Esta dica militar vai ajudá-lo a adormecer em 2 minutos
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.
Este exercício de mindfulness promete ajudá-lo a adormecer dentro de dois minutos, após fechar os olhos, quando praticada com frequência. A técnica, que é um procedimento com origem nas práticas do Exército, foi descrita pela primeira vez no livro "Championship Performance" by Lloyd Bud Winter, em 1981. Mais recentemente, o personal trainer Justin Agustin despertou este método - que estava adormecido por muitos anos - num recente vídeo que publicou no TikTok, e que que reuniu mais de 7,2 milhões de visualizações.
No vídeo, Agustin explica que primeiro precisa de acalmar e relaxar cada parte do corpo. "Comece por relaxar os músculos da testa, os olhos, as bochechas, os maxilares e concentre-se apenas na sua respiração. De seguida, desça até ao pescoço e os ombros e certifique-se que não estão tensos", acrescenta o treinador.
@justin_agustin Technique to falling asleep in 2 minutes! Insp. AsapSCIENCE on YT #sleep #fallasleep #insomnia #insomniac #learnontiktok #howto ? You - Petit Biscuit
Depois, ao relaxar, deverá começar a sentir um formigueiro quente, desde o topo da cabeça até à ponta dos dedos dos pés. "Respire fundo, relaxando do peito, até às coxas, joelhos, pernas e pés", explica ele. Entretanto é realmente importante libertar a mente de qualquer stress. Agustin recomenda que pense em dois cenários: estar deitado numa canoa, no meio de um lago, ou deitado numa rede de jardim, no meio de uma sala totalmente escura.
Quando se distrai, o treinador recomenda que repita na sua mente as palavras "não pense", durante 10 segundos. Se praticar isto todas as noites durante seis semanas, deverá ser capaz de adormecer dentro de dois minutos após ter fechado os olhos, defende Agustin.
Embora não existam estudos para fundamentar esta teoria ao nível científico, esta funciona como uma técnica similar à meditação, e certamente irá ajudar a limpar a cabeça de um dia stressante. O que, naturalmente, potencia uma boa noite de descanso.
Basta um minuto de exercício para o corpo reagir, diz estudo
Quem o diz é a ciência e a vida (saudável) de quem não passa sem atividade física. Nem que seja um sprint nas escadas do prédio ou uma corrida à volta do quarteirão.
Pessoas que acordam cedo são mais felizes, diz a ciência
As chamadas "morning persons" são mais felizes e menos propensas a sofrer de depressão do que as que ficam acordadas até tarde, revela novo estudo.
Sono, como resolver o problema que nos deixa acordados
Vários estudos indicam que a pandemia nos está a impedir de dormir, por isso juntámos alguns gadgets para ajudar nesse departamento.
A técnica que promete eliminar o stress apenas com a respiração
Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.
Anda a dormir o suficiente? Este simples truque permite descobrir
Se mesmo dormindo bem sente que anda sempre a bocejar e a fechar os olhos, existe um truque que permite descobrir se realmente anda a descansar as horas que o seu corpo necessita.
Haverá presente melhor do que o aroma que nos define, ou nos remete para um lugar ou memória especial? Certo é que é inevitável dissociar a época natalícia do universo olfativo. Um valor seguro quando se conhece. Uma surpresa quando se arrisca. Fica a sugestão.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.
Precisa de uma solução para deixar de passar noites em branco? Sim, existe mesmo.