Há provas de que o exercício físico pode tratar a depressão
Treinar regularmente é benéfico para a saúde física e mental: um novo estudo revela que o exercício físico funciona como antidepressivos nos adultos.

Já se sabe que a atividade física tem propriedades antidepressivas, como o estudo recente feito pelo BMC Public Health indica, este tem benefícios contra a depressão que abrangem a população no geral, de todas as faixas etárias.
Esta semana, saiu um novo estudo feito pela Universidade de Rutgers que continua a evidenciar a relação entre o exercício físico e os antidepressivos – este estudo conclui que exercício aeróbico (cardio) tem capacidades antidepressivas bastante eficazes entre adultos diagnosticados com depressão profunda. Estes resultados foram publicados no jornal Psychological Medicine.
Este estudo examinou como os indicadores cerebrais relacionados com a sensação de recompensa/felicidade do cérebro e controlo cognitivo podem ajudar a prever a probabilidade de se desenvolver uma depressão grave, ao beneficiar de oito semanas de exercício aeróbico moderado.
Foram recrutados 66 jovens adultos diagnosticados com depressão profunda. Metade dos jovens tiveram de realizar exercícios aeróbicos de intensidade moderada, e a outra metade não fazia cardio, fazia apenas exercícios de alongamento de intensidade leve – durante 8 semanas, ambas as metades 3 vezes por semana. Os sintomas depressivos foram avaliados antes, durante e depois das 8 semanas. Os investigadores também estudaram a capacidade cerebral do processamento da recompensa (recompensa positiva) e do controlo cognitivo (negatividade relacionada com o erro) antes e depois das intervenções de ambos os exercícios.
Observou-se que o exercício aeróbico (de intensidade moderada) teve mais eficácia em reduzir os sintomas da depressão. Em média, o grupo do cardio reduziu 55% dos sintomas, enquanto o grupo dos alongamentos reduziu os sintomas 31%.
Os investigadores acrescentam também que os participantes com maior capacidade de processamento da recompensa e mais sintomas de depressão severa quando o estudo começou são mais propícios a responder melhor ao exercício aeróbico como tratamento, ao invés de um tratamento regular para depressão clínica.
Apesar dos resultados surpreendentes, os investigadores afirmam que a investigação tem de ser replicada, e tem de ser estudado se o exercício tem a mesma eficácia como antidepressivo nos adolescentes e se funciona em adultos que não reajam bem aos tratamentos tradicionais da depressão.
Como os milionários mantêm a forma
Ser bilionário ou o CEO de uma empresa multinacional exige um físico tão treinado como a mente. Até os líderes tecnológicos, mesmo os nerds do Facebook à Microsoft, já arranjam tempo para estar em boa forma.
O que comer antes do treino, para ter a máxima energia
Aquilo que ingerimos precisamente antes de uma ida ao ginásio ou de uma aula outdoor pode ser decisivo para a prestação conseguida.
O telemóvel sabe quando bebemos? Um novo estudo diz que sim
Cientistas conseguem determinar se está sob o efeito do álcool, através dos dados de movimento do telemóvel.
Como Jeremy Hackett construiu um império na moda a partir do zero
Um homem visionário e amável, Jeremy Hackett inscreveu a sua história na evolução da alfaiataria britânica. De uma loja de roupa em segunda mão para uma referência clássica no vestuário masculino, ergueu uma marca de prestígio de seu nome Hackett London.
As consequências de usar álcool gel (todos os dias) nas mãos
Com uma pandemia mundial, mais do que nunca, valorizamos muito o álcool gel. É algo que começou a andar connosco, quase como o nosso telemóvel. No entanto, o uso excessivo de desinfetante tem algumas consequências negativas.
O gadget inovador que ajuda a controlar o metabolismo
É o segredo de todos os processos de emagrecimento: saber quando estamos a queimar calorias.
A técnica que promete eliminar o stress apenas com a respiração
Desde a redução do stress à prevenção de rugas e olheiras, a técnica da respiração consciente promete ser o segredo para um bem-estar físico e mental.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
Máquinas fotográficas com cunho artístico, um telefone inusitado e uma caixa anti germes. Uma maneira de evitar o barulho e um robot “pet friendly”.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Segundo a sobrinha-neta de um dos gangsters mais famosos do mundo, Capone escondeu a sua fortuna antes da prisão e nunca mais se soube do dinheiro. A história é retratada no novo filme de Josh Trank, com Tom Hardy.