Receita. Henrique Sá Pessoa ensina a fazer Lángos
No mais recente episódio de 'Comtradição Pelo Mundo', o chef ensina a preparar um snack muito popular na Hungria, à base de pão frito.
O programa Comtradição Pelo Mundo, do chef Henrique Sá Pessoa, está de regresso ao canal de gastronomia 24Kitchen. O mais recente episódio da série leva-nos à Hungria e aos pratos típicos do país, dos snacks às sobremesas. Fácil de preparar e uma verdadeira delícia, eis a receita de pão frito húngaro com um toque à Sá Pessoa.
Lángos
- Azeite q.b;
- 1 dente de alho;
- 2 salsichas;
- ½ cebola;
- ½ pimento vermelho;
- 1 c. de chá de paprika fumada;
- Sal q.b;
- Pimenta q.b;
- 10 tomates cereja;
- Bolo do caco;
- Requeijão q.b;
- Queijo para ralar q.b;
- Folhas de salsa q.b.
Confeção
Comece por colocar um fio de azeite numa frigideira. Coloque 2 salsichas e junte 1 dente de alho laminado.
Pique ½ cebola e corte ½ pimento vermelho em tiras.
Assim que as salsichas estiverem prontas retire e, na mesma frigideira, refogue a cebola. Junte um pouco mais de azeite. Adicione os pimentos e 1 c. de chá de paprika fumada, sal q.b e pimenta q.b.
Corte ao meio cerca de 10 tomates cereja, desligue o lume da frigideira e junte o tomate. Tempere com sal e salteie um pouco. Retire e reserve.
Abra um bolo do caco e leve a tostar num grelhador com um pouco de azeite. Enquanto isso corte as salsichas em pedaços. Assim que o bolo do caco estiver grelhado, coloque os legumes salteados, as salsichas, um pouco do alho frito e um pouco de requeijão. Tempere com sal e adicione ainda queijo ralado q.b.
Leve ao forno em modo gratinar, a 220ºC de 2 a 3 minutos. Sirva com umas folhas de salsa, natas ácidas e paprika fumada q.b.
Ninguém perdeu. Quem ganhou ou manteve as estrelas Michelin em Portugal?
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, nomes nacionais e internacionais, cozinhas tradicionais portuguesas ou do mundo. A consagrada (e aguardada) lista dos melhores restaurantes nacionais do ano.
Vinhos para começar 2023 em grande
Algumas propostas para um começo de ano mais reconfortante: dois tintos do Alto Alentejo e dois monocasta ainda alentejanos, um tinto biológico do Douro e, a fechar, um branco do Tejo.
Bacalhau confitado e pêra bêbeda. Duas receitas à volta do vinagre, por Henrique Sá Pessoa
A centenária Cristal, conhecida pelo vinagre que tempera os nossos pratos, chega-nos agora com uma nova imagem, mais atual e divertida. E para celebrar o novo capítulo, a marca desafiou o chef Henrique Sá Pessoa a criar pratos que implementassem um ingrediente muito especial na sua receita: o vinagre.
Receita. Lulinhas à Gremolata do chef Nelson Soares
A gremolata é frequentemente associada ao “osso buco” italiano utilizada para realçar o sabor e intensidade.
Restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, entre os melhores do mundo
O prémio Traveller´s Choice é atribuído com base nas avaliações de turistas de todo o mundo no TripAdviser.
Receita. Bacalhau à Gomes de Sá do chef António Nobre
Um dos ingredientes mais consumidos em Portugal de todas as formas e feitios. Um clássico da gastronomia.
Receita: Mil Folhas de Legumes do chef Milton Ferreira
As vantagens dos legumes reúnem unanimidade e despertam seguidores mais ou menos entusiastas. Um ingrediente incontornável.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.