Paulo Alves e Rui Rosário. Um duelo de sabores no Praia no Parque
Na primeira edição da "Barra Aberta", provámos seis pratos cuidadosamente elaborados que surpreenderam com técnicas refinadas e um ingrediente secreto que realçou cada momento. A experiência ao vivo, que se estenderá pelos próximos meses, promete continuar a encantar os amantes da alta gastronomia.

Numa manhã de sábado, fomos conhecer o primeiro capítulo das quatro edições da Barra Aberta do chef Paulo Alves. Ao longo dos próximos meses – outubro, novembro e dezembro – o chef recebe quatro convidados, dois especializados em gastronomia japonesa e dois em cozinha contemporânea. Juntos, apresentam um menu composto por vários momentos, destacando um ingrediente secreto. A Must foi testar a primeira edição que contou com a presença do chef Rui Rosário.

O almoço começou com um toque inesperado: um tataki de atum que abriu, definitivamente, o apetite. No total, foram seis pratos, cada um apresentado por um dos dois chefs, que assumiam alternadamente o comando da barra. O primeiro momento foi apresentado por Paulo Alves, com uma gamba vermelha crua servida sobre um molho holandês, acompanhada por uma mistura de tomate, chalota e coentros, todos picados finamente. O molho fresco que envolvia os ingredientes criava um contraste harmonioso com o molho holandês. Em seguida, Rui Rosário foi o responsável pelo segundo prato, uma verdadeira viagem nostálgica à sua experiência no Praia no Parque. Apresentou lírio envolto num molho de umeboshi – uma ameixa japonesa – e algas marinadas em dois tipos de vinagres japoneses, que proporcionavam um contraste fascinante ao sabor naturalmente doce do peixe.
View this post on Instagram
Ainda nas mãos do chef convidado, foi-nos servido o que se tornou o nosso prato favorito: a "Cebolada de Atum", uma reinterpretação de um prato do seu restaurante Sugoi!. O nome, embora simples, não faz justiça ao prato apresentado. Um dos encantos da barra é poder assistir à preparação dos pratos, e aqui observámos as técnicas minuciosas aplicadas. O arroz, por exemplo, foi moldado com as mãos humedecidas, como deve ser na cozinha nipónica. Este foi coberto com seis fatias de atum perfeitamente cortadas, e finalizado com cebola crua marinada, que havia perdido o seu ácido, tornando-se suave e equilibrada, destacando-se como a verdadeira estrela do prato.

O último momento salgado antes das sobremesas trouxe Paulo Alves de volta à liderança. Apresentou um salmonete acompanhado de cogumelos. A pele do peixe, previamente temperada com flor de sal, foi dourada com um maçarico, conferindo-lhe uma textura estaladiça, sem perder a frescura do peixe. A apresentação do prato, como em todos os anteriores, foi impecável, cada detalhe cuidadosamente pensado.
Já nas sobremesas, Paulo Alves iniciou com um brownie, colocado sobre um creme de baunilha e coberto com ganache de chocolate, finalizado com folhas de shissô, que trouxeram frescura ao prato. De seguida, Rui Rosário surpreendeu com uma sobremesa menos doce, mas igualmente deliciosa: dióspiro cortado em pequenos cubos, servido com um gelado de arroz e trigo sarraceno, que adicionava uma textura crocante e contrastante, complementando os sabores de forma subtil.
No final da refeição, o chef Rui Rosário revelou o segredo por detrás de todos os pratos: o vinagre foi o ingrediente chave, utilizado de diferentes formas para realçar os sabores e contrastes de cada momento do menu.

Para quem quiser experimentar, as próximas edições da Barra Aberta acontecem nas seguintes datas: a 2 de novembro com Lucas Azevedo, a 30 de novembro com Daniel Estriga, e a 7 de dezembro com André Cruz, do estrelado restaurante Feitoria, que encerrará este ciclo gastronómico imperdível. Em termos de valor, €80 é o custo por pessoa (sem bebidas).
Onde? Praia no Parque - Alameda Cardeal Cerejeira, Lisboa. Reserva? 968 842 888 ou reservasparque@apraia.pt.
No Belvedere janta-se como um rei
No coração de Cascais, no Grande Real Villa Itália, somos transportados numa viagem pela história e sabores italianos. Inspirado no último rei de Itália, Humberto II, que fez de Cascais o seu lar no exílio, o espaço combina a sofisticação do fine dining com pratos tradicionais, alguns deles favoritos da Casa Real de Saboia.
20 anos de Eleven, uma instituição gastronómica
O restaurante lisboeta com estrela Michelin há mais tempo comemora 20 anos. Celebra-os à mesa, como parece natural, mas por vezes a mesa pode não estar no local mais evidente.
Na Tasca da Memória “come-se à grande e à portuguesa”
O Porto tem uma nova morada gastronómica, onde os pratos tradicionais recebem um toque mais sofisticado, por vezes até surpreendente. E, mesmo quando falham, nunca pecam por falta de generosidade.
Festa da Trufa: celebra-se a Trufa Branca d’Alba no Come Prima
O ingrediente mais raro e esperado todos os anos é a personagem principal de oito pratos, da entrada à sobremesa, no restaurante italiano em Lisboa. Provámos alguns pratos do menu disponível de 20 a 30 de novembro.
São Jorge. As maravilhas de uma ilha ainda por descobrir
Percorremos, em ritmo de corrida, os mais bonitos trilhos das chamadas ilhas do Triângulo, bastantes próximas umas das outras, mas todas com encantos diferentes. Com tempo e vontade para percorrer longas distâncias, subimos e descemos por onde nenhum carro passa, apenas pelo prazer de lá chegar. Na primeira leva, vamos até São Jorge.
Meditar, rejuvenescer e descansar, eis a proposta do Vermelho Melides Hotel que, entre 6 e 9 de abril, recebe a segunda edição de um retiro que convida à desaceleração e ao equilíbrio mental.
Este edifício histórico do século XVIII, agora gerido pelo Penha Longa Catering, conjuga a riqueza da sua herança com um ambiente natural, tornando-se um espaço versátil e elegante para celebrações exclusivas.
Está quase finalizado o NAMA House, um novo conceito de luxo residencial na linha de Cascais, uma fusão perfeita entre sofisticação contemporânea e a serenidade da costa portuguesa, a começar nos 500 mil euros por apartamento.
O ranking do Leading Courses posiciona o Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort entre os melhores resorts da Europa. Os seus dois campos de golfe, Praia D’El Rey Golf Course e o West Cliffs Golf Course, foram o grande destaque e este resort passa a ser o melhor classificado em Portugal.