Prazeres / Sabores

‘Eclipse’: jantares a quatro mãos com estrelas Michelin

Entre maio e novembro, o chef Pedro Pinto vai juntar outros quatro chefs com estrelas Michelin no restaurante Solalua. A proposta? Oito noites onde cada prato é um verdadeiro eclipse celestial.

Foto: DR/Collage: Inês Henriques
16 de abril de 2025 | Inês Henriques / Com Rosário Mello e Castro

Quatro chefs, quatro estrelas Michelin e oito noites dedicadas à alta gastronomia. Esta é a proposta do chef Pedro Pinto para o evento "Eclipse", que terá lugar entre maio e novembro no seu novo restaurante, o Solalua, no Algarve. O conceito baseia-se na identidade do próprio espaço, inspirado na ideia de um alinhamento especial  tal como um eclipse celestial  para descrever a união entre dois chefs.

Natural de Ovar, Pedro Pinto é o chef executivo do Viceroy at Ombria Algarve, hotel de luxo para o qual trouxe a sua experiência depois de trabalhar com algumas das mais prestigiadas cozinhas da Europa, como o AbaC Barcelona e o Vila Joya. Agora, é com o Solalua que apresenta a sua cozinha. "O projeto Eclipse representa a essência do que queremos criar no Solalua: uma celebração da gastronomia portuguesa contemporânea onde a tradição encontra inovação. Cada jantar será uma verdadeira fusão de sabores, técnicas e visões culinárias, permitindo aos nossos hóspedes e clientes uma experiência gastronómica única onde a cozinha algarvia dialoga com diferentes interpretações da gastronomia nacional", explica Pedro Pinto.

Chef Pedro Pinto
Chef Pedro Pinto Foto: DR

O "Eclipse" terá início nas noites de 2 e 3 de maio, com a participação de Vasco Coelho Santos como chef convidado. Formado no Atelier de Cozinha Michel, construiu o seu percurso entre várias cozinhas internacionais até abrir o seu projeto próprio, o Euskalduna Studio no Porto, com o qual conquistou uma estrela Michelin em 2023. Conhecido pelos pratos onde une influências globais e ingredientes portugueses, hoje lidera um grupo de restauração com vários projetos, que inclui uma padaria e uma peixaria.

A segunda colaboração fica agendada para os dias 11 e 12 de julho e contará com Henrique Sá Pessoa, um dos nomes mais reconhecidos da cozinha portuguesa. Foi com o seu restaurante Alma, em Lisboa, que recebeu a sua primeira estrela Michelin, em 2016, e a segunda, em 2018. Paralelamente, o chef expandiu a sua presença para fora do país e conta igualmente com restaurantes em Miami, Londres, Macau e Amesterdão.

Nos dias 12 e 13 de setembro, o evento recebe Alexandre Silva, chef do restaurante Loco, também em Lisboa. Conhecido pelo seu trabalho de reinvenção da cozinha portuguesa, foi distinguido pela Academia Internacional de Gastronomia como Chef D’Avenir Chef do Futuro em 2021. Por último, mas não menos importante, o "Eclipse" terminará com Louise Bourrat, nos dias 7 e 8 de novembro. A chef luso-francesa, que está à frente da cozinha do Boubou`s, no Príncipe Real, foi vencedora do Top Chef França em 2022 e Chef Revelação 2024 nos Prémios Mesa Marcada. Atualmente, é uma das vozes da nova geração de chefs portugueses.

Restaurante Solalua
Restaurante Solalua Foto: DR

Cada jantar tem um preço de €225 por pessoa e será composto por um menu de degustação com 10 momentos, cinco deles com pratos preparados pelo chef Pedro Pinto, focados na gastronomia algarvia, e outras cinco criações assinadas pelo chef convidado. As reservas são limitadas a 25 convidados por noite. Estão disponíveis por telefone (289 078 300) ou através do e-mail (voa.info@viceroy.com).

Saiba mais Prazeres, Sabores, Comida, Estrelas Michelin, Henrique Sá Pessoa, Vasco Coelho Santos, Alexandre Silva, Louise Bourrat, Eclipse Celestial
Relacionadas

SOI. Cada dentada, uma surpresa

No coração do Cais do Sodré, fomos levados numa viagem vibrante pelos sabores intensos da street food asiática, com a assinatura criativa do chef Maurício Vale. Inspirado nas ruas da Tailândia, cada prato é uma surpresa que mistura autenticidade, irreverência e memória.

Mais Lidas
Sabores No Al-Sud, a tradição algarvia tem estrela Michelin

É um restaurante com estrela Michelin à beira de um campo de golfe, mas não perde de vista o ancestral receituário algarvio. No Al-Sud, em Lagos, o chef Louis Anjos reinterpreta, com engenho e respeito, os produtos que lhe são oferecidos pela costa e pelo barrocal.