Chef's Table: jantares inéditos de regresso ao Algarve até ao final do ano
A iniciativa dedicada ao fine dining regressa ao Pine Cliffs Resort, no Algarve, para celebrar o melhor da cozinha nacional.
O Chef's Table, iniciativa que celebra o melhor da alta cozinha, está de regresso e, desta vez, veio para ficar. Após uma série bem-sucedida e limitada a quatro eventos veranis com chefs como Vítor Sobral, Marlene Vieira e Rui Paula - e como parte das comemorações dos 30 anos do Pine Cliffs Resort - a experiência gastronómica encontra o seu lugar na cozinha do Mimo Algarve, um dos restaurantes do hotel, pelo menos até ao fim do ano.
Tal como o nome indica, cada momento do Chef's Table consiste num jantar de luxo, tanto no que toca aos sabores que chegam à mesa, como na cuidadosa seleção de vinhos nacionais. E conta com uma aproximação especial entre quem cozinha e quem come. Os participantes são recebidos pelos chefs e sommeliers do Pine Cliffs Resort, que também apresentam cada um dos oito momentos da refeição, preparados mesmo ali ao lado. Destaque para a cozinha do Mimo, aberta para a sala, que permite uma observação atenta do trabalho dos "artistas gastronómicos", seja para aprofundar os seus conhecimentos, satisfazer curiosidades, conhecer os produtos sazonais do Algarve e as variadas técnicas utilizadas.
Os jantares mantêm-se apenas para adultos e estão disponíveis tanto a hóspedes como para clientes externos ao resort. São também esperadas algumas edições especiais com chefs VIP convidados em datas ainda a anunciar. As reservas podem ser realizadas aqui.
Onde? Mimo Algarve, no Pine Cliffs Resort, Algarve. Quando? Todos os sábados, das 20 às 23h. Preço: a partir de €160 por pessoa.
Entre Cascais e Lisboa. Três restaurantes para experimentar agora
Um mexicano em Cascais, um sítio de brunch no centro de Lisboa e um rooftop com vista para a cidade. Todos portadores de menus absolutamente deliciosos, de comer e chorar por mais.
Vinhos para beber com serenidade
A chuva ainda não se manteve neste mês, mas já assustou algumas vindimas que ainda se fazem pelo país fora. Dois monovarietais brancos do Sul e do Norte e um ‘blend’ duriense, um tinto de vinhas velhas transmontanas e dois mais jovens do Alentejo e Douro compõem a lista de sugestões desta semana.
Há um novo restaurante na baixa lisboeta (e é tudo menos vulgar)
O edifício é histórico, o interior gracioso e o receituário português. No prato, a técnica apurada permite que os produtos regionais brilhem de forma divertida, com apresentação cuidada. É já ali, na rua dos Fanqueiros, que fica o In.Vulgar.
Vinhos que cheiram a outono
Num mês em que se inicia o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul, vinhos que começam a antecipar a nova estação.
Vinhos, queijos e vista para o rio Douro. Um dia de enoturismo na Quinta do Ventozelo
Para celebrar a época das vindimas, a Quinta de Ventozelo preparou um programa especial, que inclui visitas às vinhas da propriedade, passeios de barco pelo rio e sabores tradicionais da região - vinho incluído claro está.
Guest Chef Series. Vista Restaurante recebe jantares a quatro mãos
O primeiro Guest Chef Series acontece já a 9 de outubro e conta com o chef convidado Maksut Askar, do restaurante Neolokal, em Istambul, em duo com João Oliveira, chef do Vista Restaurante.
Arrebita Idanha Bio. Fine dining e rock no festival gastronómico da Beira Baixa
A 1 de outubro na aldeia de Penha Garcia e a 2 de outubro em Idanha-a-Velha, este festival gastronómico recebe nomes como Miguel Castro e Silva, Gil Fernandes e Ljubomir Stanisic. Conheça a programação.
Restaurante Animal e os encontros no bar do hotel
A notícia nem é mais um hotel lindo no centro da capital, o que o Hotel Hotel é, mas onde, em abono da verdade, muito poucos lisboetas ficarão hospedados. O convite é para ir ao restaurante Animal, que não tendo nada de selvagem é ideal para soltar os sentidos mais sofisticados no meio da sua floresta interior.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.