Dos mosaicos vibrantes aos pátios interiores. A beleza da arquitetura marroquina
Uma mostra de mais de 500 páginas recheadas de fotografias do que é considerado uma verdadeiro paraíso exótico.
Não há como negar a riqueza secular da arquitetura marroquina, hoje uma mistura de estilos e influências, nomeadamente islâmica e hispano-mourisca, com os seus mosaicos vibrantes e coloridos, famosos arcos e pátios interiores. Aliás, as casas tradicionais nos centros urbanos de Marrocos - chamadas riad -, são construídas à volta dos pátios centrais, que por norma têm um jardim, fonte ou piscina, um local para as famílias descansarem e socializarem em privacidade. Estes palacetes costumam ter vários andares e são fechados para a rua.
Que outros segredos escondem estas casas no norte de África? O livro Living in Morocco, de Barbara e René Stoeltie e editado pela TASCHEN, mergulha no paraíso que é Marrocos, dos mercados perfumados de especiarias às paisagens idílicas, e das suas maravilhas arquitetónicas. Mais de 500 páginas recheadas de fotografias de jardins luxuosos, mobiliário de madeira esculpida, fontes de mármore cor de jade e piscinas de azulejos turquesa. Um verdadeiro paraíso, e que não se situa assim tão longe da Península Ibérica.
Barbara e René Stoeltie, ela escritora e ele fotógrafo, colaboram em artigos de design de interiores desde 1984 para revistas como a Vogue, a Elle, a The World of Interiors ou a Architectural Digest. A par desta edição, a TASCHEN publicou outras focadas no Japão, em Bali, no México, na Toscânia, em Itália, e em Provença, França.
O resort mais britânico de sempre está em Macau e conta com a cozinha de um português
No The Londoner Macao, em Cotai Strip, os hóspedes são recebidos por "David Beckham" e podem provar iguarias de Henrique Sá Pessoa.
Visita ao showroom de um designer de interiores "fascinado" pelos filmes do James Bond
Miguel Raposo abriu as portas do seu showroom lisboeta à MUST, onde conversámos sobre o seu percurso profissional, as suas peças preferidas - também tem uma coleção de mobiliário e complementos - e as suas fontes de inspiração. Pequeno spoiler: filmes do 007.
Dos banhos nas fontes aos desportos nos lagos: assim é o verão na Suíça
Não será o destino mais óbvio para umas férias de verão, mas nem por isso deixa de ser surpreendente. À falta de mar e de praia, os suíços mergulham nos rios e nos lagos, aproveitam a frescura das fontes e a energia das cidades, e assim reinventam um país que, de aborrecido, não tem nada.
Casas de banho públicas: um museu a céu aberto
A Nippon Foundation renovou 17 casas de banho públicas em Tóquio. Convidou designers e arquitetos e o resultado final é digno de roteiro turístico. Ou de filme realizado por Wim Wenders.
Britannia: 25 anos depois do adeus ao navio favorito da realeza britânica
Era o único lugar onde Isabel II podia realmente descansar e ser ela mesma. Foi um emblema do poder da monarquia britânica e fez quase mil viagens.
Visita guiada ao modernismo algarvio
The Modernist Weekend é um fim de semana temático dedicado à arquitetura modernista algarvia. Talvez surpreenda, mas Faro, onde decorre a iniciativa, tem centenas de edifícios modernistas. Alguns amados, muitos mal estimados.
Como se parece um apartamento de luxo no centro de Lisboa?
Numa das avenidas mais premium da cidade, há um novo prédio que já vendeu quase todos os apartamentos, embora só esteja concluído no primeiro trimestre de 2024.
Ligação ferroviária entre Espanha e Marrocos para o Mundial 2030?
Sim, é possível. Os governos espanhol e marroquino estão em conversações para pôr em prática um projeto de 1981, mas que nunca viu a luz do dia: um túnel debaixo do mar, ao estilo do que foi construído no Canal da Mancha, para ligar os dois países.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
Em colaboração com a Flos, as duas marcas italianas desenvolveram candeeiros de mesa com variações de tamanho e cor que são autênticas esculturas.
Até 15 de novembro é possível ver e adquirir as peças do escultor no âmbito da exposição 'I AM STUPID', espalhadas pelos quatro cantos do El Corte Inglés nas duas cidades.
Um mês dedicado às tradições portuguesas, seja na moda, na beleza ou na decoração, e para quem quer apoiar as marcas nacionais.