Barca Velha 2011 vs. Vega Sicilia Unico 2011. Uma prova cega entre os dois vinhos mais icónicos da península
Esta quinta-feira, dia 07 de Abril, o restaurante Oh!Vargas, em Santarém, organiza um duelo ibérico que opõe o nosso Barca Velha ao espanhol Vega Sicilia Único. Quem sairá vitorioso?

Os vinhos partilham o mesmo rio Douro e o ano, o fabuloso 2011. São, pelo menos em teoria, os dois vinhos mais icónicos da península ibérica e vão estar frente a frente numa épica batalha cega, para descobrir qual o favorito.
A prova é organizada pela Direct Wine Portugal, e acontece já esta quinta-feira, dia 07 de Abril, às 19h30. Estão previstos 25 lugares disponíveis para a prova, que terá um custo de 95,00 euros. Ao duelo segue-se um jantar, acompanhado não por Vega Sicilia e Barca Velha (cujas garrafas custam mais de 400 e 600 euros), mas por vinhos do também duriense Quinta dos Frades, sendo que um deles é o ‘Quinta dos Frades Grande Reserva tinto, da colheita de 2011.

O restaurante Oh!Vargas preparou uma ementa especial, com entrada de ‘puntillitas com maionese de tinta’, ‘berbigão com cebolada’, ‘salada de polvo e pimentos’, acompanhadas pela mais recente novidade da Quinta dos Frades, o ‘Quinta dos Frades Dona Sylvia branco 2020’. Como prato principal, será servida uma seleção de carnes grelhadas, batata loira e açorda de coentros, sendo o vinho escolhido para harmonizar precisamente o Reserva tinto de 2011. Para terminar, como sobremesa, o restaurante ribatejano selecionou um ‘bolo de chocolate especiado’, em maridagem com o ‘Quinta dos Frades Porto Vintage 2017’. O final perfeito para um duelo que se supõe épico.
Vinhos tradicionais para juntar família e amigos
Vários tintos, todos com uma forte tradição em regiões tão distintas como Alto Alentejo, Península de Setúbal, Douro e Toscana em Itália. Este último, de uma nova produção à venda em Portugal. O único branco é um icónico do Oeste.
Enóphilo Wine Fest, o festival de vinhos regressa a Lisboa
Um dos festivais mais estimados pelos fãs de enologia regressa à capital no próximo fim-de-semana, a 23 de abril, com diversas novidades fresquinhas (e alcoólicas).
Legado, o génio na garrafa
Apesar de ser responsável pelo Barca Velha, indiscutivelmente o vinho português mais famoso, não temos qualquer dúvida em afirmar que o Legado é o vinho que mais enche de orgulho a família por trás da Sogrape. Este 2017, que agora chega ao mercado, mostra como há bons motivos para isso.
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
Um speakeasy que celebra o glamour dos anos 1920 é a mais recente aposta do Le Monumental Palace, um hotel de cinco estrelas na Avenida dos Aliados. Entre cocktails de autor e clássicos revisitados com um toque moderno, há muito para provar.
António Costa Boal lançou os seus primeiros vinhos alentejanos, depois de anos a produzir em Trás-os-Montes e no Douro. Mas o crescimento não é um assunto encerrado.
The Chocolate by Penha Longa é a nova loja de chocolates, com chocolates artesanais de marca própria, inaugurada, como o nome indica, pelo Penha Longa Resort e localizada nas instalações do hotel.