Série documental sobre Pinto da Costa já tem trailer
Chama-se "Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida" e é a nova série em três episódios que conta, na primeira pessoa e com relatos de família, amigos e figuras do futebol, a vida dessa figura incontornável do Futebol Clube do Porto.
Quando boa parte dos portugueses nasceu, Jorge Nuno Pinto da Costa já cá andava. É normal, portanto, que, para muitos, o presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) seja menos uma pessoa e mais uma instituição. Um farol de estabilidade no mar revolto que é o futebol português. Pinto da Costa dirige o clube do dragão há quase 42 anos. Há quem defenda que já é tempo de pendurar… as botas, ou as luvas ou o chicote, o que quer que ele use para liderar o clube, e de dar lugar a André Villas-Boas na próxima eleição, em 2024. É possível que esteja um dia fresco no inferno quando isso acontecer. Não importa. Para quem está a ver de fora, com um olhar futebolisticamente desapaixonado, Pinto da Costa é um monumento. E, como todos os monumentos, é fácil passar por ele quase todos os dias, nos jornais e televisões, e não fazer a mínima ideia de como é que ele se transformou naquilo que é hoje. De onde vem, para onde vai e como é que chegou até aqui?

Aproveitando a efeméride do 86º aniversário de Pinto da Costa, a plataforma de streaming Prime Video procura dar resposta a estas e a outras perguntas com a estreia de Senhor Presidente – O Campeonato de Uma Vida: uma nova série documental em três episódios sobre a vida do icónico presidente do FCP, disponível em 2024.

Pela primeira vez, Pinto da Costa deu acesso à sua vida privada, num relato na primeira pessoa e com a participação de família, amigos e de muitas figuras com quem se cruzou no mundo do futebol, como José Mourinho, Florentino Peréz, Joan Laporta, Angel Gil, Madjer, Deco e até o ex-Presidente da República Ramanho Eanes.
A série é da autoria de Cristina Arvelos, também produtora executiva, e de Pedro Lopes. A realização é da responsabilidade de Bruno Pinhal, Paulo Menezes e Graça Castanheira.
"Beckham": a mini série documental já se estreou na Netflix - e não há muitos elogios
Dizer que a vida de David Beckham dava um filme não traria novidade para ninguém. Já Fisher Stevens preferiu fazer, em torno da superestrela uma mini série documental e o resultado parece ter sido um bocadinho diferente do que se esperava: afinal, dizem que é uma telenovela. “You have no idea”, advertem logo na apresentação da obra.
Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes
Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".
Isto Lembra-me Uma História: Os craques de rua e o futebol burguesinho
A futebolista mais bem-paga dos Estados Unidos nunca passou por uma escolinha de futebol. Isso não devia ser notícia nem causar espanto, mas a realidade dos dias de hoje faz com que seja um caso notável.
Quem é Cássio Markowski, o artista vencedor do Sovereign Portuguese Art Prize 2023?
A segunda edição do Prémio, o único de arte contemporânea em Portugal, celebrou o trabalho dos principais artistas residentes no país e sua diáspora, promovendo reconhecimento e um vislumbre de quem se vai falar. As receitas contribuem para o apoio a crianças em situação de desfavorecimento, facultando a arte como terapia.
Wewood x Christian Haas: design alemão aliado à marcenaria portuguesa
Numa coleção sofisticada, destaca-se a cama Platform como peça central, que promete ser o refúgio perfeito em qualquer quarto. A fusão de madeira maciça e estofamento luxuoso definem o compromisso inigualável da marca portuguesa.
Vista Alegre, 200 anos. Segredos e curiosidades de uma marca portuguesa no mundo
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Livraria Lello eleita para famosa exposição francesa
A livraria portuguesa junta-se a grandes nomes desta área, como a Strand Book Store de Nova Iorque, na exposição "Mise En Page" nos emblemáticos armazéns Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, que decorre até 21 de abril e já inaugurou.
Este projeto foi desenvolvido no contexto da remodelação do emblemático restaurante lisboeta, Bica do Sapato. Razão pela qual esta mesa, inspirada no mobiliário vernacular das tascas portuguesas, se chama Bica. Um peça de design à venda na loja Branca, em Lisboa.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.
Este livro faz uma viagem pela Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia, procurando dar resposta a uma pergunta simples: o que faz da Escandinávia um viveiro de talento e inovação no design? Porquê a Escandinávia? Vale a pena descobrir.