Doclisboa: os primeiros highlights da programação
A 21ª edição decorre entre 19 e 29 de outubro, em Lisboa, na Culturgest, no Cinema São Jorge, no Cinema Ideal, na Cinemateca Portuguesa e no Museu do Aljube.
O festival que reúne o melhor do cinema documental está de volta à capital, para uma edição ecléctica em que espera a estreia de cinco filmes da secção Heart Beat e cinco filmes da secção Da Terra à Lua, já anunciados, que, segundo o comunicado de imprensa "desenham uma paisagem ímpar, rítmica, variada; da dança à literatura, à música e aos prazeres do palato – e dos palcos à selva verde e profunda". Sobressaem, nesta edição, filmes realizados por mulheres, ou sobre mulheres, ou com enredos ligados ao domínio feminino.
Destaca-se, para já, o filme de Sara Dolotadabi sobre a vida do seu pai, o escritor iraniano Mahmoud Dowlatabadi, "duplamente abençoado e amaldiçoado pelo percurso da escrita e da história do seu país", em An Owl, A Garden & The Writer. Mas também já sabemos que estreia, mundialmente, Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão, "que acompanha mulheres eleitas de diferentes espectros políticos, que exercem o seu cargo na Câmara dos Deputados durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro", numa vertente mais política, que dá força às mulheres.
De entre a programação já anunciada, Joan Baez I Am Noise (de Karen O’Connor, Maeve O’Boyle e Miri Navaski), sobre a lenda da folk e ativista Joan Baez: "experiência imersiva, que segue a cantora na sua última tour e que recupera do seu extenso arquivo documentos preciosos." Por fim, não esquecer Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho, "foca-se num encontro com o realizador em Lisboa e acompanha-o enquanto fala da sua vida e do seu trabalho prolífico."
Em breve será anunciado o restante alinhamento, em doclisboa.org. A par da iniciativa decorrem ainda o Nebulae, um espaço de indústria e espaço de networking, e ainda o projeto educativo Apordoc, com um programa de atividades próprio durante os 10 dias de evento - 19 a 29 de outubro.
Quando o campismo de luxo se alia ao enoturismo e ao olivoturismo
É imaginar-se numa tenda super confortável, enquanto faz provas de vinhos e de azeite. Pelo menos é esta a sugestão do projeto de fusão que liga a Mainova ao Glamping Revolution.
Artes à Rua: descolonização e igualdade de género em debate
O festival cultural, que acontece em Évora, recebe nomes como Celina da Piedade, Duarte, Mallu Magalhães, Nancy Vieira, Oumou Sangare e Pedro Mafama.
Cidade do Zero: um mercado repleto de debates, oficinas e workshops no CCB
O Centro Cultural de Belém transforma-se em 'mini-cidade' já nos dias 16 e 17 de setembro. Um mercado com 125 marcas, quase todas portuguesas, com direito a trocas e reparações.
A lista completa de museus com entrada gratuita aos domingos e aos feriados
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
Bang & Olufsen x Ferrari: uma coluna de última geração
A colaboração entre as marcas de luxo resulta numa série de elementos sonoros para a casa em vermelho Ferrari, uma aposta tão arrojada quanto cool.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.