Restaurante Emme, na Ericeira, prepara festim outonal
Alexandre Silva, chef residente do Emme, vai ao Ó Balcão, em Santarém, buscar o chef Rodrigo Castelo para uma noite muito especial onde o conceito "surf and turf" ganha uma nova interpretação.
O Emme, restaurante do hotel Immerso, na Ericeira, preparou um jantar que é uma ode ao tempo das abóboras e das castanhas. Embora decorra no próximo dia 14, uns dias depois de São Martinho, é uma excelente forma de celebrar o fim do calor fora de tempo, as colheitas, o vinho e todas as coisas boas e quentinhas que o inverno tem para oferecer. Fazê-lo num cenário idílico com vista para o mar é só ouro sobre azul. Trata-se do último "Alexandre Silva Convida" em que o chef residente do Emme convida um outro chef para, juntos, fazerem qualquer coisa de especial. Desta vez, o convidado é o chef Rodrigo Castelo, vindo do Ó Balcão, em Santarém.
O jantar terá um menu de oito momentos, pensado e posto em prática pelos dois chefs, e tem como objetivo celebrar o mar, a serra e os produtos sazonais. O evento tem hora marcada para as 19h30, mas como a proximidade da praia é algo que só se consegue apreciar, verdadeiramente, à luz do dia. Há uma oferta especial para quem decidir passar a noite no hotel – afinal, quem é que quer pegar no carro depois de bem comido e bem regado? Assim, o jantar custa 120 euros, mas quem quiser lá ficar para o dia seguinte paga, ao todo, 282 euros em quarto single ou 328 em quarto duplo. Se começou a fazer a lista de Natal e acha que já está a precisar de uma pausa, para ganhar coragem, tem aqui uma boa oportunidade.
Mas, falemos do menu: coscorão do rio até ao mar e tarte do mar até à serra são as primeiras propostas, certamente tão deliciosas quanto os seus nomes são enigmáticos. De seguida, tártaro de lagostim e caranguejo do rio; e cantarelos, castanhas, molejas e mão de buda (um citrino originário da Índia e da China). Nos pratos principais há silurio (o nome que se dá no Ribatejo ao peixe-gato), com emulsão de couves com chouriço, nabo, ceboletes e bimis; e novilho com tártaro de carabineiro e emulsão de mariscos. Para a sobremesa há uma explosão de sabores outonais: pudim de abóbora com abóbora bêbeda e creme de queijo de Alcanhões; e gelado de trigo tostado, marmelo confitado e calda de cardamomo. O menu inclui um pairing vínico.
Esta iniciativa já levou os chefs Pedro Lemos, David Jesus e Vasco Coelho Santos ao restaurante do Immerso e, desta vez, vai ao Ribatejo buscar o chef Rodrigo Castelo, daí o esforço de apresentar pratos que representam uma simbiose entre os sabores da costa (Ericeira) e os da lezíria (Santarém).
Onde? Rua Bica Da figueira, Santo Isidoro, Ericeira Quando? Dia 14 de novembro Reservas? reservas@immerso.pt
Um pai cozinheiro e uma filha preguiçosa juntam-se para ensinar a cozinhar
Alexandre Correia e Leonor Bettencourt Loureiro unem forças num workshop de cozinha com almoço e convívio no final.
Além da visão: e se não víssemos o que comemos?
O primeiro jantar às cegas Beyond Vision chega ao Blind, no Porto, já no dia 23 de novembro.
Cantina de Ventozelo com menu dedicado ao azeite novo
É chegada aquela altura do ano em que as oliveiras estão vergadas sob o peso dos seus pequenos frutos. Difíceis de colher, principalmente quando a apanha é feita à moda antiga, mas o aromático e delicioso azeite das azeitonas acabadas de prensar merece todos os esforços. Haja bom pão e bom bacalhau e não falta nada.
Onde se come bem em Portugal? Guia Repsol regressa em 2025 e os inspetores já estão sentados à mesa
O emblemático guia gastronómico volta a Portugal, agora em versão digital, menos elitista e mais próximo de todos. Vai distribuir “Soís” (um, dois ou três) aos restaurantes e prestigiar o melhor da cozinha portuguesa.
Art Restaurant, onde a bola de Berlim é um manifesto artístico
À partida, o interior deste restaurante não convida ao consumo dessa iguaria pasteleira que tem a praia como habitat natural. Mas as aparências iludem. Além disso, esta não é uma bola de Berlim qualquer. Não tem açúcar, nem creme pasteleiro, e o seu recheio é um inesperado camarão.
Um dia na vida de… Alexandre Silva, o “Loco” que domina o “Fogo”
O chef com estrela Michelin conquistou o estrelato com o restaurante Loco. O outro espaço, Fogo, é onde as suas raízes são a inspiração.
António Maçanita recriou o Enxarrama, “o mais apreciado de todos os vinhos de Évora”, como se dizia no século XIX. E a ambição é clara: bater-se de igual para igual com o melhor da região.
O novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim. é composto por 12 receitas, todas elas com três pratos diferentes. A Must teve acesso a uma, tendo já partilhado o prato principal e a sobremesa, faltando apenas a bebida.
Encontrámo-nos, no Tivoli Vilamoura, com o embaixador global da Glenfiddich, que passou por Portugal para apresentar os seus whiskies de uma maneira original e despretensiosa. Tudo durante um jantar recheado de boa conversa.
A Must teve acesso a uma das 12 receitas do novo livro "Pela Boca", do chef Henrique Sá Pessoa e do jornalista Fernando Alvim.