Estes são os truques para trabalhar os abdominais
Seja para iniciantes nos treinos ou para especialistas, conseguir ter a zona abdominal definida é exigente para todos: requer resiliência, motivação e consistência. Conheça os melhores exercícios.
De regresso aos treinos, agora que os ginásios já abriram e que os dias de sol se tornam numa motivação para treinar ar livre, em jardins ou parques (com as devidas medidas de segurança) é hora de retomar os bons hábitos. Uma das maiores ambições de quem treina é, sem dúvida, ter uma zona abdominal definida, o que não acontece da noite para o dia. Afinal, o que é que precisamos de fazer para ter abdominais definidos?
José Afonso, personal trainer explica: "Além de uma dieta equilibrada em que se promova o défice calórico para reduzir gordura, a melhor forma de treinar esta área é com exercícios integrados onde haja uma ativação e contração geral dos músculos anteriores e posteriores." Mas não só. "Também é fundamental trabalhar o nosso core nas suas funções. Por isso, incluir exercícios em que se promova a função de anti-flexão, anti-extensão, anti-flexão lateral e anti-rotação é essencial para preparar a nossa barriga para os estímulos do dia a dia ao mesmo tempo que começamos a obter resultados gerais" continua.
E ainda que seja verdade que não existem exercícios ultra específicos para trabalhar exclusivamente esta zona, existem várias formas que podem ajudar a estimular esta zona do nosso corpo. "Exercícios como o peso morto ou o agachamento com barra - em que é necessário haver uma pressão intra-abdominal que ativa o nosso core - são exercícios completos para trabalhar a zona abdominal" explica este personal trainer. "O abdominal roll out, a prancha lateral e o pallof press são também opções que completarão um treino para a zona abdominal, trabalhando o nosso core em todas as suas funções" acrescenta.
Mas atenção: é preciso ter atenção aos mitos acerca deste tipo de objetivo nos treinos. Não há "milagres", é preciso esforço e dedicação. José Afonso sublinha isso mesmo. "Hoje em dia acredita-se que para fazer desaparecer aquela gordura abdominal inferior é necessário fazer treino específico para a zona. Ora, fazer exercícios para o abdominal ajuda no que toca a deixar o músculo mais estimulado e firme mas sem fazer a camada de gordura desaparecer não haverá definição e não será possível ter aquela barriga lisa."
E, para tal, é preciso manter o foco na alimentação. "Para definir a barriga é essencial uma dieta em que seja promovido o défice calórico porque só com um menor consumo de calorias do que as que se despendem se consegue fazer a gordura desaparecer" conclui.
Quer estar em forma até ao verão? Três treinos tabata que pode fazer em casa
Inventado pelo fisiologista japonês Izumi Tabata, este método de alta intensidade é o segredo para quem quer emagrecer mas não tem tempo para treinar.
Este novo gadget faz milagres quanto à tensão muscular
Quem realiza com regularidade atividade física sabe que muitas vezes os músculos precisam de descomprimir. É essa a missão deste massajador muscular percussivo.
Ideias para transformar o sexo em exercício físico
Laird Hamilton e Gabrielle Reece, considerados pelo The Times como o casal mais em forma, incluem no seu treino XPT, o famoso programa de fitness que criaram, a prática de sexo de dois em dois dias. Mas o que se descobriu é que praticar o dito sexo, mas na versão rápida, espontânea e de preferência em locais inesperados, faz muito mais efeito.
Nelson Évora, Bispo e João Cajuda, três homens no seu melhor
A representar o desporto, a musicalidade e as viagens, estes homens portugueses foram os eleitos pela L’Oréal Paris para representar os novos produtos da linha de beleza masculina Men Expert.
O treino de Chris Hemsworth para o filme ‘Extraction’ que toda a gente pode fazer em casa
Os exercícios são intensos, mas ideais para quem não pode ir ao ginásio.
Este é o segredo para nunca perder a motivação
Se seguir estas dicas, garantimos-lhe que irá alcançar os seus objetivos.
Emma Corrin ocupa o centro do palco de uma campanha que celebra a estética vintage e as festas íntimas da quadra.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
Uma passadeira com inclinação, velocidade e ritmo é o tudo o que precisa para perder aqueles quilos extra. O método 2-3-30 parece complexo mas é simples.
Inventado pelo fisiologista japonês Izumi Tabata, este método de alta intensidade é o segredo para quem quer emagrecer mas não tem tempo para treinar.