A técnica que promete eliminar o stress apenas com a respiração
Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.
Sabia que a maior parte das pessoas respira de forma errada? Inspirar e expirar depressa é exatamente o que não se deve fazer. "Devemos respirar através dos músculos intercostais e do diafragma, não pelo peito e ombros", explica Rachel Rose, especialista em terapia holística na SHA Wellness Clinic, em Espanha, em entrevista à GQ espanhola.
"Uma respiração consciente e equilibrada, na qual a expiração é um pouco mais longa que a inspiração, baixa tanto as ondas cerebrais como o ritmo cardíaco", continuou.
Respirar é uma das funções básicas do ser humano, sendo responsável pela oxigenação das células e pela eliminação de dióxido de carbono. Mas mais do que isso, é uma forma de meditação e de melhorarmos diversos aspetos da nossa vida.
Segundo a revista GQ espanhola, aplicar a técnica da respiração consciente durante dez minutos por dia traz inúmeros benefícios, tanto físicos como mentais.
Ajuda a controlar o stress e reduz a fadiga e a tensão, inimigos de uma pele saudável. Contribui também para o fortalecimento dos músculos da garganta, o que impede a pele do pescoço de ficar flácida prematuramente.
Além das vantagens físicas, é um bom aliado para o aumento da concentração e de um sono mais descansado. Quando se dorme mal, o corpo é incapaz de fazer o seu processo de renovação noturno eficazmente, o que leva a acordarmos com a cara inchada, olheiras e rugas realçadas.
Rachel Rose alerta também que não se deve respirar pela boca, pois "a posição do maxilar inferior move-se para a frente, criando uma expressão de tristeza que nos faz parecer mais velhos".
A especialista recomenda ainda a técnica '4-4-2', onde se inspira durante quatro segundos, seguido por mais quatro segundos de expiração e uma pausa de dois segundos entre respirações.
Os hábitos de sono dos líderes mundiais (acordar às 4h30 faz parte da lista)
O que têm em comum Winston Churchill, Barack Obama e Tom Ford? Para além de liderarem governos e empresas, todos dormiam pouquíssimo. Será que as escassas horas de sono estão ligadas ao sucesso?
A rotina e a dieta de Luís Figo para ter abdominais aos 48 anos
O ex-jogador de futebol segue um plano alimentar para desportistas e pratica pelo menos quatro modalidades regularmente, entre elas o surf.
O esgotamento altera o cérebro, afirmam especialistas
Se experienciar falta de energia, um declínio no sentido de pertença e uma diminuição da auto-estima, pode estar à beira de um burnout.
Chuveiros de vitamina C, saunas de infravermelhos e jardins medicinais. Assim são as novas casas de luxo
Interiores que estimulam a produtividade, assistência na alimentação saudável e otimização do sono estão entre os pedidos que são agora feitos aos principais designers de interiores. Por Caroline Roux
Como os líderes de sucesso gerem as suas emoções
A inteligência emocional é o primeiro passo para o sucesso, os melhores lideres sabem como definir as prioridades sentimentais a favor do bom negócio, com base em três simples passos.
Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo
Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.
Esta dica militar vai ajudá-lo a adormecer em 2 minutos
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.
Há provas de que o exercício físico pode tratar a depressão
Treinar regularmente é benéfico para a saúde física e mental: um novo estudo revela que o exercício físico funciona como antidepressivos nos adultos.
Está em forma? Cinco exercícios para testar a sua condição física
A maioria das pessoas treina para ficar com bom aspeto, mas também é preciso sentir os efeitos do ginásio na saúde.
Príncipe Harry revela as suas práticas para evitar o burnout: “O treino mental é o segredo”
O duque de Sussex e a tenista Serena Williams, amigos de longa data, participaram numa sessão online onde partilharam as suas dicas de autocuidado e saúde mental.
Stress. Como o sintoma do século XXI altera a aparência
Para além de surgir de várias maneiras e de colocar o corpo em constante alerta, o stress altera, e muito, a aparência. Pele baça e cabelos brancos são alguns dos sinais a que deve estar atento.
Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?
Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.
Óleo de alecrim, a salvação para a queda de cabelo?
Este elixir tem surgido como um remédio improvável para o crescimento do cabelo. No TikTok, encontrará um clube de fãs do óleo a proclamar os seus poderes: faz crescer as pontas, engrossa o cabelo e alonga as madeixas.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.