Whisky Macallan com cunho da irmãs Stella e Mary McCartney
A gigante escocesa convidou as famosas irmãs para colaborar na terceira edição da The Harmony Collection. O resultado? Um whisky exclusivo e uma linha de lifestyle de luxo impossível. Ambos em edição limitada, claro.
A beleza do countryside escocês é sinónimo de conforto, nostalgia, paisagens selvagens e muitos passeios a cavalo para as irmãs Mary e Stella McCartney. Um regresso ao lar (literalmente), que evoca as memórias passadas na casa da família na costa ocidental, onde cresceram e para onde se mudaram quando os Beatles se separaram.
Com o respeito e admiração mútuos pela natureza e um passado em comum na Escócia, a Macallan convidou o duo McCartney para uma curiosa colaboração: o lançamento da terceira edição The Harmony Collection e a co-criação de uma coleção de lifestyle de artigos para a casa, tendo como génese o propósito da sustentabilidade.
O recente The Harmony Collection Amber Meadow apresenta-se como um whisky que lembra prados quentes e campos de cevada tanto na cor, de um por do sol de verão, como no aroma cítrico a laranja e limão, mas também madressilva, baunilha e coco. No palato, a presença do carvalho e notas leves a melão.
As irmãs, que não interferiram diretamente no processo de teste e prova, foram convidadas a passar algum tempo na The Macallan Estate e a inspirar-se nas florestas, no mar e na beleza da força do rio Spey. Mary fotografou toda a campanha e ficou responsável pelas caixas de transporte e rótulos das garrafas desta edição limitada (compostos a partir de materiais naturais): as suas fotografias da propriedade Macallan encontram-se nas laterais.
As irmãs, filhas do ex-Beatle Paul McCartney e da fotógrafa norte-americana Linda Eastman, encontraram paralelismos na forma de trabalhar pela primeira vez em 1991, na colaboração para o packaging da linha de comida vegetariana e vegan criada pela mãe. Interseções entre fotografia e moda, as suas áreas profissionais de referência, seguiram-se em anos posteriores, até aqui.
Assim, surge a coleção de lifestyle intitulada TOGETHER: a Collection for The Macallan by Stella and Mary McCartney que se inicialmente para home bar e rápido se alastrou à casa também. Esta edição limitada é composta por 11 peças idealizadas pelas irmãs e concretizadas por mestres artesãos. Precisão, arte, testemunho e artesanato são alguns dos termos de referência. Forma e texturas são importantes, muito como a cor. Os tons vibrantes de verde, âmbar e vermelho aspiram à mãe natureza com referências aos prados The Macallan Estate, à cor natural do whisky e à própria Maccallan, respetivamente. Primeiro surgiram os clássicos balde de gelo e a bandeja, depois copos feitos à mão, bases para os mesmos e tijelas, em vidro ou cerâmica. Um bonito frasco envolto numa capa de couro de maça e uma manta 100% lã de cordeiro também fazem parte da gama de luxo. Há 300 conjuntos que podem ser adquiridos numa caixa especial de 10 mil libras (11 669 euros aproximadamente)
" (…) Queríamos criar uma coleção que celebrasse materiais de alta qualidade e o incrível trabalho artesanal inspirado nos valores partilhados entre todos", desvendou a designer de 52 anos, acrescentando "pensámos em peças que fossem limitadas, mas que funcionassem em conjunto como uma família"
Já Mary, que havia trabalhado anteriormente com a casa Macallan, salienta o privilégio deste convite. Em entrevista ao Financial Times, destaca como foi uma oportunidade para ambas (mulheres, irmãs, filhas) de poder imergir num mundo (ainda) marcadamente masculino, o do whisky, como parte da narrativa.
Esta é a terceira edição da Harmony Collection da Maccallan, uma série anual limitada de whiskies, inspirada na conexão com a natureza e focada num packaging diferenciador de reutilização de subprodutos orgânicos. Se em estreia se celebrava o universo do cacau e em 2022 se viajou sensorialmente pela peculiaridade do café – leia toda a jornada aqui –, no final do ano passado prestou-se uma ode à natureza e à terra fértil da Escócia. A questão que se impõe naturalmente, é: o que nos reserva 2024?
O exclusivo The Macallan Harmony Collection Amber Meadow tem um valor recomendado de 199,99 euros, estando atualmente disponível em garrafeiras selecionadas e restaurantes de alta gastronomia. Para Portugal, estima-se que tenham chegado cerca de mil exemplares. Imaginando que metade tenham sido abertos durante as festas, que não se perca mais tempo.
Prémios Mesa Marcada 2023: os vencedores
Já são conhecidos os grandes nomes da 15ª edição dos prémios gastronómicos. Alguns nomes já eram esperados, mas também houve lugar para surpresas, afinal, uma noite de galardões sem suspense é como amêijoas à Bulhão Pato, sem coentros.
JNcQUOI: cinco "Big Bottles" para uma celebração especial
No próximo dia 2 de fevereiro faz cinco anos que o JNcQUOI Avenida lançou a iniciativa "It's Friday, It's Big Bottle Day", com vinhos especiais a serem servidos a copo. Para comemorar a efeméride, vão ser aberta cinco grandes garrafas às quais Robert Parker, o grande crítico de vinhos, deu a pontuação máxima.
Maison Dior e Anne-Aophie Pic celebram a arte de viver
A casa de moda e a famosa chef francesa convergem a elegância e o sabor numa colaboração única, anunciando a abertura do restaurante Monsieur Dior em Osaka para 2025.
Receita. Pera Rocha em calda de Alvarinho, raspa de tangerina e especiarias do chef Julien Montbabut
Não fora Pedro António Rocha, esta pera descoberta em 1835 nunca tinha alcançado a notoriedade. Em setembro, o produtor de Ribeira de Sintra, na região do Oeste, costumava convidar os amigos para apreciarem o fruto.
Lisbon Beer Department celebra com música, cerveja e solidariedade
Em Marvila, no dia 6 de janeiro, o festival "Ouro, Incenso e Birra" oferece uma jornada festiva com bebidas artesanais, um cartaz de estrela e o apoio à Associação Jorge Pinto.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.