Gulbenkian recebe exposição de Hergé, o criador de Tintim
A partir desta sexta,1, e até 10 de janeiro de 2022, a Fundação Calouste Gulbenkian desafia-o a descobrir o maravilhoso mundo de Tintim e do artista que lhe deu vida, Hergé.
Dividida em nove núcleos, a mostra revela as diferentes facetas de Georges Remi, mais conhecido pelo seu pseudónimo Hergé, passando pela banda desenhada (BD), imprensa, publicidade e até pelo design de moda.
Inspirado por várias correntes artísticas da primeira metade do século XX, como a pop art, o abstrato e o minimalismo, Georges Remi notabilizou-se na Nona Arte com as estórias de quadradinhos As Aventuras de Tintim, que acompanhavam (e acompanham) as peripécias do jovem repórter de cabelo ruivo.
A exposição Hergé resulta de uma colaboração com o Museu Hergé, na Bélgica, e marca a primeira vez que vários trabalhos do artista poderão ser vistos em Portugal, como pranchas originais, pinturas, fotografias, documentos de arquivo e ainda cartazes oriundos do seu trabalho como designer gráfico publicitário.
O criador belga distinguiu-se de outros artistas de BD pelo talento que tinha para estimular a imaginação do leitor como poucos, transportando-o para um universo de aventuras repleto de personagens emblemáticas, apenas com as linhas simples e precisas que desenhava no papel. Natural de Etterbeek, Georges Remi nasceu a 22 de maio de 1907, mas foi apenas a partir de janeiro de 1929 que começou a assinar a famosa série de banda desenhada com o seu pseudónimo. Até à sua morte, em 1983, o artista criou 23 álbuns completos d´As Aventuras de Tintim.
Na Gulbenkian, o visitante terá também a oportunidade de descobrir os nomes que inspiraram o artista, de Dürer a Miró, bem como admirar algumas obras da sua coleção pessoal, criadas por Fontana e Andy Warhol.
A exposição conta com os núcleos Grandeza da arte menor, Hergé, o amante de arte, O romancista da imagem, O êxito e a tormenta, Uma família de papel, Hergé e a revista 'Coeurs Vaillants’, A arte do reclame, A lição do Oriente e O nascimento de um mito, sendo que o programa terá ainda inúmeras conversas, performances e oficinas de desenho para toda a família.
Horário: Segunda, quarta, quinta, sábado e domingo das 10h00 às 18h00 e sexta-feira das 10h00 às 21h00.
Bilhetes: €5; gratuito para menores de 12 anos.
Cai na real, Batman – o Robin sempre foi gay
As mais recentes reações chocadas à revelação da sexualidade de Robin são desconcertantes, uma vez que as preferências do assistente de Bruce Wayne já eram óbvias há 80 anos.
Os novos heróis de ação
Já não há Rambos nem Exterminadores porque o Cinema mudou. Não abdica de criar figuras a que reagimos com mais entusiasmo ou mais desconfiança. Precisa deles para continuar a levar público às salas. E não se incomoda com o “render da guarda”, tanto nas personagens como nos atores que lhes dão vida.
Andy Gotts, o fotógrafo que se recusou a usar Photoshop
Conhecido por trabalhar a luz como ditam os manuais da fotografia do século passado, Andy Gotts é um mestre na difícil arte do retrato.
Sotheby's realiza leilões da coleção pessoal de Karl Lagerfeld
De luvas a peças de arte, incluíndo utensílios da sua gata Choupette, os objetos que pertenceram ao designer de moda prometem surpreender até aqueles que bem conheciam os seus excêntricos gostos.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Ilha de São Miguel, nos Açores, o evento kick-off promove o diálogo da comunidade e explora a identidade açoriana.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.