Já foram eleitos os melhores vinhos portugueses
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
Foi a edição com mais candidatos desde 2013, sinal positivo após um ano de pandemia e muitos desafios. 1400 vinhos a concurso, um júris de especialistas e a garantia de maior projeção para os vencedores.
Como em edições anteriores, a primeira fase da seleção realizou-se em Santarém, no CNEMA, durante a qual cada vinho foi apreciado numa prova cega por jurados nacionais e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators. A entrega de prémios, e a segunda fase do concurso, realizou-se em formato digital no passado dia 21 de maio a partir do Convento de Jesus, em Setúbal. Aqui foi a vez de votar o Grande Júri, atribuindo as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano. Deste painel fizeram parte vários especialistas do universo vinícola: Dirceu Vianna Júnior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos, o Master Sommelier Peter Granoff, dos EUA, o sommelier e escritor Eric Boschman da Bégica e Luís Lopes, presidente do concurso e fundador e diretor da revista Vinhos Grandes Escolhas,
No total, foram atribuídas 419 medalhas, das quais 35 na categoria Grande Ouro, 103 de Ouro e 281 de Prata. Os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença assegurada lá fora durante o ano 2021.
Para o presidente desta associação, Frederico Falcão, a edição deste ano foi bastante positiva: "O ano passado, pelas razões que todos conhecemos, tivemos de adiar o evento, pois não tínhamos uma previsão de como a pandemia iria evoluir. Hoje, dotados de todas as medidas de segurança que nos acompanharam ao longo destes cinco dias, em Santarém e Setúbal, conseguimos finalmente eleger os melhores dos melhores, entre os mais de 1400 vinhos que estiveram a concurso."
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal, que pretende dar a conhecer o melhor que se faz em Portugal e ao mesmo tempo promover o encontro entre produtores e especialistas de todo o Mundo.
Em baixo, os premiados na categoria Grande Ouro do concurso "Vinhos de Portugal 2021":
O Melhor do Ano
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018| Douro |Aveleda
O Melhor do Ano Licoroso
Porto Kopke Colheita 1966| Douro | Sogevinus Fine Wines
O Melhor do Ano Varietal Tinto
Grande Rocim Alicante Bouschet, Tinto 2017 | Alentejo | Rocim
O Melhor do Ano Varietal Branco
Falcoaria Vinhas Velhas Branco 2018 – Fernão Pires| Tejo | Casal Branco
O Melhor do Ano Vinho Tinto ( Blend)
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018| Douro |Aveleda
O Melhor do Ano Vinho Branco ( Blend)
Quinta do Sobreiró de Cima Reserva Branco 2019 |Trás-os-Montes| Quinta do Sobreiró
O Melhor do Ano Espumante
Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado | Dão| Global Wines
A lista completa dos premiados do Concurso Vinhos de Portugal 2021 pode ser consultada aqui.
Já foram eleitos os melhores vinhos portugueses
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
Todos os caminhos vão dar ao brunch do Dear Breakfast, e à sua pop up de verão
Julien Garrec expandiu o Dear Breakfast e inaugurou um restaurante pop-up que serve um 'bottomless' brunch, ou seja, com cocktails à discrição.
Há novos vintage Moët & Chandon para provar
A marca de champanhe francesa apresenta o Grand Vintage de 2013 nas versões branco e rosé, mesmo a tempo de refrescar os dias mais quentes que se esperam.
Lumi: restaurante, terraço e uma carta de amor à cidade
No último piso do hotel The Lumiares Hotel & Spa, no Bairro Alto, em Lisboa, há um refúgio renovado para desconfinar sem pressas.
Não são rosas, senhores, são rosés. E ainda bem.
Desta vez o milagre transformou ótimos cachos de uvas tintas em vinhos leves e frescos, nos mais variados tons de rosa. Mesmo a pedir um belo sol para acompanhar.
Um jantar de olhos vendados na Serra da Arrábida
Pensado para despertar os cinco sentidos através da comida, o 'Food and Five senses' é um jantar fora da caixa que junta gastronomia e Natureza.
Ferran Centelles, antigo sommelier do elBulli, vem ao Douro falar de vinho português
O ex-sommelier da fundação elBulli, em Espanha, estará no Six Senses Douro Valley de 12 a 15 de agosto.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.