Um menu a quatro mãos no ZunZum junta Marlene Vieira e Aurora Goy
O restaurante, que fica no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, recebe para a terceira edição de jantares com chefs convidados, desta vez com a luso-francesa Aurora Goy, a 25 e 26 de fevereiro.
A gastronomia portuguesa volta a estar em destaque no restaurante Zunzum, onde a chef Marlene Vieira se junta à convidada Aurora Goy para uma experiência culinária única. Filha de mãe minhota e pai francês, Goy traz consigo a influência luso-francesa para enriquecer ainda mais o menu com pratos reconfortantes e cheios de sabor.
A trajetória de Goy começou em Paris, onde teve a oportunidade de trabalhar ao lado de chefs como Alain Ducasse e Guy Savoy, além do português José Avillez, no Belcanto. A sua bagagem gastronómica rica e eclética reflete-se na sua abordagem à cozinha, combinando técnicas clássicas com um toque contemporâneo. O resultado são pratos que celebram os sabores tradicionais, mas com uma apresentação e um olhar muito sofisticados.
Nesta colaboração com a chef Marlene Vieira, o menu apresenta-se como uma verdadeira viagem pelas regiões do norte de Portugal. Dividido em quatro momentos, começamos pelo snack, que apresenta duas opções: o milho, "recado rojo", com raia, nabo, lima e chili ou a gamba rosa braseada com caldo e caril. Para as entradas, as opções recaem no tupinambo com mexilhão, gnocchis, limão confitado, avelã e funcho e na empada de perdiz com cogumelos e trufa. Chegando ao prato principal, propõe-se o aipo com uma gema curada, acompanhado de quinoa, pleurotes, funcho e jus de carne; e também a sopa de cação de coentros e sames de bacalhau. Para terminar, nada melhor do que uma sobremesa: o chou com castanha, marmelo, sésamo e cardamomo ou o habitual da casa, a torta de anánas dos Açores e chá verde.
Além da experiência gastronómica, este pop-up também oferece uma seleção de vinhos cuidadosamente pensados para harmonizar com os pratos. Com propostas provenientes do Morgado do Quintão, no coração do Algarve, os convidados terão a oportunidade de degustar produções que refletem a dedicação à terra e à tradição, numa abordagem contemporânea e inovadora.
Esta é a terceira edição de uma série de eventos mensais no Zunzum, cada um apresentando um chef convidado diferente, mas todos com o objetivo de celebrar a riqueza da comida portuguesa. Com menus compostos por pratos de assinatura do convidado e criações exclusivas da chef Marlene Vieira, os convidados têm a oportunidade de experimentar uma variedade de sabores e técnicas, sempre num ambiente acolhedor e sofisticado.
Os menus são compostos por pratos de assinatura do convidado e criações da chef Marlene Vieira em formato degustação (€85 com welcome drink e pairing de vinhos).
Onde? ZunZum, Av. Infante D. Henrique, Doca do Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros
de Lisboa. Quando? Dia 25 e 26 de fevereiro. Reservas? 915 507 870 ou hello@zunzum.pt.
LOTA Sea & Fire, renascido das cinzas
Na Duque de Ávila há um restaurante que não deixa ninguém indiferente logo pela fachada, depois se espreitarmos a barra de mariscos – imagine se entrar.
4 vinhos e as suas histórias: dois monocasta branco e tinto, uma novidade de Elvas e um Porto com identidade
No mês mais curto do ano, tradicionalmente a altura onde se fazem os enxertos, é tempo de continuar a fertilizar a terra e reparar os esteios e arames na vinha.
Experiência mistério no Torel Palace Porto
Arnaldo Azevedo, chef do Vila Foz Hotel & Spa, é o mais recente convidado de Vitor Matos para a quarta edição da L’Amitié Blind Experience.
Talha à Mesa: dois dias para juntar alta gastronomia alentejana e Vinho de Talha
Nos dias 23 e 24 de março, a Adega Cooperativa da Vidigueira promove um encontro onde grandes chefs vão mostrar toda a versatilidade, à mesa, dos vinhos de talha.
Um rally gastronómico à vista nos Açores
Até dia 3 de março está a decorrer a iniciativa "Rota Açores – Nove Ilhas, Um Arquipélago Gastronómico", cujo objetivo é dar a conhecer as melhores receitas e produtos da ilha. Aderiram 23 restaurantes, em seis das nove ilhas, e cada um criou um menu exclusivo.
No Convento do Beato, em Lisboa, premiou-se o talento nacional no que respeita à gastronomia, ao mesmo tempo que se assinalou o empoderamento feminino, com o cocktail e um jantar de gala exclusivamente criado por quatro chefs portuguesas: Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares.
Das entradas às sobremesas, o sabor intenso da trufa d’Alba delicia o inverno no restaurante italiano, em Sintra.
Um Pinot Noir sem nada a temer dos borgonheses, um espumante que não é branco nem rosé, mas Baga, e três vinhos de terroir de vinhas muito velhas. A Casa da Passarella foi ao passado abrir caminho para os vinhos de amanhã, e o resultado é francamente especial.
Em novembro preparam-se as videiras para as chuvas e para o novo ciclo que se inicia. As folhas caem e a planta entra em hibernação antes de se iniciar a fase da poda. Para muitos, o mês mais tranquilo nas vinhas.