Antonov AN-225. Maior avião do mundo destruído na Ucrânia
Era apelidado de Mriya, que significa sonho em ucraniano, e tinha mais de trinta anos de serviço. Encontrava-se perto de Kiev quando o hangar onde estava estacionado foi tomado pelas tropas russas.
Para pesar dos entusiastas da aviação, o maior avião que alguma vez voou os céus foi destruído durante a invasão russa da Ucrânia. O transporte, chamado Mriya, estava estacionado perto de Kiev quando foi atacado por indivíduos russos, esclareceram as autoridades ucranianas, citadas pelo site da CNN internacional.
"A Rússia pode ter destruído o nosso Mriya, mas nunca serão capazes de destruir o nosso sonho de um estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer", escreveu Dmytro Kuleba, Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, no Twitter. Na mesma altura, a empresa de defesa ucraniana Ukroboronprom declarou que a aeronave Antonov AN-225 seria reconstruída à custa da Rússia, cuja reparação deverá ultrapassar os três mil milhões de dólares e demorar mais de cinco anos. O avião encontrava-se em terra por motivos de manutenção, no dia 24 de fevereiro. "Segundo o diretor da Antonov Airlines, um dos motores foi desmontado para reparações e o avião não pôde descolar nesse dia, apesar de terem sido dadas as ordens apropriadas", avançou a empresa. Horas depois, já a 25 de fevereiro, o aérodromo de Gostomel seria tomado pelas tropas russas.
O ataque ditou o fim de uma aeronave com mais de trinta anos de serviço. A sua história remonta aos dias da União Soviética e à corrida da chegada à lua. No final dos anos 70, era necessário transportar a nave espacial birmanesa, a resposta da União Soviética ao vaivém espacial da NASA, até à plataforma de lançamento no meio do deserto do Cazaquistão. Como não existia nenhum avião que conseguisse realizar a viagem com tamanha carga, foi construído o Antonov AN-225 – tinha seis motores e aguentava cargas até 250 toneladas.
Até à data, Mryia serviu de transporte aéreo durante crises humanitárias. No início da pandemia da Covid-19, foi utilizado para transportar material médicos aos países mais afetados.
Maior opositor de Putin envenenado
O político russo Alexei Navalny, conhecido por ser o maior opositor de Putin, está em coma e a suporte respiratório após ter sido alegadamente envenenado. Nalvany tinha apanhado um avião em Tomsk, na Sibéria para voltar para Moscovo, quando se sentiu mal.
20 destinos de verão idílicos longe das multidões
Agosto é oficialmente o mês das férias – pelo menos em terras lusas. Depois de uma pandemia que interrompeu o tráfico aéreo, aos poucos, vamos voltando às viagens de avião. Segundo a Condé Nast Traveller, estes são os destinos favoritos para as férias deste mês.
Aviões privados, máscaras de designer e bunkers secretos. Como os ricos estão a lidar com o coronavírus.
À medida que o Covid-19 se espalha pelo mundo, os super-ricos estão a fazer tudo o que podem para se manterem seguros – e o preço não é uma preocupação.
Anatomia de um ditador. O que dizem as expressões faciais de um líder autoritário
É realmente possível descobrir detalhes de uma personalidade apenas com base nas respetivas expressões faciais? Os especialistas acreditam que sim.
Galáctica Super Nova. O iate do proprietário da maior companhia petrolífera da Rússia
Descubra este mega iate com uma capacidade de acomodação de até 12 pessoas e que pode atingir uma velocidade de 30 nós (cerca de 55km/h).
As estranhas marcas de imitação criadas pela Rússia
Depois de as empresas globais terem abandonado o país, na sequência da invasão da Ucrânia, começaram a surgir as réplicas.
Quer marcar uma viagem barata? Há uma data certa para o fazer
As companhias aéreas e de viagens avisam sempre que devemos marcar as nossas férias antecipadamente, de forma a pouparmos mais dinheiro. Mas será que com antecedência é a estratégia certa para comprar uma viagem?
Carros voadores à venda no próximo ano
Se tiver 180 mil euros a pesar-lhe no bolso, pense em comprar um Helix. A empresa que fabrica este carro voador aceita encomendas a partir de janeiro. É elétrico, não precisa de brevet para o pilotar e pode estacioná-lo no terraço.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.