Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer
Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.
Quando boa parte dos portugueses nasceu, Jorge Nuno Pinto da Costa já cá andava. É normal, portanto, que, para muitos, o presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) seja menos uma pessoa e mais uma instituição. Um farol de estabilidade no mar revolto que é o futebol português. Pinto da Costa dirige o clube do dragão há quase 42 anos. Há quem defenda que já é tempo de pendurar… as botas, ou as luvas ou o chicote, o que quer que ele use para liderar o clube, e de dar lugar a André Villas-Boas na próxima eleição, em 2024. É possível que esteja um dia fresco no inferno quando isso acontecer. Não importa. Para quem está a ver de fora, com um olhar futebolisticamente desapaixonado, Pinto da Costa é um monumento. E, como todos os monumentos, é fácil passar por ele quase todos os dias, nos jornais e televisões, e não fazer a mínima ideia de como é que ele se transformou naquilo que é hoje. De onde vem, para onde vai e como é que chegou até aqui?
Aproveitando a efeméride do 86º aniversário de Pinto da Costa, a plataforma de streaming Prime Video procura dar resposta a estas e a outras perguntas com a estreia de Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida: uma nova série documental em três episódios sobre a vida do icónico presidente do FCP, disponível em 2024.
Pela primeira vez, Pinto da Costa deu acesso à sua vida privada, num relato na primeira pessoa e com a participação de família, amigos e de muitas figuras com quem se cruzou no mundo do futebol, como José Mourinho, Florentino Peréz, Joan Laporta, Angel Gil, Madjer, Deco e até o ex-Presidente da República Ramanho Eanes.
A série é da autoria de Cristina Arvelos, também produtora executiva, e de Pedro Lopes. A realização é da responsabilidade de Bruno Pinhal, Paulo Menezes e Graça Castanheira.
"Beckham": a mini série documental já se estreou na Netflix - e não há muitos elogios
Dizer que a vida de David Beckham dava um filme não traria novidade para ninguém. Já Fisher Stevens preferiu fazer, em torno da superestrela uma mini série documental e o resultado parece ter sido um bocadinho diferente do que se esperava: afinal, dizem que é uma telenovela. “You have no idea”, advertem logo na apresentação da obra.
Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes
Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".
Isto Lembra-me Uma História: Os craques de rua e o futebol burguesinho
A futebolista mais bem-paga dos Estados Unidos nunca passou por uma escolinha de futebol. Isso não devia ser notícia nem causar espanto, mas a realidade dos dias de hoje faz com que seja um caso notável.
Quem é Cássio Markowski, o artista vencedor do Sovereign Portuguese Art Prize 2023?
A segunda edição do Prémio, o único de arte contemporânea em Portugal, celebrou o trabalho dos principais artistas residentes no país e sua diáspora, promovendo reconhecimento e um vislumbre de quem se vai falar. As receitas contribuem para o apoio a crianças em situação de desfavorecimento, facultando a arte como terapia.
Wewood x Christian Haas: design alemão aliado à marcenaria portuguesa
Numa coleção sofisticada, destaca-se a cama Platform como peça central, que promete ser o refúgio perfeito em qualquer quarto. A fusão de madeira maciça e estofamento luxuoso definem o compromisso inigualável da marca portuguesa.
Vista Alegre, 200 anos. Segredos e curiosidades de uma marca portuguesa no mundo
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa
A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.