Macallan Harmony Collection, uma nova experiência de beber whisky e café
“Era um café e um whisky, por favor!” A frase, tantas vezes repetida, ganhou um novo significado graças à Macallan, que apresentou um whisky Intense Arabica, inspirado no café.

A Maccallan não precisa de grandes apresentações. Os seus single malte de Speyside estão entre os mais conceituados do mundo, e mesmo o seu whisky de entrada, o Double Cask de 12 anos, funciona quase como um benchmark para outras marcas. As edições especiais, essas, quebram recordes em leilões − incluindo o Macallan 1926, vendido por 1,9 milhões de libras em 2019. Só uma garrafa. Mas mesmo nas prateleiras das lojas (da especialidade) não é raro os maiores admiradores gastarem milhares de euros num whisky.
Leva-nos esta introdução para a mais recente novidade da marca, o Harmony Collection Intense Arabica, um single malt inspirado no café que, felizmente (ainda) não chega a esses valores. Mas é definitivamente um whisky muito exclusivo – o preço recomendado pela Macallan é de 280 euros, sendo que esse valor já foi largamente ultrapassado nos revendedores. A Garrafeira Nacional, por exemplo, está a vender a 699 euros, e há outros ainda mais caros.

Como o nome avisa, este Harmony Collection Intense Arabica tem, então, essa ligação ao mundo do café, o que lhe confere umas notas muito próprias e diferentes. A ideia partiu do Whisky Maker (uma espécie de enólogo) da Macallan, Steven Bremner, notando que alguns dos barris guardados ofereciam notas de café muito mais evidentes do que noutros. De facto, esta é já a segunda edição da Harmony Collection, sendo que a primeira foi lançada o ano passado e celebrava o mundo do cacau.

Steven Bremner não se limitou, no entanto, a escolher alguns desses barris, antes embrenhou-se a fundo na produção do café, procurando compreender cada etapa, do campo até à chávena, e dando obviamente especial atenção a todos os aromas e sabores libertados. Rodeou-se dos maiores especialistas e concentrou-se sobretudo na Etiópia, considerada o berço do café (que terá nascido na região de Kaffa). Descobriu também – como presumimos que já desconfiava – as similitudes entre uma bebida e a outra, e de volta às caves procurou então as barricas que melhor representavam todo esse espírito do café que tinha aprendido. Procurou entre as barricas de carvalho europeu, que transmitem elementos mais ricos, como num expresso, mas também entre as barricas de carvalho americano, que trouxeram notas um pouco mais doces e suaves, como baunilha. Em todas tinham estagiado vinhos de Xerez.

Essa união transatlântica conferiu um maior equilíbrio ao whisky, sendo possível sentir essas nuances no copo. Nada de muito evidente, mais como algo que se vai deixando perceber… Igualmente agradável foi fazer harmonizar este Intense Arabica com diferentes tipos de café. Foi possível fazê-lo num jantar organizado pela Macallan – no bonito restaurante Erva, do Hotel Corinthia, em Lisboa – tendo a equipa escolhido dois tipos de café: Harrar e Guji. Ambos etíopes evidentemente, e disponíveis para quem procurar online. O primeiro muito mais seco e intenso, de acidez muito viva, e o segundo mais floral. Foi interessante perceber como ambos faziam sobressair as suas melhores características no whisky, e como este, por sua vez, "abria" os cafés. Nós, portugueses, percebemos perfeitamente a boa união que café e whisky fazem – por isso é que os pedimos tantas vezes "um café e um whisky, faz favor!" − mas este Macallan elevou a experiência para todo um outro nível.
Nota ainda para a embalagem, nada de muito luxuoso, ou bling, como se poderia esperar num whisky deste valor, mas antes uma embalagem muito discreta e feita exclusivamente com materiais reaproveitados e reciclados, incluindo cascas de grãos de café. A ideia, parece-nos, é ajudar este planeta A para que possa continuar a oferecer-nos bom café e melhor whisky.
Receita com Carolans. Milkshake e cocktail de caramelo salgado
Maioritariamente para consumo puro, com ou sem gelo, o famoso Carolans, muito bebido durante o Natal, resulta também em cocktails e receitas culinárias. Aprenda a fazer.
Sopa de abóbora e risotto de cogumelos. Há comfort food no Jamie's Italian
O restaurante italiano do famoso chef Jamie Oliver, no Príncipe Real, tem agora uma nova carta, após dois anos sem alterações. Os sabores ricos das massas e dos risottos, que tão bem sabem num dia frio de inverno, conquistaram-nos com facilidade.
Leiloada a garrafa de whisky espanhol mais cara do mundo
O whisky DYC 20 Grandes Maestros distingue-se pela sua qualidade, mas não só: a garrafa foi idealizada por um designer, que lhe inclui diamantes. Para beber e guardar, portanto.
Vinhos escolhidos a dedo para provar já
Num mês em que tradicionalmente se fazem pequenas reparações na vinha e ainda se iniciam novos enxertos em locais abrigados, eis seis vinhos ainda para provar conforme o gosto de cada um. Três tintos que vão do Douro ao Dão e Alentejo, dois brancos durienses e um açoriano que esteve “em parte incerta”.
Cocktails em casa, num minuto? O novo livro para iniciantes nesta arte
Cocktails simples, complicados, tradicionais - 60-Second Cocktails tem de tudo, e demonstra como qualquer pessoa se pode tornar num especialista.
Há um neo-bistro na Ericeira que vai revolucionar esta vila piscatória
A cozinha é de experimentação, as cores são do Oeste e os produtos locais, o café é de especialidade e vinho natural, a estética clean joga com a arte em volta. Por fim, Alex Horbenko, 31, é o chef responsável pelo The Capsule Cafe.
James Martin’s. Os altos e baixos de um whisky com um segredo e uma história bem portuguesa
De whisky de reis ao rei dos whiskies, esta é a história de um grande blend da escócia.
Como o Izakaya mudou as regras de jantar fora em Cascais
O japonês tem cumprido aquilo a que se propôs desde o verão passado, aquando da sua inauguração: dar conhecer a experiência da verdadeira típica tasca japonesa, com ajuda do chef executivo Tiago Penão, que já tinha feito o Kappo brilhar. Por sinal, não vimos nem metade. Fixe o nome.
A coleção de whisky mais valiosa do mundo
Viet Nguyen Dinah Tuan passou os últimos vinte anos a adquirir garrafas de whisky.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.
Nos próximos meses, o menu do restaurante do Ventozelo Hotel & Quinta será adaptado consoante a estação do ano. O lema é: cozinhar com o que a terra dá, no momento certo, onde cada prato enaltecerá o que de melhor a primavera trouxer.