Exposição “Distante”, do coletivo Unidigrazz, estreia-se na Underdogs
É a primeira exposição do grupo que une os artistas Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany, com inauguração marcada para 15 de setembro.
O nome adivinha o ponto de partida do que podemos esperar desta exposição – "Distante" é uma referência à malha social que habita as franjas de Lisboa, "expondo a céu aberto as vivências e desigualdades que prevalecem entre as realidades do centro e da periferia", lê-se no comunicado da galeria Underdogs - plataforma cultural com uma galeria que tem dois espaços expositivos -, que acolhe esta primeira mostra oficial do coletivo Unidigrazz.
Há peças colaborativas entre os artistas, há aventuras individuais, mas todas elas se confrontam os visitantes com "uma exploração das narrativas complexas inerentes à dicotomia periferia-centro, representada pelos 33 minutos de viagem entre as estações do Rossio e Algueirão Mem Martins, na Linha de Sintra." Há pinturas, instalações e obras que espelham esta realidade, numa multiplicidade de referências visuais que se complementam.
Nas palavras dos próprios artistas: "Unidigrazz é uma consequência, uma continuação de algo [que já existe]; do trabalho dos rappers street, writers, poetas, de todas as mães. A arte realizada pelo coletivo relata uma época que já se viveu ou se está a viver, pela maneira de ver e criar de quem vive dentro dessa realidade. É mais do que o mundo artístico. É o que vêem e vivem." A Unidigrazz foi criada em 2017, em Mem Martins, por músicos, fotógrafos, ilustradores, realizadores e graffiti writers, entre os principais estão Diogo "Gazella" Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany.
A exposição "Distante" inaugura a 15 de setembro das 18h às 21h na Galeria Underdogs. No mesmo dia, o espaço Cápsula acolhe uma mostra de peças do projeto de intervenção artística ±MaisMenos±, de Miguel Januário, desenvolvida para acompanhar o lançamento de um novo livro dedicado à obra do artista, marcado para dia 28 de outubro.
Onde? Rua Fernando Palha, Armazém 56 – Lisboa Quando? Terça a sábado, das 14h às 19h Entrada gratuita
Doclisboa: os primeiros highlights da programação
A 21ª edição decorre entre 19 e 29 de outubro, em Lisboa, na Culturgest, no Cinema São Jorge, no Cinema Ideal, na Cinemateca Portuguesa e no Museu do Aljube.
Artes à Rua: descolonização e igualdade de género em debate
O festival cultural, que acontece em Évora, recebe nomes como Celina da Piedade, Duarte, Mallu Magalhães, Nancy Vieira, Oumou Sangare e Pedro Mafama.
Bang & Olufsen x Ferrari: uma coluna de última geração
A colaboração entre as marcas de luxo resulta numa série de elementos sonoros para a casa em vermelho Ferrari, uma aposta tão arrojada quanto cool.
50º aniversário do disco de David Bowie assinalado com edição especial de LP
"Pin Ups", o álbum de David Bowie de covers, originalmente lançado em 19 de outubro de 1973, vai ser reeditado por acasião dos seus 50 anos. Um clássico.
Cidade do Zero: um mercado repleto de debates, oficinas e workshops no CCB
O Centro Cultural de Belém transforma-se em 'mini-cidade' já nos dias 16 e 17 de setembro. Um mercado com 125 marcas, quase todas portuguesas, com direito a trocas e reparações.
Di Vetro, a nova exibição da galeria Prime Matter
Para a sua segunda exposição, o francês Emmanuel Babled convidou o mestre vidreiro Andrea Zillio e a artista e designer Marijke De Cock, da equipa de Dries Van Noten, a expor ao lado das suas obras. Tudo em torno de um material – o vidro.
Uma exposição de arte que é um recife
A “Art Reef” é a nova exposição do artista plástico Vhils. Está no fundo do mar, foi feita com materiais oriundos de centrais termoelétricas desativadas e vai ser a casa de milhões de peixinhos. Marque já uma visita e não se esqueça das barbatanas.
Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.