8 vinhos Pinot Noir em prova na "1ª Sommelier Series"
Uma experiência no restaurante Sála que combina vinhos cuidadosamente selecionados, provenientes de regiões vinícolas prestigiadas, com um jantar pensado pelo chef João Sá. Limitado a oito pessoas, o evento está marcado para 16 de dezembro.
O Sála, localizado na baixa pombalina, sob a visão do chef João Sá, prepara-se para cativar os amantes de vinho com a estreia da 1ª Sommelier Series, uma experiência única que promete desafiar as expectativas. Em colaboração com os sommeliers Raquel Vieira e Francisco Cunha, experientes no universo gastronómico, a primeira edição, agendada para 16 de dezembro, traz um enfoque especial à casta Pinot Noir.
A seleção de vinhos é uma viagem sensorial por algumas das mais aclamadas regiões vinícolas do mundo, incluindo Patagónia, Estados Unidos, França e Nova Zelândia. Com referências de destaque como Bodega Chacra Patagonia Barda e Pommard Les Perrieres Vincent Dancer, a lista promete encantar os paladares mais exigentes.
João Sá destaca a abordagem única da Sommelier Series, onde o desafio é explorar o universo dos vinhos de forma irregular e transgressora. A primeira edição concentra-se na lendária casta Pinot Noir, conhecida pela delicadeza e versatilidade na produção de vinhos intensos ou frutados.
O menu preparado pelo chef João Sá é meticulosamente equilibrado para permitir que os vinhos brilhem, destacando-se pela intensidade e personalidade única. A noite é exclusiva para oito pessoas com custo de €200 (por pessoa). Além disso, o chef João Sá revela planos ambiciosos para as Sommelier Series em 2024, explorando temas como castas menos conhecidas, "vinhos laranja" e Syrah de diversas partes do mundo. Para agora, o convite é para uma experiência única com oito tintos Pinot Noir, onde o vinho se destaca como o protagonista indiscutível da mesa.
Um beachclub numa versão de inverno
Se há lá sensação melhor que encarar o mar durante o frio, num dia de sol, a comer o peixe do dia acabado de pescar. No inverno, todos os caminhos vão dar ao JNcQUOI Beach Club. Porque não?
A nova adega “em socalcos” da Quinta Nova
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo estreou uma adega que é quase uma escultura de homenagem ao Douro e também uma garantia contra as inevitáveis alterações climáticas.
Receita. Como fazer o prego tradicional do chef José Avillez?
A história do “prego” parece vir da Praia das Maças e de uma tasca gerida por Manuel Dias Prego que começou a servir carne dentro do pão. O petisco rapidamente se generalizou pelo país.
5 vinhos especiais que combinam com as festas
Dois brancos com curtimenta, dois tintos de sonho e um Porto muito antigo vão trazer uma alegria muito especial às festas.
Quinta Nova: Já chegou a nova colheita do Melhor Vinho de Portugal
A Quinta Nova está cheia de novidades, incluindo as novas colheitas dos Referência P28/P21 e P29/P21, este último eleito o Melhor Vinho pela ViniPortugal.
Será este o melhor champanhe do ano?
O Rare Millésime 2008 é, segundo um grupo de especialistas, uma garrafa para beber e recordar.
Um bar de champanhe e ostras na Avenida da Liberdade
Vindas do Algarve, de Setúbal e de Aveiro, o trio de ostras do Oyster & Champagne Bar acompanha com Piper-Heidsieck.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Jaquinzinho, o nome comum para carapaus pequeninos fritos parece ter origem num pescador de Sesimbra. Porém, no prato, foi a fadista Hermínia Silva que os popularizou.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.