Quando um whisky de 54 anos e a Aston Martin se juntam
Bowmore ARC-54 é a segunda e última peça da ARC Series a ser lançada, resultado de uma parceria entre a destilaria escocesa Bowmore e a Aston Martin, a famosa fabricante dos carros do espião de sua majestade. Tem edição limitada a 130 peças em todo o mundo.

Será um carro? Será um disco voador? Será um capacete espacial? Não, é o Bowmore ARC-54, o recém lançado decantador criado pela Aston Martin e que acolhe no seu interior um raro whisky de 54 anos da destilaria Bowmore, na Escócia. Esta é a segunda e última peça da ARC Series a ser lançada, resultado de uma parceria entre as duas empresas.
Destilado em novembro de 1968, este whisky single malt escocês da Bowmore passou 54 anos num barril europeu de xerez de segundo enchimento e num Hogshead de carvalho americano de terceiro enchimento, e foi posteriormente combinado nas seguintes proporções: 61,8% envelhecido em carvalho europeu e 38,2% em carvalho americano, maturando juntos durante 15 meses. Tem notas cítricas e florais delicadas que se misturam com doçura de caramelo salgado, gengibre e canela, culminando com um toque característico de fumo de turfa.

Já o decantador, soprado à mão, inspira-se no exterior aerodinâmico do hipercarro Aston Martin Valkyrie, desenhado por Adrian Newey – uma das figuras mais lendárias e influentes da história da engenharia automóvel, conhecido como um dos projetistas mais bem-sucedidos de carros de Fórmula 1 de todos os tempos –, que apresenta uma aerodinâmica avançada, incluindo túneis Venturi que geram cerca de 1.100 kg de força descendente. Seguindo os princípios de design da Aston Martin, o Bowmore ARC-54 é esculpido com precisão, criando linhas fluídas que amplificam os reflexos dourados e ondulantes do whisky no seu interior.

Em comunicado, Marek Reichman, Vice-Presidente Executivo e Chief Creative Officer da Aston Martin, comentou o seguinte: "O ARC-54 da Bowmore [...] representa o pensamento inovador que aplicamos no Valkyrie e no Valhalla, os nossos desportivos de motor central. Ambos os carros desafiam os limites – tal como o decantador ARC-54, onde aplicamos princípios semelhantes de materialidade e dinâmica de fluidos, substituindo o fluxo de ar pelo movimento do líquido para criar uma forma única gerada pelo puro movimento do whisky Bowmore. Uma colaboração verdadeiramente criativa."

O primeiro lançamento desta série ARC Series foi o Bowmore ARC-52, apresentado em 2022. Este whisky single malt de 52 anos foi maturado em partes iguais em barris de carvalho americano Hogshead e de carvalho europeu Butt. Já o decantador, destacou-se pelo seu design futurista, combinando vidro soprado à mão e alumínio, com linhas curvas que evocam os automóveis icónicos da marca. A tampa de alumínio é libertada através de uma chave magnética meticulosamente engenhada. Foram disponibilizados apenas 100 decantadores deste whisky raro.
Desta vez, o Bowmore ARC-54 tem uma edição limitada a 130 decantadores em todo o mundo. Preço sob consulta.
Guia para não especialistas: todos os detalhes que fazem a diferença na hora de beber whisky
Sabe por que motivo devia sempre olhar para o teor alcoólico do whisky antes de o beber? O grau alcoólico não é uma mera constatação de quantidade e revela muito sobre o método e a qualidade da produção. É um dos pequenos "segredos" que vamos revelar neste guia para conhecer melhor os diferentes estilos e regiões de whisky escocês.
Hermès torna-se campeã do luxo e destrona LVMH por breves momentos
A marca francesa, dona das carteiras Birkin e Kelly, aproveitou um mau momento da rival LVMH, penalizada na negociação em bolsa pela desaceleração da procura na China e nos Estados Unidos.
James Martin’s: o whisky que os portugueses não esquecem
A James Martin's acaba de lançar um whisky com 44 anos e composto apenas por blends de malte. Será o melhor James Martin’s de sempre, mas não custa barato...
Milan Design Week 2025. A convergência do savoir-faire e da inovação nas marcas de luxo
Entre palácios neoclássicos e instalações imersivas, a edição deste ano confirmou-se como o grande palco onde o luxo contemporâneo se reinventa através da sensibilidade, da inovação e da excelência artesanal.
Whisky Macallan com cunho da irmãs Stella e Mary McCartney
A gigante escocesa convidou as famosas irmãs para colaborar na terceira edição da The Harmony Collection. O resultado? Um whisky exclusivo e uma linha de lifestyle de luxo impossível. Ambos em edição limitada, claro.
Aston Martin DB12 Goldfinger Edition: Uma homenagem a 007
Para celebrar os 60 anos de parceria icónica entre James Bond e a Aston Martin, a marca britânica lançou um modelo exclusivo. Este carro de luxo combina o design elegante e as inovações de ponta, captando o espírito e a sofisticação dos filmes com um toque moderno.
É um restaurante com estrela Michelin à beira de um campo de golfe, mas não perde de vista o ancestral receituário algarvio. No Al-Sud, em Lagos, o chef Louis Anjos reinterpreta, com engenho e respeito, os produtos que lhe são oferecidos pela costa e pelo barrocal.
O Festival Internacional do Ouriço-do-Mar na Ericeira veio chamar a atenção para um petisco que estava afastado da mesa dos portugueses. Ganhou lugar na gastronomia e na carta de alguns restaurantes.
A edição especial histórica está limitada a 600 unidades. Foi elaborada originalmente por Charles Symington em tributo ao pai, Peter Symington, e chega em celebração dos 200 anos da casa.
Entre maio e novembro, o chef Pedro Pinto vai juntar outros quatro chefs com estrelas Michelin no restaurante Solalua. A proposta? Oito noites onde cada prato é um verdadeiro eclipse celestial.