Prazeres / Artes

A excelência e o saber-fazer da Bottega Veneta chega ao mundo da decoração

Em colaboração com a Flos, as duas marcas italianas desenvolveram candeeiros de mesa com variações de tamanho e cor que são autênticas esculturas.

Foto: @Bottega Veneta
15:33 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

A Bottega Veneta nasceu em 1966, fundada por Michele Taddei and Renzo Zengiaro, em Vicenza, em Itália. A Flos, uma marca de instalações luminosas, foi fundada em 1960 e 13 anos depois comprou a empresa Arteluce, uma empresa também de candeeiros do designer Gino Sarfatti. É de um candeeiro deste designer que esta colaboração surge. Foi exatamente no ano de fundação da Bottega Veneta, em 1966, que Sarfatti desenhou o Model 600 e, a partir daí, este modelo tornou-se uma peça de design de culto. Esta peça, descontinuada pela marca, aparece esporadicamente no mercado em segunda-mão, mas é rapidamente adquirida pelos fãs de design e de decoração.

O candeeiro desenhado por Sarfatti era revolucionário pela mistura de materiais e pela sua nova mobilidade.
O candeeiro desenhado por Sarfatti era revolucionário pela mistura de materiais e pela sua nova mobilidade. Foto: @Flos

O candeeiro desenhado por Sarfatti era revolucionário pela mistura de materiais e pela sua nova mobilidade. O topo em metal assentava numa base de pele mole, cheia com pellets de chumbo, que conferia um aspeto flexível e móvel à peça. Há quem diga que a base seria inspirada em malas ou num cinzeiro pousado num sofá, mas uma coisa é certa, lembra facilmente as primeiras carteiras da Bottega Veneta, também em cabedal mole.

A trama aparece tanto na versão mais plana do Bottega Veneta Intrecciato, como na versão mais inchada e fofa do Intrecciato foulard.
A trama aparece tanto na versão mais plana do Bottega Veneta Intrecciato, como na versão mais inchada e fofa do Intrecciato foulard. Foto: @Bottega Veneta

Nesta versão do Model 600, a marca de moda mantém o design original quase intacto, mas apodera-se da base de cabedal e transforma-a com a sua técnica de tecer com pele de vitela associada à era do atual diretor criativo, Matthieu Blazy. A trama aparece tanto na versão mais plana do Bottega Veneta Intrecciato, como na versão mais inchada e fofa do Intrecciato foulard. A base do candeeiro permanece moldável, possibilitando luz direta ou indireta dependendo do ângulo a que coloca o braço de metal.

A lâmpada, incluída na compra, é um LED, mas mantém o formato de lâmpada da versão dos anos 60 do candeeiro.

Os candeeiros surgem em preto, cinzento, vermelho, verde esmeralda e, claro, o reconhecível verde Bottega Veneta.
Os candeeiros surgem em preto, cinzento, vermelho, verde esmeralda e, claro, o reconhecível verde Bottega Veneta. Foto: @Bottega Veneta

Os candeeiros, disponíveis numa versão mais pequena com 23,3 centímetros de altura e numa versão maior com 32,6 centímetros, surgem em preto, cinzento, vermelho, verde esmeralda e, claro, o reconhecível verde Bottega Veneta. As peças colaborativas que variam entre 1.500 e 4.400 dólares já estão disponíveis para venda no website da Bottega Veneta.

Saiba mais Prazeres, Artes, Decoração, Design, Bottega Veneta, Flos, Matthieu Blazy, Model 600, Luxo
Relacionadas

Livro. Os 100 anos da Loro Piana

De comerciantes de lãs a maiores processadores de caxemira do mundo, a família Loro Piana tem uma história muito especial que é contada, com todo o cuidado, nesta edição comemorativa da editora Assouline. Uma excelente forma de celebrar o centenário da luxuosa marca italiana.

Mais Lidas