Será este o melhor champanhe do ano?
O Rare Millésime 2008 é, segundo um grupo de especialistas, uma garrafa para beber e recordar.
É o líquido dourado mais apetecível na época das festas e não é difícil perceber porquê. Com uma complexidade aromática e um equilíbrio notáveis, o bom champanhe quer-se fresco, equilibrado e autêntico.
Os juízes do Champagne & Sparkling Wine World Championships concordam e é por isso que desempenham um papel crucial na avaliação de vinhos espumantes de todo o mundo. Esta prestigiada competição, que já vai na 12ª edição anual, reúne especialistas internacionais que, após duas semanas de avaliação no início do ano, revelam os resultados para 2023.
O título de "Campeão Mundial Supremo" foi concedido à colheita de 2008 do Millésime Rare Champagne da Piper-Heidsieck. Este reconhecimento não se refere a uma garrafa convencional, mas sim a um formato magnum, conferindo-lhe características de envelhecimento superiores devido ao seu tamanho de 1,5 litros. O gargalo mais estreito minimiza a presença de ar, reduzindo a aeração e a oxidação.
O Millésime é conhecido pelo aroma distintivo que revela notas típicas de pera e maçapão, mas a colheita de 2008 adiciona uma concentração de elementos primaveris frescos, como flor de laranjeira, juntamente com um toque cítrico picante que permanece presente no paladar. Vendido a $209 (€189,77) por garrafa, que tem o dobro da quantidade padrão, este champanhe destaca-se pela complexidade e estrutura fora do comum.
5 vinhos especiais que combinam com as festas
Dois brancos com curtimenta, dois tintos de sonho e um Porto muito antigo vão trazer uma alegria muito especial às festas.
4 vinhos que são autênticas experiências
Final do ano com algumas podas a decorrer numa altura em que o frio dita as horas de trabalho. Dois tintos que ditam uma experiência, um que tem dado que falar e um porto duriense declarado vintage.
Panetone Dolce & Gabbana à venda no Porto
Estes panetones, que são assinados pela dupla de designers Dolce & Gabbana em parceria com a doçaria Fiasconaro, estão exclusivamente à venda na Vermuteria.
Lisbon Beer Department celebra com música, cerveja e solidariedade
Em Marvila, no dia 6 de janeiro, o festival "Ouro, Incenso e Birra" oferece uma jornada festiva com bebidas artesanais, um cartaz de estrela e o apoio à Associação Jorge Pinto.
8 vinhos Pinot Noir em prova na "1ª Sommelier Series"
Uma experiência no restaurante Sála que combina vinhos cuidadosamente selecionados, provenientes de regiões vinícolas prestigiadas, com um jantar pensado pelo chef João Sá. Limitado a oito pessoas, o evento está marcado para 16 de dezembro.
A nova adega “em socalcos” da Quinta Nova
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo estreou uma adega que é quase uma escultura de homenagem ao Douro e também uma garantia contra as inevitáveis alterações climáticas.
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
O restaurante italiano é já uma bem conhecida e obrigatória paragem no roteiro desta trufa. Uma vez mais, o chef Tanka Sapkota não desiludiu e conseguiu uma trufa branca com quase 700 gramas para arrancar a época. O espécime teve de vir de avião, no colo da fornecedora, ou não chegava a tempo.
A história do “prego” parece vir da Praia das Maças e de uma tasca gerida por Manuel Dias Prego que começou a servir carne dentro do pão. O petisco rapidamente se generalizou pelo país.