A garrafeira secreta do Guincho
São quase 18 mil garrafas de vinho, com mais de mil referências do melhor que se faz de norte a sul do país.
O restaurante Porto Santa Maria tem fixado o seu lugar desde 1947 na Estrada do Guincho, em Cascais, mesmo em frente à praia da Cresmina. Ponto habitual nestes mais de 70 anos a servir peixe e marisco, há um segredo no subsolo guardado por António Guerreiro, o sommelier que está há 23 anos na casa.
E foi precisamente António que nos guiou pelos corredores de barro que mantêm a frescura dos vinhos guardados na garrafeira de cerca de 600 metros quadrados, que possui entre 15 a 18 mil garrafas de vinho, com mais de mil referências, entre elas os vinhos Colares, Buçaco e Barca Velha. O lugar com tantas preciosidades foi ampliado em 1980 para abrigar os rótulos que vão além das sete décadas do restaurante.
A grande particularidade são as garrafeiras particulares que ali se encontram. "São garrafeiras daqueles clientes assíduos que têm aquele vinho [especial] ou que compram e deixam cá", explica-nos Guerreiro. Cada porta é um cliente, com uma chave especial para cada uma e o mimo de ter uma carta de vinhos personalizada também. "Um serviço diferenciado, com o vinho bem condicionado numa boa temperatura", detalha António, acrescentando que é essencial manter a temperatura nuns constante nos 13 graus Celsius, com humidade entre os 65 a 70%.
"Penso que há muito poucos restaurantes com este tipo de serviço", ri-se o sommelier com os olhos a brilhar de orgulho. Enquanto observamos a infinidade de vinhos tintos, depararmo-nos com as prateleiras de vinhos brancos que ali estão apenas para envelhecer "mais três ou quatro anos para ver como evoluem." Mais à frente, há uma sala com cerca de três mil garrafas de vinho do Porto, aqueles que são os mais pedidos nos aniversários e comemorações dos clientes. "Alguém nos diz: ‘Ah, meu pai nasceu em 1930, tem algum 1930?’ E eu venho cá baixo e abro. O engraçado é que temos quase os anos todos." Ou seja, não é preciso inventar mais uma desculpa para lá ir celebrar.O quê? Restaurante Porto Santa Maria. Onde? Estrada do Guincho S/N, Cascais. Quando? Todos os dias das 12h às 23h. Reservas: reservas@portosantamaria.com ou 214 879 450; 914 444 482.
José Avillez e Henrique Sá Pessoa: a entrevista secreta
O que acontece quando os chefs dos únicos dois restaurantes com 2 estrelas Michelin em Lisboa se juntam para cozinhar numa sala secreta? José Avillez e Henrique Sá Pessoa falam à MUST um sobre o outro, em antecipação do exclusivo jantar Ritz’s Secret Room.
Dom Pérignon lança edição limitada com Lenny Kravitz
A marca escolheu o músico para uma parceria criativa que deu origem a uma edição exclusiva e limitada Dom Pérignon Vintage 2008.
Este é o melhor bar do mundo
De acordo com 500 especialistas em bebidas de todo o mundo, a honra pertence a este bar em Nova Iorque.
A coleção de whisky mais valiosa do mundo
Viet Nguyen Dinah Tuan passou os últimos vinte anos a adquirir garrafas de whisky.
O poder da Natureza ao seu dispor
A celebrar 19 anos desde que chegou ao mercado, a marca de nutrição (e clínica) LEV foca-se cada vez mais no poder dos ingredientes de origem natural para promover o bem-estar mais consciente e holístico, como é o caso dos novos chás focados nas variadas necessidades do seu organismo.
Legado, “um vinho que só podia nascer aqui”
A chegada do novo Legado, colheita de 2015, era um dos lançamentos mais aguardados. O ano prometia e a prova confirmou: estamos perante um tesouro, um vinho para guardar.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.