Viver

Itens inesperados que passam na segurança de um aeroporto

De microondas a peixes vivos, é possível viajar com estes são os objetos pouco comuns - e conhecidos - a poder viajar na bagagem de mão.

Foto: Unsplash
05 de agosto de 2024 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

Viajar de avião pode ser muito stressante, mesmo que não seja pelo medo de voar. Para alguns, a experiência de despachar a mala e passar a segurança pode ser bastante assustadora. Embora a maioria dos passageiros estejam sempre preocupados com o que podem ou não trazer na mala, é possível aceder à lista essencial de itens que são permitidos para voar. Incluindo os menos comuns. Objetos estes, que vão desde eletrodomésticos como microondas, a equipamentos desportivos como bolas de bowling.

Segundo uma publicação sobre o tema da Condé Nast Traveler, através de alguns recursos úteis da TSA (Transportation Security Administration) é possível saber que objetos são permitidos viajar. É na secção "O que posso levar?" ou então na própria aplicação myTSA que se enumeram todos estes itens.

Como sabemos, para viajar com líquidos, só são permitidas embalagens com um máximo de 100 ml, embaladas num saco transparente universal: o que poderá não saber é que são permitidos líquidos congelados, desde que estejam 100% neste estado.

Ovos frescos? É possível, quer na mala de mão ou na mala de cabine. Aliás, comida no geral é algo admitido. Segundo a TSA, sobremesas e doces grandes são permitidos. A maioria dos alimentos tem de respeitar os requisitos de segurança da empresa.

Porque não levar um balde com uma lagosta para o avião? A TSA permite que lagostas passem pela segurança, mesmo que ainda estejam vivas, desde que o recipiente onde elas se encontrem esteja embalado num plástico transparente.

Num outro departamento que não a comida, as bolas de bowling são aceites, no entanto isto não se aplica a todos os objetos de desporto. Outros itens mais pesados como tacos de basebol ou tacos de golf são reencaminhados diretamente para o porão.

Cães de companhia são permitidos, embora isto não seja válido para outros animais, mas sabia que peixes de estimação também o são permitidos? Desde que o peixe esteja a nadar num recipiente que seja à prova de qualquer derrame, é permitido.

Globos de neve, no tamanho mini, são autorizados a passar pelo controlo de segurança, desde que os mesmos não ultrapassem os 20 ml de líquido e que sejam transportados numa mala pessoal. Globos de neve com um tamanho de 8 a 10cm devem ser transportados em malas de porão.

Por fim, e por falar em especificidades, a TSA permite máquinas de fazer tatuagens, mas tem que se certificar que tira as baterias todas. Mesmo que o objeto por si só seja permitido no avião, a tinta já um caso diferente – qualquer tinta de tatuagem é sujeita a protocolos mais rígidos, por ser considerada um líquido.

Saiba mais Avião, Viajar, Diversão, Malas, Voos, Mundo, Condé Nast Traveler
Relacionadas

O que é considerado um objeto pessoal num voo?

Embarcar numa viagem cheia pode ser um desafio logístico, especialmente quando se trata de encontrar espaço para todas as bagagens a bordo. Nesse cenário, os objetos pessoais tornam-se peças fundamentais do quebra-cabeça "o que cabe onde".

Mais Lidas