Jet Lag: como combatê-lo? Ex-hospedeiros de bordo aconselham
A sensação de fadiga, dificuldade em dormir e a desorietação podem tornar uma viagem impossível de se aproveitar, mas com algumas indicações o jet lag pode tornar-se superável.
Distrimia circadiana, também conhecido por jet lag, é um distúrbio temporário do sono, que acontece quando o relógio interno do corpo não está em sincronia com os sinais horários do destino para onde se viaja. Simplificando, é o cansanço que sentimos quando viajamos para um local distante do país de origem.
Mas nem todas as viagens têm de ser cansativas, existem truques e sugestões partilhadas, num artigo de Condé Nast Traveler, por antigos e atuais hospedeiros para ajudarem a resolver mais rapidamente o problema.
"Fique acordado durante a viagem", é este o primeiro concelho de Bobby Laurie, jornalista e ex-hospedeira. Este método ajuda a sentir-se cansado para que assim que chegar ao destino, a cama seja a primeira paragem. Se chegar mais cedo, Laurie sugere uma sesta, não esquecendo o despertador.
A segunda indicação passa pela alimentação: café e banana. A bebida cafeinada é a opção número um para muitos hospedeiros no combate ao sono, mas se não é amante da bebida, Phil Rodriguez, um antigo assistente de bordo que se tornou funcionário de uma companhia aérea, sugere a fruta cheia de potássio, "está repleta de vitaminas e açúcares naturais que lhe darão um impulso de despertar em poucos minutos. Vai durar horas e não vai fazer com que tenha um colapso tão grande como com a cafeína".
O exercício físico, resposta para muitos dos problemas, é a terceira recomendação. Michella Marquez, hospedeira californiana, afirma que o exercício é uma boa opção para ajudar o corpo a adaptar-se à luz do dia e ao mesmo tempo a cansá-lo. Sair à rua ou até mesmo utilizar o ginásio do hotel é uma boa opção para se manter acordado/a.
Para manter uma sensação de coerência, muitos dos hospedeiros brincam ao "faz-de-conta" com os seus fusos horários, declara Barger. O que é que isto significa? Vivem consoante o horário do país de origem. Isto é uma boa opção para quem não tem o luxo de se adaptar ao país em que se encontra. Uma dica que muitos utilizam: não trocar as horas dos relógios. Ajuda a manter a rotina.
A última indicação que Barger dá: se nada resulta, encontre um apoio moral forte. A ex-hospedeira recomenda não sobrecarregar o programa dos primeiros dias da viagem, tentando evitar compromissos mais sérios para esse período temporal, não correndo de estragar os planos desejados.
O melhor lugar no avião não é o mesmo para todos
Janela ou corredor? À frente ou no fundo? Carrie Bradley, antiga hospedeira de bordo e editora do blogue “Flying With a Baby”, simplifica a escolha, depende do tipo de viajante que é.
Liderança no trabalho não é só mandar, revela um recrutador
Ocupar um cargo de chefia requer muito mais que delegar tarefas. Existem cinco aspetos essenciais de liderança que os empregadores procuram.
Itens inesperados que passam na segurança de um aeroporto
De microondas a peixes vivos, é possível viajar com estes são os objetos pouco comuns - e conhecidos - a poder viajar na bagagem de mão.
Viajar sem malas. Companhia aérea lança programa de aluguer de roupa
A Japan Airlines acaba de lançar um serviço para que viajar com malas passe a ser coisa do passado. Agradece quem viaja e agradece o planeta, porque um avião mais leve tem uma pegada de carbono mais pequena.
Oktober Festa: Cerveja, música e petiscos na zona oriental de Lisboa
A adaptação nacional da tradicional festa alemã é preparada pelas cervejeiras que se encontram na zona oriental de Lisboa e acontecerá no dia 21 de outubro.
Portugueses no top 3 dos povos mais aventureiros
Na hora de escolherem os seus destinos de férias, 73% dos portugueses preferem aventuras, desafios e fugir da sua zona de conforto. Mais aventureiros, só os americanos e os espanhóis. São algumas das conclusões dum estudo da eDreams.
Inchaço a viajar de avião: o que fazer e como o evitar
Se sofre, ou já sofreu, desconforto devido ao inchaço durante o voo, existem alguns truques que pode seguir para facilitar a viagem.
Esta companhia terá uma zona preferencial só para adultos, sem crianças
A companhia aérea holandesa, Corendon Dutch Airlines, vai testar, em novembro, uma zona exclusiva apenas para adultos nos voos entre Amesterdão e Curaçau, no Caribe.
O que é considerado um objeto pessoal num voo?
Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".
"El Ruso", como era conhecido este criminoso violento nascido na Argentina, estava preso por assalto a bancos e joalharias, mas no seu país de origem sequestrava jovens de famílias ricas, exigia resgates e, por vezes, assassinava-os mesmo depois de ter recebido o dinheiro. Fugiu da cadeia e está a monte.
Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.