O vinho português para brindar na coroação de Carlos III
A Taylor’s acaba de lançar uma edição muito especial e rara de vinho do Porto, o Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port, criado especialmente para celebrar a coroação do Rei Carlos III.
O vinho foi engarrafado, expedido e oferecido a Sua Majestade o Rei Carlos III, bem a tempo do dia da coroação. Fundada em 1692, a Taylor’s é sem dúvida uma das mais antigas e respeitadas casas de Vinho do Porto, com direito a Royal Warrant e tudo. Também não é segredo para ninguém que o vinho do Porto e os ingleses partilham uma longa história, e muitas das casas continuam a ser geridas por famílias que dividem o seu coração entre o nosso país e o Reino Unido. É, mais uma vez, o caso da Taylor’s, que desde os Bearsley, depois os Taylor, os Fladgate e os Yeatman foi sempre uma empresa familiar, que assistiu já aos dois reinados mais longos da monarquia britânica − o da rainha Vitória e o de Isabel II, obviamente. Carlos III é o 15º monarca britânico a reinar na vida da empresa, pelo que não será de estranhar que os ingleses queiram celebrar essa ocasião com um Porto "à altura da ocasião, extraído entre os mais antigos e raros vinhos que envelhecem em casco nas caves da empresa", e assim "desejar a Sua Majestade um longo e notável reinado", referiu Adrian Bridge, o Diretor Geral da Taylor's.
David Guimaraens, Diretor Técnico e de Enologia da Taylor’s (e um descendente dos Fladgate), acrescenta que "os componentes do lote desta edição limitada foram cuidadosamente selecionados pelo seu equilíbrio e complexidade. Décadas de envelhecimento em cascos de carvalho deram-lhes uma força e uma profundidade majestosa, desenvolvendo uma notável frescura e vitalidade."
As Caves Taylor’s
Vale a pena conhecer as caves da Taylor’s, hoje integradas no World of Wine (WoW) em Vila Nova de Gaia. Foram construídas há séculos para oferecer as condições ideais de envelhecimento do vinho do Porto, guardado em barricas que se estendem por enormes salas a perder de vista, de paredes grossas em granito e tetos muito altos, para conservar a temperatura baixa e constante ao longo de todo o ano. A proximidade ao rio Douro e ao oceano Atlântico fornecem ainda a humidade necessária para o bom envelhecimento.
O Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port é por tudo isto um vinho majestoso. Exuberante nos aromas, apresenta uma cor bastante escura ainda, apesar da idade. Tem toda a complexidade que apenas muitas décadas de estágio em casco de carvalho possibilitam, sendo que notas balsâmicas conferem-lhe um toque de frescura que contrabalança muito bem os aromas mais quentes de caramelo e de especiarias. A acidez e o álcool estão maravilhosamente integrados, e oferece aquela textura suave e sedosa que é a imagem de marca dos melhores vinhos do Porto.
Não sabemos ainda se Carlos III irá realmente levantar o copo com este Porto, mas, como disseram à Must da Taylor’s, "só podemos confirmar que Sua Majestade gosta de vinho do Porto e que este é incrível e lhe é dedicado". Long live the King!4 vinhos e suas histórias: um rosé, um espumante, uma casta mal-amada e uma estreia duriense
Num mês em que a expressão das vinhas começa a ser mais evidente, a “aliança” de um português e de um austríaco, um espumante democrático, uma homenagem a uma casta mal-amada e uma estreia duriense.
Afinal, o que vai Carlos III vestir na cerimónia de coroação?
Sustentabilidade e eficiência justificam a escolha do rei ao optar por usar as vestes do seu avô no grande dia da sua coroação.
Village by BOA. O novo hotel do centro do Porto
O caos da cidade desaparece completamente neste espaço tranquilo, no coração da invicta, que quer trazer o conforto e liberdade das nossas casas para as férias.
4 vinhos e as suas histórias: vinho da talha, um rosé, um natural do Douro e uma experiência improvável
Maio, ou na versão endeusada dos romanos, Maya, é geralmente um mês de muito trabalho na vinha. Aqui segue-se a rota do românico no Alentejo, ouve-se um grito de liberdade no Douro e percebe-se a cor rosada de dois durienses.
Isto Lembra-me Uma História: Eles não cantam para o Rei Charles
A dois meses da coroação do monarca britânico, a lista de artistas que recusaram o convite continua a crescer a uma velocidade bem maior do que aquela a que cresce o alinhamento dos que participam na cerimónia.
Apreciador de vinhos? Há uma prova especial no Douro, em Murça
No próximo fim de semana, nos dias 2 e 3 de junho, todos os caminhos vão dar a Murça para a primeira grande festa dos vinhos brancos do Douro - a "Vinhos Brancos na Praça".
A enigmática história de um diamante da coroa inglesa
O Koh-i-Noor foi dado à rainha Vitória em meados do século XVIII. Hoje, continua a ser uma das joias mais controversas da coroa britânica, tanto pela sua maldição, como pela forma como foi obtida.
4 vinhos e as suas histórias: um vinho de trilogia, um Pinot Noir, um Moscatel do Douro e um palhete transmontano
Em junho trata-se a vinha e, mesmo com o tempo que não ajuda, já se vislumbram os primeiros cachos. Um tinto que representa uma das três estações do Douro, um Pinot e um Moscatel do planalto de Alijó e a tradição de brancos e tintos juntos numa garrafa.
E os melhores vinhos para sardinhas são…
A sardinha é um peixe fácil e dá-se bem com muitos vinhos, mas de alguns é melhor fugir a sete pés. Vamos então descobrir onde apostar e o que evitar.
Em colaboração com a Flos, as duas marcas italianas desenvolveram candeeiros de mesa com variações de tamanho e cor que são autênticas esculturas.
Este sábado, 9, o restaurante algarvio celebra os ingredientes sazonais na quinta edição da iniciativa Austa+ Friends.
Provavelmente. Mas tal como com a cerveja, um automóvel deve ser experimentado para se determinar se sim ou sopas. Foi o que fomos fazer ali à Califórnia.
Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.