Os cinco países que podem ser fundamentais para a economia mundial
A Bloomberg fez um estudo e identificou o Vietname, a Polónia, o México, Marrocos e a Indonésia como sendo países conectores (ou desbloqueadores) para unir uma economia mundial fragmentada.
No seu conjunto, estes países registaram uma produção económica de 4 biliões de dólares em 2022 – mais do que a Índia e quase tanto como a Alemanha ou o Japão, avança a Bloomberg. O que têm, então, estes países em comum? Todos eles podem vir a beneficiar de ganhos económicos que podem surgir ao posicionarem-se como novas ligações entre os EUA e a China – ou entre a China, a Europa e outras economias da Ásia.
Em resumo, este possível crescimento económico não agradará (nem servirá) a todos. Os economistas alertam para o facto de que o impacto pode ser negativo para os países pobres, a sofrerem mais do que os ricos. "Para os consumidores e para os bancos centrais, um efeito secundário desagradável será o aumento do preço dos bens – e, consequentemente, uma inflação mais persistente – à medida que a deslocação das cadeias de abastecimento fizer aumentar os custos de produção." Ainda assim, os conectores são a prova de que a conversa sobre o fim da globalização é exagerada, conclui a análise da Bloomberg. Os bens e o capital continuarão a atravessar as fronteiras, e cada vez mais.
À procura da sua próxima escapada? 4 sítios para dormir no Gerês
Desde bungalows a autênticas casas de aldeia, a MUST reuniu alguns dos alojamentos no coração do Gerês para aproveitar bem os dias de descanso.
Esta casa no deserto da Califórnia é quase invisível (e está no mercado por 18 milhões)
Pode passar despercebida a olho nu, mas está apenas camuflada no cenário. O facto de se situar num deserto, a par da piscina interior aquecida e da paisagem, torna a chamada Casa Invisível numa referência arquitetónica.
Um fim de semana no litoral alentejano
O Hotel Sines Sea View fica a 2h de Lisboa e é um business hotel com charme, perfeito para quem procura uma mini escapadela ao sul.
Quais são os cinco melhores países para comprar casa em 2024?
Segundo a revista Forbes, há cinco países onde ainda vale a pena investir - e dois ficam bastante próximos de Portugal.
O gadget que vai mudar a forma como bebe vinho
Chama-se QelviQ e é um refrigerador elétrico que redefine o ritual de beber vinho.
Ligação ferroviária entre Espanha e Marrocos para o Mundial 2030?
Sim, é possível. Os governos espanhol e marroquino estão em conversações para pôr em prática um projeto de 1981, mas que nunca viu a luz do dia: um túnel debaixo do mar, ao estilo do que foi construído no Canal da Mancha, para ligar os dois países.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.