Viajar sem malas. Companhia aérea lança programa de aluguer de roupa
A Japan Airlines acaba de lançar um serviço para que viajar com malas passe a ser coisa do passado. Agradece quem viaja e agradece o planeta, porque um avião mais leve tem uma pegada de carbono mais pequena.
Fazer e desfazer malas é capaz de ser das piores experiências da modernidade. Antes da modernidade não se faziam malas? Certamente que sim, mas, ou todos os nossos bens cabiam numa trouxa, ou tínhamos um exército de serviçais que tratavam de tudo sem que tivéssemos de mexer um dedo. Isto de termos liberdade financeira para viajar com alguma frequência e por prazer, mas de, ao mesmo tempo, termos de lidar com a nossa própria bagagem é uma coisa recente. E é horrível. Nenhuma viagem às Caraíbas melhora pelo facto de, no regresso, termos pilhas de roupa para lavar e arrumar. Finalmente, uma companhia aérea decidiu fazer alguma coisa: a Japan Airlines acaba de lançar o Any Wear, Anywhere – um serviço de empréstimo de roupa para que os passageiros possam ir de viagem só com o telemóvel numa mão e o passaporte na outra.
O novo serviço estará disponível para turistas estrangeiros e pessoas que viagem em negócios, e que tenham o Japão como destino. Curiosamente, o objetivo principal não é poupar tempo aos viajantes, mas a sustentabilidade: um avião menos carregado gasta menos combustível. Por outro lado, os responsáveis da Japan Airlines não puderam deixar de reparar que, nas suas viagens, as pessoas fazem escolhas locais, não só em termos de alojamento, como é óbvio, mas também na comida e até nos produtos de beleza. Mas a roupa continua a vir de casa.
Para aderir a este serviço basta entrar no site da Any Wear, Anywhere, ir à página "rental options" e selecionar o kit que melhor se adequa à estação e ao propósito da visita. Os preços vão de 25,95 a 45,95 euros, em função do número de peças. E há, inclusivamente, roupa para crianças. O que não há é sapatos – fica o aviso. Depois, basta introduzir o número da reserva e a morada do hotel e, quando lá chegar, terá um saco de roupa limpa e engomada à sua espera. Quando for tempo de regressar, deixa a roupa ao cuidado do hotel e é tudo. Todos os itens de vestuário disponíveis para alugar são obtidos a partir de stocks excedentários de lojas e de roupas em segunda mão, promovendo a economia circular.
O serviço estará a funcionar à experiência até agosto do próximo ano, para que a Japan Airlines tenha oportunidade de perceber se é algo que interessa aos clientes, e se há um efeito de redução das emissões de dióxido de carbono resultante da diminuição do peso do avião. E estamos a falar de valores consideráveis. De acordo com informações no site da iniciativa, num voo entre Tóquio e Nova Iorque, menos 10 quilos de bagagem equivale a uma redução de 7,5 quilos de dióxido de carbono – uma quantidade, dizem eles, equivalente a não usar o secador de cabelo durante 78 dias. Um último conselho: não se esqueça da roupa interior.
Esta companhia terá uma zona preferencial só para adultos, sem crianças
A companhia aérea holandesa, Corendon Dutch Airlines, vai testar, em novembro, uma zona exclusiva apenas para adultos nos voos entre Amesterdão e Curaçau, no Caribe.
Beliches com asas: a última novidade das companhias aéreas
A Air New Zealand lança o SkyNest, uma cabine com beliches que permite aos passageiros das classes económicas fazerem uma revigorante sesta antes de chegarem ao destino.
Jet Lag: como combatê-lo? Ex-hospedeiros de bordo aconselham
A sensação de fadiga, dificuldade em dormir e a desorietação podem tornar uma viagem impossível de se aproveitar, mas com algumas indicações o jet lag pode tornar-se superável.
Esta companhia aérea vai começar a pesar os passageiros antes de embarcarem
No decorrer dos próximos dias a Air New Zealand, companhia da Nova Zelândia, vai realizar um inquérito sobre o peso dos passageiros. Cerca de 10.000 pessoas serão pesadas antes do embarque.
Itens inesperados que passam na segurança de um aeroporto
De microondas a peixes vivos, é possível viajar com estes são os objetos pouco comuns - e conhecidos - a poder viajar na bagagem de mão.
Inchaço a viajar de avião: o que fazer e como o evitar
Se sofre, ou já sofreu, desconforto devido ao inchaço durante o voo, existem alguns truques que pode seguir para facilitar a viagem.
O que é considerado um objeto pessoal num voo?
Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".
Turkish Airlines acaba com o lugar do meio
A companhia aérea turca acaba de apresentar a sua nova Crystal Business Class – uma forma luxuosa de viajar onde ninguém fica com o muito temido assento central.
Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.
"El Ruso", como era conhecido este criminoso violento nascido na Argentina, estava preso por assalto a bancos e joalharias, mas no seu país de origem sequestrava jovens de famílias ricas, exigia resgates e, por vezes, assassinava-os mesmo depois de ter recebido o dinheiro. Fugiu da cadeia e está a monte.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O seu nome, «assuntos criminais», «ácaros» ou «animais perigosos» são alguns tópicos que não se aconselham a pesquisar. Descubra porquê.