Viver

Primeira classe e classe executiva: qual é a diferença?

Quem opta por bilhetes de valores mais elevados pode ter várias vantagens, desde conforto, espaço de descanso ou até a variedade de comida.

Foto: IMDB / Succession
18 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Quando se entra no mundo do conforto e do luxo associado às viagens aéreas, uma das primeiras coisas a saber é que há vários níveis de luxo. Sobretudo na hora de distinguir a classe executiva da primeira classe. Embora ambas ofereçam um nível superior de serviço e comodidade em comparação com as classes económicas, as diferenças entre elas podem variar significativamente, especialmente dependendo se a viagem é doméstica ou internacional. Desde as amenidades oferecidas até o layout dos assentos e o serviço de bordo, vamos comparar as diferenças.

Enquanto a classe executiva oferece um passo acima da económica, é na primeira classe que os viajantes encontram um universo de luxo e exclusividade. Com um rácio mais elevado de assistentes de bordo por passageiro, estes lugares garantem um serviço mais personalizado e atencioso. Gary Leff, especialista em aviação, conta à Condé Nast Traveler que os passageiros desta classe têm a liberdade de pedir comida e snacks à vontade, sem esperar pela distribuição uniforme na cabine. Além disso, desfrutam de uma experiência de check-in discreta, muitas vezes com acompanhamento desde o lounge até ao avião.

Por outro lado, a classe executiva é a escolha pragmática para quem procura uma experiência de voo superior, especialmente em voos de longo curso. Posicionada entre a económica premium e a primeira classe, oferece uma gama de comodidades que vão desde assentos reclináveis até bebidas alcoólicas gratuitas e refeições elaboradas. Embora tenham mais conforto do que a classe económica, estes lugares ainda são considerados um produto mais acessível. Como destaca Leff, a executiva proporciona uma experiência de voo mais confortável, porém menos exclusiva do que a primeira classe.

Na escolha entre a classe executiva e a primeira classe, outro aspeto a considerar são os tipos de clientes que frequentam cada uma destas. Na primeira, é comum encontrar viajantes de negócios que valorizam a eficiência e o conforto durante as suas deslocações profissionais. Por outro lado, a primeira classe atrai uma clientela mais diversificada, incluindo executivos de alto escalão, celebridades e viajantes em busca de uma experiência personalizada.

Saiba mais Viver, Viajar, Férias, Primeira Classe, Classe Executiva
Relacionadas

Rescaldo eleitoral: chega de chamar fascistas a torto e a direito

O partido de André Ventura conseguiu um resultado estrondoso nas eleições de domingo. As reações, à esquerda e ao centro do espectro político, vão-se dividindo, mas há uma que sobressai: a acusação aos votantes do Chega, chamando-lhes fascistas. E isso é tão pouco inteligente.

Manuel Serrão no país dos campeões da xico-espertice

A história precede-nos: Portugal é uma país que encabeça frequentemente as listas de estados mais corruptos e fraudulentos da Europa. No que toca ao embuste, ao engano e ao desvio de fundos, somos uma autêntica sumidade. As figuras que emergem deste nosso particular caldo cultural só trazem como novidade os rostos.

Mais Lidas
Viver Os luxos dos jogadores de futebol

Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.