10 filmes 'pandémicos' para ver em quarentena
Se está em casa por indicação de quarentena – ou porque decidiu não sair - eis alguns filmes que pode aproveitar para (re)ver.
O avanço do novo coronavírus a que a comunidade científica chamou, oficialmente, de Covid-19 é motivo para seguir à risca as medidas de prevenção e contenção recomendadas a nível mundial e à escala de cada Governo. A 11 de março, a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de pandemia após o vírus ter tomado novas proporções. Caso esteja em casa por prevenção, ou tenha indicação para entrar em quarentena – neste caso, são 14 dias – precisará de se distrair e alhear (nem que seja por uma hora) do pânico que vem por acréscimo a uma situação alarmante como é o caso da que vivemos à escala mundial. Segundo um artigo da revista Vulture, há pelo menos 58 filmes que se enquadram no tema "pandemia". Elegemos 10, para ver agora.
Contágio, 2011
Realizado por Steven Soderbergh, é um dos filmes mais bem recebidos pela crítica dentro do tema. O mundo inteiro, desde a comunidade científica, passando pelo Governo até aos comuns dos morais, encontra-se no epicentro de uma epidemia mundial, enquanto a CDC (Centers for Disease Control and Prevention) luta para encontrar uma cura. No elenco estão atores como Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Josie Ho e Gwyneth Paltrow.
A gripe, 2013
Neste filme sul-coreano de Sung-su Kim, o vírus mortal H5N1 começa a espalhar-se pela cidade de Bundang, matando aqueles que o contraem em 36 horas. A população de quase 1 milhão de residentes está subitamente em risco de ser exterminada em massa.
Virus, 2019
Este filme indiano, realizado por Aashiq Abu, é baseado em factos verídicos decorridos aquando do surto do vírus Nipah, em 2018, em Kerala e no esforço de mobilização da comunidade local para impedir a sua disseminação.
Pandemia, 2009
David e Alex Pastor são os realizadores deste filme (no original Carriers) que conta a história de um grupo de quatro amigos que tentam sobreviver a uma pandemia, quando se apercebem que eles próprios são mais perigosos que o potencial viral da mesma. A caminho de um motel, tentam afastar-se de multidões e potenciais infetados, mas nada corre como esperam. Chris Pine, Piper Perabo e Emily VanCamp estão no elenco.
WWZ – Guerra Mundial (2013)
Brad Pitt e Mireille Enos são os protagonistas deste épico filme de contágio, realizado por Marc Forster, que apresenta, muito provavelmente, a maior quantidade de zombies alguma vez exibidos num só filme. Em World War Z, nome original do filme (que também é o nome de um videojogo) Pitt interpreta um ex-investigador das Nações Unidas que concorda em percorrer o cenário infetado para encontrar a fonte do surto e, esperançosamente, uma cura antes que todos sejam contagiados.
Doze Macacos, 1995
Um dos mais bem classificados filmes sobre apocalipse é o Doze Macacos (12 Monkeys) de Terry Gilliam, com Bruce Willis, Madeleine Stove, Jon Seda e Brad Pitt. Este filme de ficção científica é sobre um homem que é enviado de volta no tempo a partir do ano de 2035 para parar uma pandemia que acabará com a maior parte da população mundial e forçará os sobreviventes a viver no subsolo, um desastre que começará em 1996.
Os filhos do homem, 2006
É um clássico, de Alfonso Cuarón. Uma doença misteriosa leva todas as mulheres do mundo a abortar no início dos anos 2000 e, durante quase 20 anos desde esse momento (que acontece na mesma época de uma pandemia de gripe altamente mortal) nenhuma criança nasce. O mundo, que se tornou infértil, mergulhou no caos, mas se existir esperança para a humanidade está em Theo Faron (Clive Owen) e na sua mulher ativista (Julianne Moore).
