Viver

O que se sabe sobre o naufrágio do iate de luxo de Mike Lynch na Sicília

O magnata da tecnologia, a quem a imprensa tem apelidado de "Bill Gates" britânico, estava desaparecido desde dia 19 de agosto, na sequência de um naufrágio. Há vários meios a confirmar que o seu corpo, e o da filha, foram encontrados sem vida.

Foto: Reuters
22 de agosto de 2024 | Rita Silva Avelar

O corpo do empresário britânico do setor da tecnologia Mike Lynch, de 59 anos, foi aparentemente recuperado dos destroços de um iate que se afundou ao largo da costa da Sicília, na passada segunda-feira, disse uma fonte à CNBC esta quinta-feira, confirmando uma notícia anterior da Sky News e do The New York Post.

Os factos: no dia 19 de agosto, um iate de luxo de 56 metros de comprimento foi atingido por uma violenta tromba de água nas primeiras horas do dia, na costa da Sicília, em Itália. Numa primeira fase, as equipas de resgate conseguiram retirar do mar 15 pessoas que estavam a bordo, uma morreu e há ainda algumas desaparecidas. A embarcação Bayesian pertencia à família Lynch e com Mike também viajavam a sua mulher Angela Bacares, resgatada com vida, e a filha Hannah, de 18 anos, cujo corpo também parece estar entre os encontrados nos destroços.

Nascido em 16 de junho de 1965, Lynch é filho de uma enfermeira e de um bombeiro, tendo crescido em Chelmsford, em Essex, na Inglaterra. Estudou Ciências Naturais na Universidade de Cambridge, doutorou-se em computação matemática, tendo ganhado uma bolsa de investigação. Em 1991, Lynch ajudou a fundar a Cambridge Neurodynamics, uma empresa especializada na utilização de detecção e reconhecimento de impressões digitais por computador, e em 1996 acabou por ser co-fundador da companhia de tecnologia britânica Autonomy, que o tornou milionário. Com a venda da Autonomy à gigante americana da computação Hewlett-Packard (HP), em 2011, por 11 mil milhões de dólares, enriqueceu.

Durante as buscas, em Palermo.
Durante as buscas, em Palermo. Foto: Getty Images

A fortuna valeu-lhe, no Reino Unido, ter sido equiparado ao fundador da Microsoft, Bill Gates, como sendo a resposta britânica a este, mas também fez com que passasse 10 anos numa batalha judicial que envolvia a suspeita de fraude no negócio, nos EUA. Foi ilibado em junho passado, tal como Stephen Chamberlain, seu coarguido no seu julgamento por fraude. Coincidentemente ou não, Stephen foi atropelado mortalmente por um carro, em Cambridgeshire, dois dias antes do desastre do iate. 

Saiba mais Mike Lynch, um empresário britânico da área de tecnologia
Relacionadas

Chefes de sala: a importância dos maestros de que pouca gente fala

Apesar de ser a face mais visível da restauração, o cargo não tem o glamour dos chefs de cozinha. Ricardo Silva do Feitoria, João Marujo, do Loco, ambos em Lisboa, Paulo Cambundo, do Hilton Garden Inn em Évora, Pedro Silva, do Le Monument e Pedro Marques, do Restaurante Gastronómico do The Yeatman Hotel, ambos no Porto, e ainda Julieta Carrizzo, do Sult, em Cascais, respondem.

Publicidade personalizada: adolescentes na mira da Google e da Meta

As duas gigantes tecnológicas voltam a estar no olho do furacão devido a más práticas e falta de ética. Desta vez, o que está em causa é a utilização indevida de dados de adolescentes, utilizadores do YouTube, para personalizar anúncios que os encaminhem para o Instagram.

Mais Lidas
Viver Viva o luxo!

O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.