Antiga guitarra de Kurt Cobain leiloada por mais de 550 mil euros
A emblemática Fender Stratocaster, uma das guitarras do vocalista dos lendários Nirvana, foi recentemente vendida em leilão por quase 600.000 dólares (aproximadamente 560.000 euros), no passado dia 20 de maio.
Uma guitarra usada na gravação do álbum Nevermind no início dos anos 90 - que atualmente conta com mais de 50 milhões de visualizações no Youtube - foi praticamente destruída por Kurt Cobain. Tratava-se de uma icónica Fender Stratocaster, e ficou inutilizada para efeitos musicais, quando Kurt a destruiu, embora ela guarde vestígios da sua originalidade.
De acordo com a revista Forbes, a Julien's Auctions tinha planeado vender esta guitarra histórica por um décimo do valor agora arrecadado no leilão, que se realizou no Hard Rock Café em Nova Iorque a 20 de maio de 2023. Esta guitarra está assinada pelos três artistas da banda: Kurt Cobain, que assinou o seu nome como "Kurdt Kobain", o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl. Tem ainda uma referência de Kurt para o seu amigo Mark Lanegan, falecido em 2022.
Citado pela Forbes, Kody Frederick, da Julien's Auctions, disse à agência noticiosa AFP: "O homem estava zangado, e isso notava-se pela forma como tratava os seus instrumentos". Em 1994, com apenas 27 anos, Kurt pôs fim à sua própria vida e deixou um legado musical extraordinário, apesar da curta carreira.
Segundo a Forbes, a Fender Stratocaster foi posta em leilão por um valor inicial entre os 60.000 e os 80.000 dólares e acabou com uma licitação de 596.900 dólares, aproximadamente 554.589 euros). De acordo com a BBC News, a identidade do comprador não é ainda conhecida, tendo o seu último proprietário sido Tony Palmer.
Este leilão da Julien´s Auctions, que decorreu durante três dias, incluiu também outros objetos de lendas da música, como Elvis Presley, Freddie Mercury, Janet Jackson e Dolly Parton.
Guitarra de Kurt Cobain do vídeo 'Smells Like Teen Spirit' vai a leilão
A casa de leilões Julien's Auctions acredita que o bem do vocalista dos Nirvana poderá chegar aos 733 mil euros.
Isto Lembra-me Uma História: Coldplay e a arte de chamar ao palco
Esta história de ter convidados debaixo do mesmo holofote não é sempre igual. Às vezes, é muito surpreendente, como aconteceu em Coimbra. Mas há uma história capaz de deixar Chris Martin de queixo caído.
Mark Lanegan, o rock salvou-lhe a vida e tornou-o imortal
De “melhor amigo de Kurt Cobain” a “sucessor de Tom Waits”, passando por “antigo presidiário” ou “ex-toxicodependente”, seriam muitos os epitáfios possíveis para um dos maiores anti-heróis da história do rock.
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Com uma seleção cuidada de peças de renome, torna-se um ponto de referência na cidade de Lisboa para amantes de interiores, combinando estilo e funcionalidade com um toque de exclusividade.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
O mercado do luxo é fascinante. Põe a maioria das pessoas a sonhar com algo que, na realidade, desconhece ou a que não pode aceder. Mas este setor está a aprender a conhecer-se. Depois de ter sido intocável durante tanto tempo, não ficou indiferente ao novo milénio e reinventa-se.