Estes são os maiores desafios de dormir juntos
Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.

O sono é uma atividade muito importante para o ser humano, pois permite-nos recarregar as baterias para o próximo dia, restabelecer energias e regular o ciclo do sono - embora alguns de nós precisem de dormir mais do que outros. Só que por vezes há fatores que contribuem para destabilizar o sono. Heather Gunn, psicóloga especializada nesta área, inumera, num artigo do The Guardian, alguns destes maus hábitos que as pessoas podem ter na hora de dormir, e como os ultrapassar.
Ressonar, talvez o hábito mais comum e o mais irritante, especialmente se formos o outro parceiro - o que fica acordado a ouvir. Os sons - que vão desde o "motor de uma carrinha a tentar ligar" até ao mais pequeno "apito", não deixam de ser irritantes. Afinal porque é que ressonamos? O ressonar é causado pelo ruído e vibração dos tecidos perto das vias respiratórias na parte de trás da garganta. Durante o sono, os músculos relaxam. O ressonar pode ser ligeiro, ocasional e despreocupado, ou pode ser o sinal de uma perturbação respiratória como a apneia obstrutiva do sono. Neste caso Gunn recomenda a ida a um especialista.
Incompatibilidade de horários, é este o segundo mau hábito mais comum, segundo Gunn. Se um parceiro gosta de ir para a cama a horas e o outro é um coruja que só dorme quando começa a ver o sol, esta diferença de horários pode causar distúrbio no sono de ambos. Mas como é que podemos resolver esta incógnita? Se estão desesperados por manter o mesmo horário, pode ser que a coruja noturna tenha de ir para a cama antes da sua hora habitual, pois os estudos sugerem que é surpreendentemente fácil que aconteça esta mudança no seu ciclo de sono.
Diferentes necessidades de temperatura e o "ladrão" do edredão, estas são as outras circunstâncias. Desde pessoas que dormem completamente vestidas, enroladas em cobertores, até às que dormem despidas debaixo de um lençol, os nossos termostatos internos podem causar irregularidades no sono de ambos se não houver um consenso. Não esquecendo o caso do parceiro/a que rouba o edredão durante a noite, mas não admite tê-lo feito. A resolução? Comprem dois edredões, sugere Gunn.
Uma amnistia no mínimo questionável
Há várias coisas no caso da decisão do TAD de aplicar a amnistia da visita papal a Miguel Afonso que parecem não bater certo. Mas é mesmo a falta de bom senso e de critério da opinião pública que mais causam espanto.
Jameson Urban Routes está de volta
O icónico festival de música regressa a Lisboa em novembro, apresentando um alinhamento de artistas de renome tais como Orelha Negra, Glass Animals ou Karol Conká.
Oktober Festa: Cerveja, música e petiscos na zona oriental de Lisboa
A adaptação nacional da tradicional festa alemã é preparada pelas cervejeiras que se encontram na zona oriental de Lisboa e acontecerá no dia 21 de outubro.
Itens inesperados que passam na segurança de um aeroporto
De microondas a peixes vivos, é possível viajar com estes são os objetos pouco comuns - e conhecidos - a poder viajar na bagagem de mão.
Quais os carros de Fórmula 1 mais bonitos de 2023?
Os leais fãs da modalidade respondem quais os carros que competem em 2023 que consideram os seus favoritos esteticamente.
Sete copos, sete símbolos de fortuna. A coleção da nova marca do Grupo Vista Alegre transforma cada café num ritual de sorte.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.
Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.