Torel Palace volta a receber degustação de vinhos com petiscos e música ao vivo
Durante três dias, o vinho, a gastronomia e a cultura encontram-se na capital. O palacete lisboeta prepara-se para receber a 3.ª edição do Vinho da Casa, um evento que irá juntar alguns dos melhores vinhos e produtores portugueses, chefs estrelados e artistas musicais num ambiente único.

Entre os dias 16 e 18 de maio, o Torel Palace Lisbon abre portas à terceira edição do Vinho da Casa, evento vinícola que se tem vindo a afirmar no calendário lisboeta. Durante este fim de semana, o palacete transforma-se num espaço dedicado a alguns dos melhores vinhos nacionais, onde os visitantes terão a possibilidade de degustar cerca de 100 diferentes vinhos trazidos por vinte dos mais conceituados produtores portugueses. A experiência decorre numa sessão de 2h30, que irá permitir um contacto com os próprios criadores das colheitas apresentadas.

O chef Vítor Matos, recentemente distinguido com duas estrelas Michelin com os restaurantes Blind e Oculto, estará a cargo dos jantares dinatoire, na primeira noite, com os vinhos da Quinta da Vacaria, a marca do grupo Torel, e dos outros produtores presentes nas noites seguintes. O primeiro jantar contará ainda com um momento de showcooking que juntará o chef com a produtora Sandra Tavares, da Wine&Soul. Já nos dias 17 e 18 de maio, a cozinha recebe João Álvares Ribeiro e João Roquette Álvares Ribeiro, da Quinta do Vallado, Maria Melo, do MasterChef, e Rosa Maria Campos e Maria João Pato, representantes da casa Luís Pato. As três noites serão conduzidas por Miguel Pires, do Mesa Marcada.

O evento é constituído igualmente por masterclasses, limitadas a apenas 14 participantes. Aqui, nomes como o mestre de vinhos Dirceu Vianna Junior, o palestrante e escritor Jamie Goode e o jornalista Manuel Carvalho exploraram colheitas raras e interpretações da identidade vinícola portuguesa. O Dirceu Vianna Junior apresentará "Vinhos Velhos de Vinhas Velhas", no dia 16; Jamie traz "A diversidade dos vinhos portugueses em sete garrafas", no dia seguinte; e, por fim, Manuel Carvalho desafia os paladares dos convidados com "Portugal: uma identidade, diferentes estilos", com vinhos como Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2012 ou Quinta do Vesúvio Vintage 1995. A reconhecida sommelière Cecilia Aldaz, co-proprietária do restaurante ORO, com duas estrelas Michelin no Rio de Janeiro, também marcará presença.

Mas as atividades não param por aqui e, durante os três dias, depois das masterclasses e da degustação dos vinhos, o Torel Palace Lisbon apresentará pocket shows, um momento de encontro entre o vinho e a arte, com os produtores, enólogos e outros artistas convidados. Para o dia 16, terá "Como fazer um lote de vinho do Porto", com Luís Sottomayor, limitado a 20 pessoas, e "Improviso Harmonizado" com Jamie Goode e Daniel Niepoort. Dia 17 conta com a oficina criativa "Como fechar o lote de um vinho alentejano", que nos é trazida por Pedro Baptista, da Fundação Eugénio de Almeida. Esta oficina criativa junta-se a uma sessão de Tango, de Mário Sérgio e Ana Madaíl, da Quinta das Bágeiras, e um concerto de Carlos Agrellos, da Quinta do Noval. Domingo, Rui Mauraus e Francisca Van Zeller protagonizam "Como fazer um chapéu Panamá", além da convidada Adriana Calcanhotto, compositora brasileira que fechará o evento.

Para quem quiser passar por lá, o Torel Palace Lisbon disponibiliza pacotes de estadia que incluem acesso ao "Vinho da Casa", das 15h00 às 22h30. Já os bilhetes "Early Bird", com desconto até 10%, estão disponíveis até 20 de abril. As opções variam entre o bilhete base diário, com provas, jantar volante e pocket shows pelo valor de €195, ou então o bilhete com as masterclasses incluídas, de €345. Para mais informações, pode sempre ver no link vinhodacasa.pt.
Foi na casa onde nasceu que Nacho Manzano abriu um restaurante com três estrelas Michelin
O chef espanhol foi convidado para tomar conta dos restaurantes do hotel Tivoli Kopke, em Vila Nova de Gaia. Cresceu, viveu e trabalha numa pequena aldeia nas Astúrias.
No Al-Sud, a tradição algarvia tem estrela Michelin
É um restaurante com estrela Michelin à beira de um campo de golfe, mas não perde de vista o ancestral receituário algarvio. No Al-Sud, em Lagos, o chef Louis Anjos reinterpreta, com engenho e respeito, os produtos que lhe são oferecidos pela costa e pelo barrocal.
‘Eclipse’: jantares a quatro mãos com estrelas Michelin
Entre maio e novembro, o chef Pedro Pinto vai juntar outros quatro chefs com estrelas Michelin no restaurante Solalua. A proposta? Oito noites onde cada prato é um verdadeiro eclipse celestial.
Marcelo Araújo e Patrícia Berardi tinham o sonho de produzir grandes vinhos no Dão. E fizeram como na Borgonha, aproveitando pequenas diferenças de terroir para conseguir um resultado ora mais estruturado e intenso, ora mais elegante e fresco. Não há nada como ver um sonho realizado.
Durante três dias, o vinho, a gastronomia e a cultura encontram-se na capital. O palacete lisboeta prepara-se para receber a 3.ª edição do Vinho da Casa, um evento que irá juntar alguns dos melhores vinhos e produtores portugueses, chefs estrelados e artistas musicais num ambiente único.
O chef espanhol foi convidado para tomar conta dos restaurantes do hotel Tivoli Kopke, em Vila Nova de Gaia. Cresceu, viveu e trabalha numa pequena aldeia nas Astúrias.
Este mês há vários destaques, desde logo para dois vinhos da mesma região, ambos com história e tradição. No Douro há um novo rosé para estar atento e dois tintos clássicos do Alentejo e Lisboa.