colhidas manualmente (e não são desengaçadas), e a fermentação é feita em lagar, com a uva inteira e pisa a pé. Segue-se um estágio de 6 meses em inox, após o qual o vinho foi engarrafado, permanecendo 12 meses em garrafa, até estar pronto para consumo. O resultado é um vinho muito fresco, cheio de aroma, em que o destaque vai para a fruta. Na boca tem uma elegância que surpreende, ideal para acompanhar carne, ceviche, sushi, pratos de mar, legumes, peixes com alguma gordura, carne, enchidos e queijos. A companhia perfeita à mesa em diversas ocasiões.

Da Quinta, destaca-se ainda o Quinta da Ramalhosa 2017 tinto, com as castas Alfrocheiro e Touriga Nacional, opostos que se envolvem num vinho delicioso, ou o branco do mesmo ano onde as variedades como o Bical, Malvazia fina, Encruzado, Fernão-Pires e Rabo de Ovelha se harmonizam num vinho branco complexo com acidez marcante.

A partir de agora, o Quinta da Ramalhosa Palhete 2019 já está disponível (€25) em diversas lojas online, como a Outwine, a Garrafeira INformal, a Adegga ou a RESERVA86, em garrafeiras, como a Copo d’Uva, no Porto, bem como nas cartas de alguns restaurantes do país.
6 novos vinhos para descobrir esta semana
Lançamentos recentes, a partir de vindimas dos últimos anos, uma seleção entre vários tipos de vinho com informações e comentários dos próprios produtores.
6 vinhos para provar antes do fim do verão
Com as vindimas ainda a decorrer este mês e até no próximo, as novidades sucedem-se, umas mais recentes, outras já com algumas semanas. Ficam as informações dos responsáveis das casas sobre os vinhos lançados.
Mercado de vinhos: as escolhas da semana
O verão é muitas vezes aproveitado pelas casas de vinho para lançar novos produtos no mercado. Vinhos de vários tipos e qualidade, para bolsas distintas e momentos diferentes. Fica uma seleção com alguma informação fornecida pelos próprios produtores.
Júpiter: o vinho português que custa 1000 euros por garrafa
Os 1.000 euros por cada garrafa de Júpiter deixam-no no patamar dos vinhos portugueses mais caros. As uvas vêm das talhas da Herdade do Rocim.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.