Receita: filetes de bacalhau de cura tradicional, migas de feijoca com couve portuguesa do chef Manuel Figueira
Feijoca é um tipo de feijão graúdo, que na Beira Interior assume um papel relevante. Diz-se que quando cultivada em terras altas é mais aveludada.
Por cá o feijão era conhecido após a presença árabe, mas a generalização só aconteceu após as viagens portuguesas para as Américas. Diz-se que no século VII o Papa Clemente ofereceu um punhado de feijões a uma sobrinha referindo que pareciam pedras preciosas confiadas à terra.
Chef Manuel Figueira, restaurante da Casa de São Lourenço, Manteigas
Para 4 pessoas
Tempo de preparação e confeção: 30 min
Ingredientes:
Migas de Feijoca
100 gr cebola
30 gr alho
50 gr azeite
1 gr colorau
250 gr feijoca demolhada e cozida
250 gr pão de centeio
300 gr couve portuguesa
500 ml caldo de legumes ou frango
30 gr coentros frescos
2 gr vinagre
Filetes de Bacalhau
600 gr lombos de bacalhau
1 limão
1 alho
farinha q.b
2 ovos
Preparação:
Migas de feijoca com couve portuguesa:
Partir o pão em pedaços pequenos e cobrir com caldo até ensopar, reservar. Refogar cebola e alhos picados em azeite e, quando estiver dourada, juntar a couve portuguesa cortada finamente e caldo suficiente para cozer a couve. Juntar a feijoca e o colorau, espremer o pão, retirando o excesso de líquido e adicionar ao preparado da couve e feijoca, envolver tudo muito bem, quando bem ligado terminar com coentros frescos picados grosseiramente.
Filetes de bacalhau:
Cortar os lombos de bacalhau em tiras, temperar com alho picado e sumo de limão. Passar os filetes por farinha de seguida por ovo e fritar de imediato em óleo a 180º até estarem dourados.
Dica:
Pode acompanhar com maionese de alho e limão ou molho verde.
Receita. Lagostim do rio pelo chef João Mourato
Este crustáceo de rio tem uma espécie própria no continente, “Astacus astacus”, conhecida por lagostim europeu e habita em rios e lagos na Europa. Em vários países, incluindo Portugal, é considerado uma iguaria.
Receita para uma sopa de peixe perfeita
Ideal para as noites de verão, esta receita do novo 'Livro do Peixe' de Teresa Cameira desafia a clássica sopa de peixe, com travos de pimento e limão. A obra oferece uma escolha de pratos confecionados apenas com peixe da costa portuguesa.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
A James Martin's acaba de lançar um whisky com 44 anos e composto apenas por blends de malte. Será o melhor James Martin’s de sempre, mas não custa barato...
Feijoca é um tipo de feijão graúdo, que na Beira Interior assume um papel relevante. Diz-se que quando cultivada em terras altas é mais aveludada.
O italiano Don Alfonso 1890 abriu há cerca de nove meses no também novo Hotel Legacy Cascais. A família Iaccarino conta já com 135 anos de história e restaurantes espalhados pelo mundo, desde Macau, à Nova Zelândia, passando por Toronto e, claro, Itália.
Este primeiro mês do ano revela três brancos da região dos Vinhos Verdes diferentes entre si e dois durienses marcados pelo território.