Nova exposição da Nike abre as portas dos seus arquivos fechados a 7 chaves
A partir de dia 21 de setembro, o Vitra Design Museum, na Alemanha, apresenta a exposição "Nike: Form Follows Motion", com algumas fotografias inéditas.
Depois de parcerias com designers como Marc Newson, Virgil Abloh ou Comme des Garçons, patrocínios com os maiores atletas do mundo, vídeos publicitários virais, livros e um filme dedicado à história da marca, a Nike abre uma nova divisão na sua história numa exposição com a curadoria de Glenn Adamson que viaja pelo arquivo da marca americana, em sigilo até agora. A exposição, que inaugura a dia 21 de setembro, termina no dia 4 de maio do próximo ano de onde partirá para outros museus internacionais.
O Vitra Design Museum, em Weil am Rhein na Alemanha, com um edifício principal da autoria de Frank Gehry, arquiteto canadense responsável por obras como a Fundação Louis Vuitton ou o Museu Guggenheim Bilbao, foca-se na investigação e apresentação de design, tanto histórico como contemporâneo. Nas suas exposições procuram relacionar o design com a arquitetura, arte e cultura popular. Mateo Kries, diretor do museu conta "Quando contactámos a Nike, foi-nos apresentado o seu incrível arquivo de design – um tesouro imenso que nunca havia sido mostrado ao público. Esta mostra apresenta uma oportunidade única de vermos o design através da lente de uma só marca e de exibirmos objetos fascinantes que ilustram o processo de desenvolvimento do design."
Organizada cronologicamente, a exposição conta os 50 anos de história da marca, com o design como foco, desde uma pequena empresa criada nos anos 60 por um atleta e o seu treinador, até chegar ao topo da indústria do desporto, com uma receita anual de 50 mil milhões de dólares. Nos últimos 50 anos, "o desporto teve um impacto tremendo na nossa perceção do corpo humano, muito para além da pista de atletismo e do court de ténis – em termos dos papéis sociais de género, por exemplo", como explica Glenn Adamson, curador da exposição. Envolver o design no seu contexto social e histórico foi uma das preocupações do curador.
O primeiro capítulo Track, além da história dos primórdios da marca, conta a história inspiradora das Tennessee State University Tigerbelles, um grupo de atletas afro-americanas que, em 1978, quebraram o recorde mundial dos 880 metros, concedendo à Nike o seu primeiro recorde mundial.
O capítulo Air passa-se no grande salto da marca, nos anos 80, com a sua expansão para o basquetebol, ténis, futebol, skate, entre outros, e difundido-se na cultura pop e de street style.
Focado no futuro da Nike, o penúltimo capítulo, Sensation transporta o visitante para o laboratório de investigação e desenvolvimento da marca no estudo do movimento do corpo e da redução do impacto ambiental através da evolução de recursos materiais e reciclagem de plástico.
Por fim, o tão esperado capítulo final apresenta as mais icónicas colaborações com designers e atletas, das mais invejadas às mais controversas, rematando a exploração da simbiose entre o design e a cultura popular e social.
Quem são os tenistas mais bem pagos do mundo?
É possível que nenhum jogador alguma vez consiga ultrapassar Federer, com os seus 90 milhões de dólares anuais. Quando pendurou a raquete, o seu lugar no top foi ocupado do Djokovic, mas foi sol de pouca dura. Conheça o top 10 atual dos tenistas que levam mais dinheiro para casa.
Chaumet cria medalhas especiais para os jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024
A maison francesa revelou a criação exclusiva das medalhas, que contêm um elemento surpresa - uma peça da Torre Eiffel.
Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
A magia do Barroco na arquitetura de Siza. Uma exposição no Museu Nacional Soares dos Reis
"Siza, Câmara Barroca" é mais do que uma simples exposição; é um convite a repensar os limites cronológicos e estilísticos que muitas vezes impomos à arte e à arquitetura. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 12 de setembro ao dia 14 de dezembro.
E se uma exposição de arte fosse numa rave?
Não é um cenário hipotético. No dia 28 de setembro, numa fábrica abandonada no Beato, a música eletrónica ecoa nas ruínas decoradas com instalações de arte.
Kampus expõe no hangar do Transpraia
Nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, o hangar do comboio Transpraia, na Costa da Caparica, recebe a exposição By the Sea, em parceria com a Underdogs.
Simon Berger chega a Portugal numa exposição na galeria Underdogs
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.