A cadeira dos Eames e o gato de Saul
Uma peça importante da história do design do século XX é agora recriada numa edição limitada e exclusiva a 500 exemplares. À venda online, a partir de 14 de junho.
Quando os Eames lançaram a sua cadeira Shell, em fibra de vidro, nos anos 1950, criaram aquela que se tornou provavelmente na mais famosa cadeira do mundo – seguramente a mais copiada – e a primeira a ser produzida em massa. Um ícone do design moderno, de um casal absolutamente que teve um impacto absolutamente fundamental na modernização da América no pós Segunda Guerra Mundial. Charles e Ray Eames, que além de sócios eram ainda marido e mulher, tiveram uma obra extremamente dinâmica e abrangente, abraçando uma enorme variedade de géneros criativos, desde design de mobiliário à sétima arte. O seu apel tem sido amplamente reconhecido pelo governo norte-americano.
Saul Steinberg, por sua vez foi um arquiteto, ilustrador, fotógrafo, pintor e escritor romeno que emigrou para Paris e Milão, tentando escapar à perseguição nazi. Antes de fugir definitivamente para os Estados Unidos, em 1942. Depressa se tornou um dos mais importantes ilustradores daquele país, tendo várias obras expostas em diversos museus. Com o tempo tornou-se também num dos grandes amigos do casal e certa vez, durante uma visita ao estúdio em Los Angeles, pegou espontaneamente num pincel e começou a a desenhar algumas figuras engraçadas na mobília.
Utilizando todo o estúdio, paredes e chão incluídos, como tela. Steinberg ficou especialmente impressionado com a fluidez natural das novíssimas Shell Chairs, nas quais deu vida a um imaginativo conjunto de personagens. Charles e Ray Eames, assim como vários funcionários, documentaram o espetáculo em fotografia. Uma dessas imagens tinha um gato a fazer a sesta, relaxado na cadeira. Parecia ter encontrado o lugar ideal para descansar. Steinberg chamou-lhe This seat is taken, este lugar está ocupado, e foi uma de apenas duas peças que acabariam por sobreviver à passagem do tempo. A outra era de uma mulher nua, sentada.
A Vitra associou-se agora à Eames Office e à Herman Miller para dar uma nova vida a esta cadeira icónica, até pela importância que os gatos vieram assumir na obra de Saul Steinberg. Para o conseguir foi contratada uma empresa que digitalizou a cadeira original, guardada no Eames Office. Isto serviu para montar um template em 3D muito preciso, que funcionou por sua vez como molde para retratar, da forma mais fiel e detalhada possível, o desenho nos assentos em fibra de vidro. Este processo é feito manualmente em cada assento, por um artista, recorrendo a tinta meticulosamente recriada para ser também o mais idêntica possível à original. Após a aplicação, os assentos são numerados à mão e selados com uma laca protetora, para que o desenho perdure no tempo.
A Eames Fiberglass com o Steinberg Cat é fabricada na Alemanha, e está disponível numa edição limitada e numerada de 500 exemplares, pelo preço de 2.500 euros. Será comercializada em exclusivo pela Vitra, na Europa, e pela Herman Miller, na América do Norte e Japão. Em qualquer dos casos, só poderá ser adquirida na respetiva lojas on-line a partir de dia 14 de junho, às 7h45 da madrugada. No entanto, os clientes previamente registados — via newsletter ou em vitra.com— têm um período de pré-venda exclusivo entre as 7h e as 7h45. Diríamos até que será um caso de "o pássaro madrugador apanha o gato".
Palácio Duques de Cadaval inaugura exposição de cerâmicas contemporânea
"Obrigado à Terra" é o nome desta exposição inteiramente dedicada à cerâmica, arte milenar que alberga em si os quatro elementos essenciais à vida: água, ar, fogo e terra. Pierre Passebon é o curador e juntou 35 artistas.
Nova loja Minotti. De Milão para Lisboa, os designers Inoda + Sveje
A marca icónica de design italiano, que acaba de inaugurar uma loja no Chiado, em Lisboa, escolhe com pinças as suas cidades de coração, e os artistas que desenham as suas peças pensadas para casas de sonho. Fomos a Brianza entrevistar a dupla de designers que faz brilhar as novas peças.
Marca de joalharia de luxo Begüm Khan em Lisboa
A designer de joias turca esteve na capital para apresentar a sua nova coleção, num cocktail no JNcQUOI Clube, e conversou em exclusivo com a MUST, e conta como tudo começou com... botões de punho.
Obras do Brasil, México e EUA em exposição na Comporta
A Casa da Cultura da Comporta recebe 18 artistas contemporâneos, portugueses e internacionais, através de uma sinergia entre as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e kurimazutto, entre julho e agosto.
Isto não é uma sapateira, é um objeto de desejo
A colaboração UTIK x JAK junta design e calçado numa estética minimalista, adaptada à existência urbana e pensada para durar uma vida. Duas marcas lusas levam Portugal para as bocas do mundo.
Cadeira Eames agora em plástico reciclado
Uma cadeira com mais de 70 anos continua atualizada e é um verdadeiro objeto de desejo. A famosa Eames Dining Chair, desenhada pelo casal de designers norte-americanos Charles e Ray Eames, ganha uma nova vida, em todas as suas cores, excepto a branca.
“O escritório, tal como o conhecemos, já não funciona para os desafios que as empresas têm de enfrentar"
Uma das mais relevantes empresas de design do mundo, a Vitra, criou o Club Office um espaço de trabalho pensado para responder aos desafios de um mundo em mudança. A MUST esteve em Madrid a conversar com Tim Reusch, um dos responsáveis por este novo projeto da gigante suíça, para perceber melhor como vão ser os nossos escritórios.
Depois de cinco anos de restauro, a catedral parisiense volta a abrir, com inauguração nos dias 7 e 8 de dezembro.
No dia 26 de outubro, o segundo centenário da marca é assinalado no Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, num leilão de peças para os maiores colecionadores de porcelana.
“Diálogos” é a exposição de cinco coleções nascida da partilha entre artesãos e designers que inovam a tradição com fibras vegetais.
Está de regresso um dos eventos mais prestigiados do país no que toca ao imaginário artístico, com visões da Antiguidade Clássica ao Contemporâneo manifestadas através de uma panóplia de meios, como pintura, joalharia ou pratas.