Afinal, o que vai Carlos III vestir na cerimónia de coroação?
Sustentabilidade e eficiência justificam a escolha do rei ao optar por usar as vestes do seu avô no grande dia da sua coroação.




A espada da oferenda é presa à cintura do soberano através do cinto, no momento em que a espada será passada ao Rei. A luva da coroação usada pela primeira vez por George VI também vai voltar a ver a luz do dia. Destina-se a segurar o ceptro durante a coroação. Confecionada em couro branco, bordado com fio de metal dourado, arame e lantejoulas, é forrada com cetim vermelho. Lord Indarjit Singh, de Wimbledon, presenteará o rei com a luva na coroação.

O manto de estado do rei, que ele usará na chegada, é feito de veludo carmesim. O rei George VI, avô de Charles, usou-o na sua coroação em 1937. O manto da rainha foi originalmente feito para a rainha Isabel II, em 1953. Também é feito de veludo carmesim.
Coroas e Joias
Carlos III será coroado com a Coroa de Santo Eduardo, um dos símbolos icónicos da monarquia britânica, criada para a coroação de Carlos II em 1661. A coroa foi discretamente removida da Torre de Londres em dezembro passado para ser redimensionada para o monarca. Composta por um orbe e uma cruz, a coroa de 2,2 quilos tem tampa de veludo roxo com faixa de arminho e é composta por moldura de ouro maciço cravejada de rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas.

O rei mudará para a coroa do estado imperial mais leve no final da cerimônia para a procissão de volta ao palácio. O orbe, uma bola dourada com uma cruz cravejada de joias, será colocado na mão direita do monarca no momento da investidura. O rei também será presenteado com dois ceptros, destinados a representar o poder e a governação da Coroa. O orbe e os ceptros permanecem com o monarca até à sua morte e sua remoção marca o fim de seu reinado. O rei também usará um anel composto por uma safira com uma cruz de rubi cravejada de diamantes. Apelidado de Anel do Soberano, foi feito para a coroação do rei William IV em 1831 e a partir de então todos os soberanos o usaram nas respetivas cerimónias.
Pontualidade britânica. Os relógios da família real
Uma análise visual aos pulsos da família real britânica.
O vinho português para brindar na coroação de Carlos III
A Taylor’s acaba de lançar uma edição muito especial e rara de vinho do Porto, o Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port, criado especialmente para celebrar a coroação do Rei Carlos III.
Controversa na medida certa, a tonalidade mais doce da paleta cromática quebra ideias pré-concebidas ao pintar todas as peças, e vestir todos os estilos, com máxima atitude. Em look total, ou em apontamentos, a liberdade é tendência.
De peças de roupa intemporais a acessórios elegantes e gadgets práticos, reunimos uma seleção de presentes que combinam estilo, sofisticação e funcionalidade para oferecer a quem nos é mais especial.
Eis a nossa seleção dos homens com mais estilo, entre desportistas olímpicos, atores, apresentadores e outros nomes portugueses conhecidos.
A Veja une-se ao coletivo japonês Sashiko Gals para criar uma edição limitada do modelo Panenka, reinventado com a arte centenária do bordado "sashiko". Com apenas dez pares cosidos à mão, esta colaboração celebra o encontro entre entre as duas tradições, unindo design contemporâneo e sustentabilidade.