Viver

O infalível treino que pôs Bruce Lee em forma (e que não inclui pesos)

Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.

Foto: Getty Images
06 de julho de 2021 | Fabiana Ramos

Quem diria que um dos treinos do artista marcial e ator Bruce Lee, conhecido pelos seus filmes de ação e luta, eram realizados sem recursos a pesos? Os exercícios que faziam parte do seu treino são simples e podem ser realizados em casa sem precisar de levantar de halteres ou objetos semelhantes. O próprio peso do corpo pode, neste caso, ser igualmente eficaz, caso seja usado da forma correta. Esta rotina é composta por sete exercícios diferentes, sendo repetidos pelo menos em três séries, com uma pausa de 30 segundos entre cada uma delas, revela a GQ espanhola.

Dragon Flag. Deite-se num banco ou no chão, virado para cima, segure com as mãos algum objeto, e levante todo o corpo lentamente até apoiar apenas a parte superior das costas no chão. Certifique-se de que o corpo está direito e comece a baixar e a subir o corpo lentamente. Faça o máximo de repetições que aguentar.

Flexões. Aqui o essencial é diminuir a velocidade do exercício. Deve contrair a parte superior do corpo e fazer entre 15 a 20 repetições. Depois de um breve descanso, cruze os braços ao peito e faça mais duas repetições.

Dips. Com este exercício deve contrair todos os músculos dos braços e ombros, ao mesmo tempo que cria tensão em todo o corpo enquanto realiza o movimento. Mantenha esta posição de tensão por seis segundos.

Elevações. O trabalho aqui é feito usando os braços para se levantar do chão, sendo que o resto do corpo fica imóvel. A tensão aumenta quanto mais lento for o movimento, mantendo a elevação durante seis segundos e fazendo pelo menos três repetições por série.

Chin Ups. Este exercício é semelhante ao das elevações, a diferença é que o descer também se faz lentamente. Os braços são posicionados em ângulo fechado até aos cotovelos, tentando manter a tensão do corpo durante todo o exercício.

Flexões de cobra. Neste exercício as flexões têm um twist. Depois de deitado, deve levantar o corpo com as palmas das mãos no chão, os cotovelos dobrados ao lado do corpo, o peito estendido e o olhar frente, dando mantendo sempre a tensão nos bíceps. Depois é fazer o movimento inverso e regressar à posição inicial.

Flexões de mão. Esta é uma forma de flexões em que apenas é usado um braço, colocando o outro por trás das costas, o resto do exercício é igual às já conhecidas flexões.

Step Up’s. Este exercício consiste em utilizar o apoio de um banco para descer e subir lentamente. Os músculos aqui ativados são os quadríceps, os glúteos e isquiotibiais.

Saiba mais Bruce Lee, GQ, filmes de ação, artes marciais, treinos, força física, hollywood, warner bros, Enter the dragon
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Os luxos dos jogadores de futebol

Mansões que valem milhões, carros topo de gama, jatos privados e capas de telemóvel no valor de 35 mil euros — assim gastam as suas fortunas os melhores jogadores do mundo. Mas existe, também, um lado solidário que os craques da bola nunca esquecem. E isso, sim, é “jogar bonito”.