'Compass'. Ciclo de jantares inéditos no SÁLA arranca este sábado
A partir de 26 de fevereiro, o restaurante lisboeta é palco de diversas experiências gastronómicas de comer e chorar por mais. João Sá junta-se a chefs portugueses e internacionais num ciclo de jantares a que não pode faltar.
O restaurante SÁLA, do chef João Sá, foi o local escolhido para um ciclo de experiências gastronómicas inéditas, a primeira já este fim de semana, no dia 26 de fevereiro. A bússola, compass em inglês, foi o objeto que inspirou a iniciativa, cujo objetivo passa por lançar pistas para o futuro da gastronomia em Portugal, numa fusão de espaços e tempos. Criar, desafiar e reinterpretar - é assim que o chef define o ciclo Compass. "Gosto de reinventar a cozinha portuguesa, de descontextualizar, de ser familiar e dissonante. Partimos desta ideia de multiculturalidade, de integração de influências de Norte a Sul, passando por África, Brasil, Goa, Japão, Ásia, América", explicou aos meios de comunicação.
Ver esta publicação no Instagram
No dia 26, às 19h30, o jantar será a quatro mãos com a presença do nortenho João Oliveira, chef do restaurante Vista, vencedor de uma estrela Michelin, e o tema será "Trocar as voltas ao Norte e Sul. O que é a identidade?" O intuito é que cada chef reinterprete criações um do outro, numa verdadeira troca entre Norte e Sul. Os seis momentos têm um valor de €145 por pessoa (pairing de vinhos incluído). Já no próximo mês, a 18 de março, o convívio faz-se com o chef espanhol Edu Pérez, do restaurante Tohga, com o tema "O fogo na cozinha da Península Ibérica".
Ver esta publicação no Instagram
João Sá cozinha há quase duas décadas, mais precisamente desde os 14 anos, altura em que ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Passou por restaurantes como a Bica do Sapato ou o 100 Maneiras. Em 2018, decidiu dar um novo passo e abriu as portas do SÁLA, onde a multiculturalidade tem lugar guardado à mesa.
Onde? Rua dos Bacalhoeiros, 103, Lisboa. Telefone: 218 873 045
Almoce como um rei no Palácio Chiado
Por apenas vinte euros, poderá ter uma experiência gastronómica digna da nobreza do século passado.
JNcQUOI Ásia e Mendi celebram semana dedicada à gastronomia indiana
Entre 14 e 21 de março, o JNcQUOI Ásia celebra a chegada da primavera com uma nova semana temática, inspirada no festival indiano Holi.
Vinhos únicos e exclusivos para provar calmamente
Uma novidade fresquíssima das Caves São Domingos e da Adega de Penalva da mesma casta, mas que os produtores escrevem de maneira diferente. Um tinto do Tejo que cresce num terroir muito especial, um branco da descendente da Ferreirinha e dois rosés da variedade bem portuguesa.
KUG Flores, um novo spot gastronómico no Porto
Em plena baixa portuense, numa das mais históricas e movimentadas ruas da cidade, acaba de abrir o Kug Flores. Com a cozinha está a cargo do chef Rui Paula, e há mais de 185 referências de vinho na carta.
Clima de romance no Sublime Comporta
O paradisíaco hotel na costa alentejana tem um programa especial para o Dia dos Namorados.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
A propriedade, que fica no centro de Paris, tem 3 andares e está disponível por 9,4 milhões de euros.
Com um ambiente que evoca o charme dos bistrôs parisienses, o novo restaurante em Lisboa celebra o melhor da cozinha francesa e destaca os sabores da estação.
Produtores, enólogos, académicos, jornalistas, responsáveis de restaurantes e garrafeiras responderam sobre o tema dos vinhos de guarda. A ideia foi saber o que são vinhos para envelhecer, os mais adequados, como se fazem no terreno e nas adegas.