Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
O artista plástico Felipe Pantone está de volta, com a exposição Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty, que inaugura no dia 13 de setembro na Galeria Underdogs. Desta vez, sete anos após a sua estreia em Portugal, em 2017, o artista argentino-espanhol vai apresentar dez obras imersivas que desafiam as fronteiras entre os domínios físico, digital e celestial, convidando a uma viagem por uma constelação de cores, padrões, texturas, gráficos e materialidades. Além da exposição, Felipe Pantone fará uma intervenção de arte pública em Lisboa – à semelhança do que já aconteceu em 2017 – bem como o lançamento de uma edição limitada.
A exposição baseia-se nas transformações da nossa realidade, por meio da nossa relação com a luz, e explora a complexa relação entre os seres humanos e o panorama digital em constante evolução. A arte de Pantone une os mundos analógico e digital, criando ambientes imersivos onde as cores e as estruturas se deslocam e transformam, tal como a nossa perceção na era digital.
A cor e a luz são, de resto, dois conceitos basilares na obra de Pantone, como é possível perceber com este seu comentário: "A cor só acontece por causa da luz, e a luz é a única razão pela qual a vida acontece. Luz e cor são a essência da arte visual. Graças à televisão, aos computadores e à iluminação moderna, a nossa percepção da luz e da cor mudou completamente."
Pantone, um artista com mais de duas décadas de experiência no graffiti e na arte urbana, celebrado pela sua abordagem que junta tecnologia e estética. O seu trabalho é caracterizado por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital, sendo profundamente influenciado pela arte cinética e a arte ótica. As obras de Pantone são explorações dinâmicas de como a cor e a luz interagem com os sentidos humanos, refletindo o ritmo frenético da vida contemporânea.
A não perder, na Galeria Underdogs, na zona do Braço de Prata, em Lisboa, entre 13 de setembro e 26 de outubro.
Bansky volta a "atacar" as ruas de Londres
Quando os protestos da extrema-direita se alastraram por todo o Reino Unido, o mais famoso graffiter do mundo decidiu também reaparecer e espalhar animais pelas paredes da capital. E os britânicos ficaram a coçar a cabeça, tentando perceber o significado da mensagem.
A magia do Barroco na arquitetura de Siza. Uma exposição no Museu Nacional Soares dos Reis
"Siza, Câmara Barroca" é mais do que uma simples exposição; é um convite a repensar os limites cronológicos e estilísticos que muitas vezes impomos à arte e à arquitetura. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro ao dia 14 de dezembro.
A última exposição do ano da Galeria Underdogs
"Controversial Affair" convida a uma reflexão visual sobe a famosa disputa rubenistas versus poussinistas. Conta com a participação de mais de nove artistas e estará disponível até ao dia 30 de dezembro.
MAAT celebra 8 anos com música, arte e gastronomia
De 4 a 6 de outubro, a praça do MAAT transforma-se num bairro nova-iorquino dos anos 70.
Exposição “Distante”, do coletivo Unidigrazz, estreia-se na Underdogs
É a primeira exposição do grupo que une os artistas Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany, com inauguração marcada para 15 de setembro.
Rolex Submariner, o relógio que desafiou o mar
Em setembro de 2024, a marca suíça, em parceria com a Wallpaper, lança o primeiro livro autorizado sobre a história do lendário modelo. Escrito por Nicholas Foulkes, especialista em relojoaria, detalha a evolução técnica e histórica do relógio que redefiniu a relação entre o homem e o oceano.
Vhils transforma um Mini em arte
O famoso artista português colaborou com a marca inglesa num projeto que resultou na transformação de um Mini clássico numa obra de arte impressionante intitulada "TRACERY".
Nova exposição da Nike abre as portas dos seus arquivos fechados a 7 chaves
A partir de dia 21 de setembro, o Vitra Design Museum, na Alemanha, apresenta a exposição "Nike: Form Follows Motion", com algumas fotografias inéditas.
Como AkaCorleone criou um “templo” e uma "nova religião em Marvila
A MUST falou com AkaCorleone, alter-ego de Pedro Campiche, o artista multidisciplinar que, durante o confinamento, quis criar uma nova religião. “Todas as coisas pelas quais eu passei na pandemia estão todas espelhadas nesta exposição. O bom, o mau, tudo”, diz.
Kampus expõe no hangar do Transpraia
Nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, o hangar do comboio Transpraia, na Costa da Caparica, recebe a exposição By the Sea, em parceria com a Underdogs.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Ilha de São Miguel, nos Açores, o evento kick-off promove o diálogo da comunidade e explora a identidade açoriana.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.