Kampus expõe no hangar do Transpraia
Nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, o hangar do comboio Transpraia, na Costa da Caparica, recebe a exposição By the Sea, em parceria com a Underdogs.
O Transpraia é o comboio turístico inaugurado em 1960 que liga as praias da Costa da Caparica à Fonte da Telha, um trajeto de cerca de nove quilómetros. Muito utilizado nas suas primeiras décadas, este comboio caiu em desuso à medida que as pessoas começaram a utilizar mais os carros para ir à praia e deixou de circular em 2019.
A exposição By the Sea do artista urbano Kampus inaugura o espaço do hangar enquanto centro artístico e de difusão cultural, vontade do novo proprietário do espaço, Gregory Bernard, que vive há 7 anos na Costa da Caparica e comprou o Transpraia este ano. Como explica o empresário "o Transpraia pode ser um forte pólo cultural e tornar-se um centro de exposições na margem sul do Tejo." Nesta primeira exposição no espaço, o artista luso-brasileiro Kampus desenvolve 25 obras a partir das histórias e memórias dos quase 60 anos de circulação do minicomboio.
Kampus descobriu a sua identidade artística durante a sua adolescência, quando começou a rabiscar formas engraçadas nas paredes da escola. O artista é facilmente identificado pelas suas figuras em forma de salsicha que invadem as ruas de Lisboa, mascarando as críticas sociais e humor com divertimento e leveza. As salsichas que o artista pinta não são a representação de algo alegre como transmitem à primeira vista. Em vez disso, representam a imposição social a que cada pessoa se submete, como salsichas num frasco, obrigadas a seguir normas e expectativas, sem questionar nem pôr em causa o porquê dessas diretrizes silenciosamente implementadas.
Desta vez, no Hangar do Transpraia as obras são suspensas pelo cenário, entre o cais e o comboio. Numa nota mais leve e positiva, o artista explora e serendipidade dos momentos mais simples de verão que o antigo comboio terá proporcionado. Nos seus quadros podemos ver criaturas fantásticas, cor, referências à praia, água e areia, mas, acima de tudo, podemos esperar imperfeição, uma imperfeição intencional que remete para os nossos desenhos de crianças, que a par do posicionamento dos quadros, nos deverá fazer sentir num imaginário infantil de brincadeira e jogos de verão.
Gregory Bernard, o proprietário, conta que encontrou este artista através da "Pauline Foessel da Underdogs que me apresentou´o Kampus, uma verdadeira mais-valia da Caparica", depois de mostrar a sua vontade de dar "poder aos artistas e criadores locais", acrescenta: "o maior recurso natural da Caparica não é a praia: é a criatividade das pessoas." Desde o princípio desta parceria, artistas como Bordalo, Vhils ou Malibu Ninjas já visitaram e apoiaram a iniciativa, segundo o empresário francês.
Para Gregory Bernard, "salvar este comboio representa mais do que um projeto de transportes e de regeneração urbana. É uma homenagem ao património cultural, histórico e estético da Caparica." Para apoiar a renovação deste comboio, o proprietário fundou a associação sem fins lucrativos "Amigos do Transpraia".
Quando? 18, 19 e 20 de outubro, das 10h às 18h Onde? Hangar terminal do Transpraia, Praia da Riviera, Costa da Caparica.
E se uma exposição de arte fosse numa rave?
Não é um cenário hipotético. No dia 28 de setembro, numa fábrica abandonada no Beato, a música eletrónica ecoa nas ruínas decoradas com instalações de arte.
Louis Vuitton lança linhas de mesa monogramadas
A marca de luxo francesa lança uma nova coleção de peças para mesa que representa a herança e a elegância da maison.
Nova exposição da Nike abre as portas dos seus arquivos fechados a 7 chaves
A partir de dia 21 de setembro, o Vitra Design Museum, na Alemanha, apresenta a exposição "Nike: Form Follows Motion", com algumas fotografias inéditas.
"Feira de Outono - Arte e Antiguidades" na Sociedade Nacional de Belas Artes
Entre os dias 13 e 17 de novembro, a quinta edição desta feira que celebra a arte contemporânea e as verdadeiro achados vai ter a maior seleção de expositores até hoje.
Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
Simon Berger chega a Portugal numa exposição na galeria Underdogs
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
Bansky volta a "atacar" as ruas de Londres
Quando os protestos da extrema-direita se alastraram por todo o Reino Unido, o mais famoso graffiter do mundo decidiu também reaparecer e espalhar animais pelas paredes da capital. E os britânicos ficaram a coçar a cabeça, tentando perceber o significado da mensagem.
Arte sustentável no coração de Lisboa: "Plastic Dragonfly" de Bordalo II
Através da utilização de materiais descartados, o artista transforma o lixo em arte, convidando-nos a refletir sobre os nossos hábitos de consumo e o impacto que têm no mundo natural.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Criada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, num mundo em tudo tão diverso do nosso, a Vista Alegre está viva e de boa saúde. As comemorações do bicentenário iniciaram-se com o lançamento do prato de calendário "Duck Time", assinado pela dupla italiana ALE+ALE.
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.