Ligação ferroviária entre Espanha e Marrocos para o Mundial 2030?
Sim, é possível. Os governos espanhol e marroquino estão em conversações para pôr em prática um projeto de 1981, mas que nunca viu a luz do dia: um túnel debaixo do mar, ao estilo do que foi construído no Canal da Mancha, para ligar os dois países.
Regra geral, competições internacionais de futebol resultam na construção de novos… Estádios, isso mesmo. Mais estádios do que qualquer país precisa, a menos que faça jogos de manhã, à tarde e à noite. Desta vez, porém, o Mundial de Futebol de 2030, que terá lugar em Portugal, Espanha e Marrocos, poderá trazer consigo uma obra que extravasa a utilidade desportiva e que tem, de facto, o potencial de melhorar a vida das populações: um comboio entre Espanha e Marrocos, que seria a primeira ligação ferroviária entre a Europa e África. A ideia tem por base um projeto de 1981, que visava a construção de um túnel debaixo do mar – ao estilo do túnel do Canal da Mancha, que liga o Reino Unido a França – e que nunca foi concretizado, mas que poderá ver agora a luz do dia.
De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Empresa Nacional Marroquina de Estudos do Estreito (SNED) anunciou, no início do mês, que já está a estudar a viabilidade do projeto, incluindo custos de construção e logística. Durante o ano passado, os ministros dos Transportes espanhol e marroquino tiveram já várias reuniões com vista a reavivar e pôr em prática a ideia. Segundo informações divulgadas pela revista Condé Nast Traveler, o governo espanhol terá já alocado 2,3 milhões de euros para a avaliação do projeto.
Com a nova ligação ferroviária, passaria a ser possível entrar num comboio em Madrid e chegar a Casablanca em cinco horas e meia. Uma distância que, actualmente, se faz em 12 horas de carro e ferry ou em duas horas de avião (sem contar com todos os trâmites de segurança). Para tal, será necessário ligar a cidade de Punta Paloma, em Espanha, a Malabata, em Marrocos, perto de Tânger, através de um túnel subaquático. De acordo com a Sociedade Espanhola de Estudos de Comunicação Fixa através do Estreito de Gibraltar (SECEGSA), o comprimento total da linha ferroviária entre as duas estações seria de cerca de 42 quilómetros, com aproximadamente 27 quilómetros debaixo de água. Na zona mais profunda, o túnel estaria a cerca de 470 metros abaixo do nível do mar.
O Mundial de 2030 é uma espécie de agora ou nunca para a concretização deste projeto que está há mais de 40 anos a ganhar pó. Será desta que há pontapé de saída?
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