Prazeres / Artes

Livro. Os 100 anos da Loro Piana

De comerciantes de lãs a maiores processadores de caxemira do mundo, a família Loro Piana tem uma história muito especial que é contada, com todo o cuidado, nesta edição comemorativa da editora Assouline. Uma excelente forma de celebrar o centenário da luxuosa marca italiana.

Foto: Assouline | Courtesy of Loro Piana
29 de outubro de 2024 | Madalena Haderer

A marca italiana Loro Piana, famosa pela qualidade dos seus tecidos e peças de vestuário em caxemira e lã de vicunha, é, há muitos anos, sinónimo de luxo. Provavelmente, há tantos anos quantos os que a marca faz este ano: 100. É que o conhecimento das fibras e de como as trabalhar já vinha de trás. A verdade é que a família Loro Piana, original da região italiana de Trivero, já comercializava lãs desde o início do século XIX. Porém, a marca que hoje conhecemos só havia de ser fundada em 1924, por Pietro Loro Piana. Em 1941, o seu sobrinho Franco assumiu a direção e, de pois da Segunda Guerra Mundial, a marca começou a consolidar sua reputação como fornecedora de tecidos de lã e caxemira de alta qualidade para a crescente indústria da alta-costura, tanto na Itália quanto no exterior. Na década de 1970, Sergio e Pier Luigi Loro Piana (irmãos e filhos de Franco) assumiram o comando, desenvolvendo uma rede de comércio internacional que transformou a marca numa referência global. Uma história emocionante, muito influenciada pelas vicissitudes do século XX, e que a Assouline conta com todo o detalhe nesta edição muito especial chamada Loro Piana: Master of Fibers.

O livro está guardado numa caixa tipo estojo forrada a tecido
O livro está guardado numa caixa tipo estojo forrada a tecido "Tela Sergio" da Lora Piana Foto: Assouline | Courtesy of Loro Piana

A Loro Piana é conhecida por dominar cada etapa da sua produção, desde a seleção das fibras até o acabamento final, combinando tradições centenárias e tecnologia de ponta para garantir que os seus materiais têm a melhor durabilidade e suavidade possível. A marca é a maior processadora de caxemira do mundo, orgulhando-se de obter as matérias-primas mais finas e raras, como caxemira de cabritos da China e Mongólia, vicunha dos Andes, lã Merino extra-fina da Austrália e Nova Zelândia, e fibra da flor de lótus de Mianmar.

Esta edição da Assouline é encadernada à mão e com pranchas coloridas aplicadas manualmente em papel de qualidade artística
Esta edição da Assouline é encadernada à mão e com pranchas coloridas aplicadas manualmente em papel de qualidade artística Foto: Assouline | Courtesy of Loro Piana

Em 2013, a LVMH adquiriu uma participação maioritária na Loro Piana, e manteve o foco em materiais naturais e processos artesanais. A marca oferece uma linha completa de roupas, acessórios e até móveis de luxo, com todas as coleções de vestuário e acessórios a serem feitas em Itália, de acordo com os mais altos padrões de artesanato, sofisticação, conforto e intemporalidade.

Franco Loro Piana tinha um imenso respeito pela Natureza – uma forma de estar que transmitiu aos seus filhos Sergio e Pier Luigi
Franco Loro Piana tinha um imenso respeito pela Natureza – uma forma de estar que transmitiu aos seus filhos Sergio e Pier Luigi Foto: Assouline | Courtesy of Loro Piana

Esta saga familiar é contada, de uma ponta à outra, pelo jornalista e historiador Nicholas Foulkes que, com recurso a documentos históricos e fotografias da família, leva o leitor numa viagem que começa no século XIX, com o passaporte atribuído ao mercador de lãs, e vai passando pelo grandes marcos desta empresa familiar.

Sergio and Pier Luigi Loro Piana inspecionam os fardos de lã que chegam da Austrália e da Nova Zelândia
Sergio and Pier Luigi Loro Piana inspecionam os fardos de lã que chegam da Austrália e da Nova Zelândia Foto: Assouline | Courtesy of Loro Piana

Este volume artesanal de 196 páginas apresenta 150 ilustrações e é guardado numa caixa luxuosa de abertura tipo estojo, revestida com o tecido Loro Piana Tela Sergio, feito de algodão e linho, um dos tecidos de linho favoritos de Sergio Loro Piana. A capa é uma demonstração do savoir-faire da Maison e um prazer tátil, uma referência às qualidades sensoriais da marca.

O livro faz parte da Ultimate Collection da Assouline e é encadernado à mão com técnicas tradicionais e com pranchas coloridas aplicadas manualmente em papel de qualidade artística. Qualidade essa que se vê no preço – Loro Piana: Master of Fibers está disponível para compra no site da Assouline e custa 1200 euros.

Saiba mais Artes. Livros. Assouline. Loro Piana. Moda. Estilo.
Relacionadas

O livro das obras de arte a metro

Há muito que a Taschen já habituou os seus leitores a livros bonitos, mas, desta vez, a editora alemã esmerou-se. "The Book of Printed Fabrics" é uma viagem através de quatro séculos de padrões de tecidos e é um verdadeiro regalo para os olhos.

Livro. Os 200 anos da Quinta Avenida

O aniversário desta Meca do luxo vai ser celebrado em grande, com uma publicação especial da editora Assouline. O livro "Fifth Ave: 200 Years of Stories and Legends" conta a história da avenida mais famosa do mundo e de como ela reflete a evolução e transformação de Nova Iorque nos últimos dois séculos.

Livro. O perfil mais completo do mestre de “A Grande Onda”

Hokusai é um dos maiores artistas plásticos japoneses de todos os tempos. Ao longo de sua longa carreira, produziu mais de 30.000 obras e influenciou artistas europeus como Van Gogh, Monet e Gauguin. Esta edição da Taschen, com as suas 722 páginas, é o mais completo livro alguma vez publicado sobre a sua carreira.

"Blinds": A primeira escultura ao ar livre de Martin Margiela

Conhecido por redefinir o conceito de moda, o designer surpreende com a sua primeira escultura ao ar livre. A peça monumental ocupa um lugar de destaque na renovada Schuttershofstraat, em Antuérpia, e desperta a curiosidade de quem por lá passa.

Livro. A Bíblia do estilo James Bond

Se a estética do espião mais famoso do mundo fosse realidade, o mais provável é que o MI6 levasse o governo de Sua Majestade à falência. Mas, desde quando é que uma coisa precisa de ser real para ser apreciada?

Mais Lidas
Artes Valsa perdida de Chopin foi encontrada

Foram precisos 200 anos para que esta música do compositor polaco voltasse a ver a luz do dia. Foi descoberta por acaso, no arquivo de um museu nova iorquino, e diz quem sabe que foi, provavelmente, escrita em tenra idade e que o mais provável é que o músico preferisse que continuasse escondida numa gaveta.