A ameaça de Andrómeda, 2008
Com argumento baseado no livro de Michael Crichton, a história deste filme centra-se num grupo de cientistas que são trazidos para a cidade de Piemonte, Novo México, após a queda de um satélite do Governo quase matar todos os residentes desta. O filme, que envolve alienígenas, trouxe novidade para a época – foi realizado em 1971 por Robert Wise – e tem no elenco atores como James Olson, Arthur Hill ou David Wayne.
Slither, 2006
Escrito e realizado por James Gunn (foi, aliás, a sua estreia como realizador) o enredo de Slither passa-se numa pequena cidade que subitamente é invadida por uma comunidade zombie. Nathan Fillion, Elizabeth Banks e Michael Rooker são os protagonistas deste filme de terror que tem um toque de comédia e onde os humanos ganham contornos monstruosos.
The Crazies – Desconfia dos teus vizinhos, 2010
Um remake do filme de 1973, de George A. Romero, em The Crazies - Desconfia dos teus vizinhos, Timothy Olyphant é um xerife da cidade de Iowa onde as pessoas se transformam em psicopatas assassinos depois de um avião se despenhar e espalhar um vírus contagioso. Os poucos que não foram infetados, tentam, a todo o custo, escapar e pôr-se a salvo.
Trabalhar em casa pode ser mais eficiente
E feliz. Não somos nós a dizê-lo, mas sim várias pesquisas que comprovam que esta é uma forma eficaz de aumentar a produtividade. Especialmente em plena.
11 regras para trabalhar em casa (e não dar em maluco)
A sua empresa prepara-se para o mandar trabalhar para casa – se é que já não foi – mas fazê-lo pode não ser muito fácil, especialmente para quem não está habituado. Aqui ficam 11 regras para ser (ainda) mais produtivo.
A razão pela qual o novo 007 demorou cinco anos
O 25º filme da saga James Bond levou cinco anos a ver a luz do dia. Em entrevista à GQ britânica, Daniel Craig revela porque demorou tanto tempo a aceitar pela quinta vez este papel.
O antes e depois dos locais turísticos afetados pelo coronavírus
O impacto do avanço do Covid-19 em imagens impressionantes um pouco por todo o mundo.
Uma exposição de Steve McQueen? Não, duas. E ambas em Londres.
Conhecemo-lo como realizador aclamado, mas Steve McQueen é também artista consagrado. Em Londres celebra-se a sua carreira e obra em duas exposições: uma retrospetiva na Tate Modern e um curioso projeto que resultou numa instalação na Tate Britain.
Aviões privados, máscaras de designer e bunkers secretos. Como os ricos estão a lidar com o coronavírus.
À medida que o Covid-19 se espalha pelo mundo, os super-ricos estão a fazer tudo o que podem para se manterem seguros – e o preço não é uma preocupação.
Está em casa e com fome o tempo todo? Saiba como evitá-lo
É bem possível que em tempos de quarentena a sua fome (ou aquilo que julga ser fome) aumente desmesuradamente. Entenda o porquê e, depois, evite sucumbir ao pecado da fome-falsa.
Grupos de luxo reúnem esforços no combate ao Covid-19
LVMH, Puig e Kering são alguns dos nomes mais sonantes a redirecionar esforços no apoio a governos e profissionais de saúde nos países europeus com mais casos registados de Covid-19.
Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.
"El Ruso", como era conhecido este criminoso violento nascido na Argentina, estava preso por assalto a bancos e joalharias, mas no seu país de origem sequestrava jovens de famílias ricas, exigia resgates e, por vezes, assassinava-os mesmo depois de ter recebido o dinheiro. Fugiu da cadeia e está a monte.
Aquela palavra de que ninguém gosta anda de novo nas bocas do mundo: crise. Nas bocas e nas barrigas, porque esta não é uma qualquer, é a crise da restauração. E o encerramento de dois eminentes restaurantes de Lisboa deu origem a um debate tão interessante quanto urgente. Conversa com Leopoldo Calhau, Vítor Adão e Hugo Brito.
Conhecido pelas suas incríveis cenas de ação em filmes clássicos de Hollywood, Bruce Lee tornou-se numa “lenda” das artes marciais e dos grandes ecrãs.