Provas comentadas e harmonizações com estrelas Michelin. Essência do Vinho regressa ao Porto
A iniciativa regressa ao Palácio da Bolsa de 23 a 26 de fevereiro e conta com mais de quatro mil referências vínicas a descobrir.
Até ao final da semana, todos os caminhos vão dar à Essência do Vinho, uma das iniciativas vínicas mais conhecidas do país. Afirma-se como a "principal experiência de vinho em Portugal", e talvez com uma certa razão (no ano passado, quase 80% dos participantes afirmaram querer voltar numa próxima vez). A iniciativa está, pois, de regresso ao Porto para a sua 19ª edição na cidade, e conta animar os salões do Palácio da Bolsa, classificado como Património Mundial pela UNESCO, de 23 a 26 de fevereiro.
O que podemos esperar da edição deste ano? Mais de quatro mil referências de vinho e um complexo programa de provas comentadas, quinze na realidade, e três harmonizações (sujeitos a bilhete). De nomes a manter em mente, destacamos Susana Balbo, a primeira enóloga da Argentina, o espanhol José Peñín, figura incontornável na área, António Loureiro, chef do restaurante A Cozinha, em Guimarães, galardoado com uma estrela Michelin, e o chef Tiago Bonito, da Casa da Calçada, em Amarante, também vitorioso no caminho das estrelas.
Ver esta publicação no Instagram
Top 10 Vinhos Portugueses
O Essência do Vinho arranca com a famosa prova Top 10 Vinhos Portugueses (não disponível ao público) na qual um júri internacional irá avaliar diversos vinhos em prova cega. Este ano estão pré-selecionadas um total de 60 amostras, entre brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados, que obtiveram as melhores pontuações no ano findo dadas pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Os resultados serão anunciados esta sexta-feira, 24.
Onde? Palácio da Bolsa, Porto. Quando? 23 de fevereiro, das 15h às 20h. 24 e 25 de fevereiro, das 15h às 21h. 26 de fevereiro, das 15h às 19h. Bilhetes de entrada no local: dias 23, 24 e 26: €25. Dia 25: €30. Programação completa e outras informações aqui.
Immerso. Uma escapadela até ao Oeste
É o primeiro cinco estrelas da Ericeira e faz bem justiça ao nome que escolheu: sentimo-nos completamente imersos na paisagem do Oeste, apenas a 1h da capital.
Começar o ano de frente para o mar
Na praia do Sul (ou da Baleia, se formos oficiais), na Ericeira, há um café restaurante rejuvenescido de seu nome Balagan. Vamos até lá para o primeiro all day brunch do ano?
2014 é ano de Barca Velha, perdão, Reserva Especial!
De Barca Velha a Reserva Especial, esta é a história de dois vinhos que podiam perfeitamente passar um pelo outro.
Como o Izakaya mudou as regras de jantar fora em Cascais
O japonês tem cumprido aquilo a que se propôs desde o verão passado, aquando da sua inauguração: dar conhecer a experiência da verdadeira típica tasca japonesa, com ajuda do chef executivo Tiago Penão, que já tinha feito o Kappo brilhar. Por sinal, não vimos nem metade. Fixe o nome.
Vinhos para dar as boas-vindas à primavera
A três dias do início de uma nova estação, um tempo em que os dias se alongam cada vez mais, dois Portos, um clássico e um fora da caixa, um champanhe, um branco e dois tintos que atravessam fronteiras.
Vinhos para antecipar a primavera
Chegámos ao mês da fase “pintor”, em que se inicia a maturação das uvas e estas começam a ganhar cor. Para assinalar o momento, elegemos quatro tintos dos Açores, Tejo, Douro e Alentejo e dois brancos com madeira.
Taboadella. A quinta, a casa, a adega e o vinho
O Dão foi o primeiro amor de Américo Amorim no mundo dos vinhos. Agora, a sua filha Luísa está a transformar a Taboadella num ex-líbris da região, que a MUST foi visitar.
E se um hotel no Douro o convidasse a jantar com os melhores produtores de vinho da região?
É assim a primavera no restaurante Raiva do Octant, placidamente situado nas margens do rio, em Castelo de Paiva. A MUST foi conhecer as Semanas do Produtor e veio de lá encantada: com os vinhos, a comida, a hospitalidade e as estórias daqueles belos socalcos.
Dos Açores ao Alentejo, vinhos para viajar sem sair de casa
Um mês para aguardar a primavera, preparar as novas safras e provar alguns vinhos prontos para engarrafar ou estagiar. Um tinto e um branco do Alentejo, dois tintos do Douro e Tejo, um Porto velho e um espumante certificado pela primeira vez.
Gil Fernandes, chef. "Tenho a vontade de passar a palavra do que é a gastronomia portuguesa além-fronteiras"
É o chef mais jovem da história do Fortaleza do Guincho, em Cascais, e tem segurado a sua estrela Michelin com ganas e delicadeza, e sabores da costa portuguesa – que estão ali, mesmo em frente à sua janela. A nova carta é disso exemplo, uma viagem afetiva ao universo dos sabores, ele que sempre nos confirma que a simplicidade é a última sofisticação.
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
A marca francesa abriu um novo espaço com a cozinha chefiada por Cyril Lignac.