Um pai cozinheiro e uma filha preguiçosa juntam-se para ensinar a cozinhar
Alexandre Correia e Leonor Bettencourt Loureiro unem forças num workshop de cozinha com almoço e convívio no final.
Leonor é realizadora de profissão e uma pessoa sem paciência para cozinhar. Alexandre Correia, jornalista de dia, pai e cozinheiro à noite, já fez vários cursos de cozinha, pastelaria e até padaria que intensificaram a sua paixão pela área, culminando mesmo num Mestrado em Ciências Gastronómicas.
No sábado, dia 9 de novembro, pai e filha juntam forças partilhando alguns truques e sugestões, a partir de um workshop para todas as Leonores que não gostam de cozinhar. Leonor incentiva a que todos os não-cozinheiros larguem as aplicações de auxílio à cozinha, bem como as desculpas de falta de tempo e peguem nos tachos, panelas e ingredientes com os conselhos de quem prepara os pratos que sabem sempre melhor- os pais, as mães e os avós deste mundo. Alexandre acredita que toda a complicação de cozinhar é um exagero e que uma refeição boa e simples é realmente possível e mais acessível do que a filha pensa.
No workshop "Cozinhar não é uma seca", que irá decorrer no Espaço Arroios, em Lisboa, a dupla vai ensinar a fazer ragu à bolonhesa, ervilhas com ovos escalfados, risotto de cogumelos e tortilha de batata e cebola. Os pratos serão preparados em conjunto de forma simples e sem muito esforço, mostrando aos aprendizes que é possível preparar uma refeição rápida e saborosa sem gastar muito dinheiro em ingredientes ou utensílios.
Deverá sair do workshop com um novo ponto de vista da sua rotina diária, ou pelo menos é o principal objetivo de Leonor, que também será aprendiz neste dia. Leonor promete ainda que o pai é um ótimo contador de histórias e que entretenimento não faltará.
No final do workshop a comida será servida com vinho, num almoço de convívio e partilha.
Quando? 9 de novembro, das 11h às 15h Onde? Espaço Arroios, Rua Passos Manuel 99A, Lisboa Quanto? €38 Reservas hello@espacoarroios.com
Cantina de Ventozelo com menu dedicado ao azeite novo
É chegada aquela altura do ano em que as oliveiras estão vergadas sob o peso dos seus pequenos frutos. Difíceis de colher, principalmente quando a apanha é feita à moda antiga, mas o aromático e delicioso azeite das azeitonas acabadas de prensar merece todos os esforços. Haja bom pão e bom bacalhau e não falta nada.
Receita: Pargo e carabineiro corado com arroz cremoso de algas do Pico e salicórnias da ria do chef José Gala
O pargo, dos peixes mais saborosos, tem várias espécies e outros nomes nas diferentes latitudes. O legítimo será um dos mais conhecidos.
Regenerative Wine Fest, o evento que aborda a importância da agricultura regenerativa
No dia 21 de setembro, sábado, pondo em causa as técnicas convencionais, o festival levanta um dos temas do momento, entre vinho, comida, convívio, talks e música, na Herdade das Servas, em Estremoz, no Alentejo.
O dia 9 de outubro fica registado no calendário dos enófilos: foi nesse dia que as garrafas de Pêra Manca 2018 viram a luz do dia depois de anos na escuridão. Esta é apenas a 17.ª edição do vinho mais exclusivo da Fundação Eugénio de Almeida.
Alexandre Correia e Leonor Bettencourt Loureiro unem forças num workshop de cozinha com almoço e convívio no final.
A Costa Boal e Francisco Costa acabam de lançar uma nova edição do Segredo 6, colheita de 2019. Um dos melhores tintos nacionais. Provavelmente até de Trás-os-Montes…
Numa casa onde o sucesso é medido pelo Mateus Rosé e a qualidade pelo Barca Velha, não é fácil um vinho sobressair. Mas o Legado destaca-se, e de que maneira.