Prazeres / Artes

Famosas Levi's de Kurt Cobain em exposição depois de leilão histórico

Há pouco mais de um ano, umas calças de ganga propriedade do famoso vocalista dos Nirvana foram vendidas por mais de 412 mil dólares. Um valor astronómico, 40 vezes superior às estimativas iniciais. Este verão, as calças estarão expostas na sede da Levi's, em São Francisco, na Califórnia.

Kurt Cobain, usando as famosas Levi's 501, com a mulher Courtney Love e a filha Frances, à chegada dos MTV Music Awards de 1993
Kurt Cobain, usando as famosas Levi's 501, com a mulher Courtney Love e a filha Frances, à chegada dos MTV Music Awards de 1993 Foto: Getty Images
06 de março de 2025 | Madalena Haderer

Em novembro de 2023, as calças de ganga Levi's de Kurt Cobain – vocalista dos Nirvana que se suicidou, tragicamente, aos 27 anos – foram vendidas em leilão por 412.750 dólares, cerca de 318 mil euros. Quase meio milhão de dólares por qualquer coisa como 750 gramas de algodão e botões de metal. As Levi's 501, o modelo em questão, chegam a pesar um quilo, mas, tendo em conta a quantidade de buracos presente, as de Cobain eram, certamente, mais leves. Leves ou pesadas – trocadilho não intencional –, certo é que a Levi’s acaba de anunciar que chegou a acordo com o colecionador Tom Coin, o comprador das calças do músico – que as arrematou por 40 vezes mais do que os previstos 10 mil dólares – para as expor na sede da marca, em São Francisco, no próximo verão.

A coisa mais triste dos leilões, seja de joias, quadros ou, enfim, calças de ganga, é quando os objetos desaparecem, nos cofres e casas de colecionadores privados, e nunca mais são vistos pelo público. Pois, felizmente, não será esse o caso com estes famosos jeans do vocalista dos Nirvana. Portanto, se está a planear uma viagem à Califórnia para os próximos meses, e se é fã de Kurt Cobain, não deixe de reservar algum tempo para visitar o Museu Vault, o arquivo histórico localizado na sede da Levi Strauss & Co. em São Francisco.

View this post on Instagram

A post shared by Levi's (@levis)


As calças são do modelo Levi's 501, conhecidas pelo seu design clássico com braguilha de botões, e apresentam um desgaste significativo, com vários rasgões e buracos, alguns tapados com remendos, outro não, além de bainhas com tecido de padrão floral na parte inferior de cada perna. O típico patch da Levi's está ausente e a etiqueta vermelha da marca foi parcialmente removida – testemunho do interesse nulo que uma das principais figuras do movimento grunge tinha por marcas. Estas jeans foram usadas por Cobain no videoclipe da música Heart-Shaped Box e em atuações ao vivo, incluindo uma performance nos MTV Music Awards de 1993. Os remendos decorativos presentes nas calças são atribuídos a Lori Barbero, baterista da banda Babes in Toyland, que terá oferecido as calças a Cobain.

O Vault da Levi's é um espaço dedicado à preservação e exposição da história da marca. Este museu foi reformulado e reaberto ao público em novembro de 2018, apresentando uma nova aparência e incorporando elementos interativos, como a estação Tell Us Your Levi's Story, onde os visitantes podem ouvir e partilhar histórias relacionadas com a marca. O Vault permite que os entusiastas da Levi's explorem artefactos históricos, fotografias e outros itens significativos que narram a evolução da marca ao longo dos anos.

Saiba mais Prazeres, Artes, Levi's, Jeans, Kurt Cobain, Vault Museum, São Francisco, Califórnia, Nirvana, Calças de ganga, MTV Awards
Relacionadas

Irreversible, uma exposição-manifesto de Bordalo II

O artista português regressa à capital francesa para inaugurar mais uma exposição-manifesto na qual, como é habitual, transforma resíduos plásticos em arte, numa reflexão sobre os consumos excessivos da sociedade e a poluição.

Levi's X McLaren. Mais uma coleção

É a segunda vez que estas duas marcas colaboram para criar peças de roupa que misturam o espírito clássico da Levi’s com a inovação e velocidade da McLaren, combinando a essência do mundo das corridas com o estilo contemporâneo do denim.

Levi's x Oasis. O regresso das t-shirts de bandas?

Com esta coleção, a marca não só presta homenagem a uma das bandas mais influentes de uma geração, como também reafirma a sua posição como um farol da cultura moderna, sempre em sintonia com as paixões e nostalgias que continuam a inspirar milhões em todo o mundo.

Mais Lidas
Artes Livro. Os 100 momentos marcantes da Fórmula 1

A nova obra da Assouline — "Fórmula 1: The Impossible Collection" — celebra 70 anos de F1 com os momentos mais trágicos, mas também os mais emocionantes, do automobilismo. São eles que hoje constroem a história de um dos desportos mais vistos do mundo.

Artes David Hockney. A maior exposição de sempre

Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.